Terapia do limão para melhorar sua saúde hepática

· 14 de junho de 2016
O limão tem efeitos anti-inflamatórios e nos fornece vitaminas e minerais, por isso é muito benéfico para combater o acúmulo de toxinas no fígado e fortalecer nosso sistema imunológico.

A terapia do limão ajuda a a melhorar a saúde do fígado que, por causa de suas amplas responsabilidades, é frequentemente afetado por vírus, substâncias tóxicas e poluentes, má alimentação e, claro, doenças.

Manter uma boa saúde do fígado é fundamental em nossa vida diária. Como resultado podemos desfrutar de um sangue mais limpo, fazer uma melhor digestão e também ter um sistema imunológico mais forte e muito mais saudável.

Como você sabe, o simples fato de manter uma dieta saudável, variada e equilibrada pode fazer muito para o nosso fígado, mas desta vez, recomendamos que você nunca deixe de lado um elemento indispensável: o limão.

Daremos três razões pelas quais este cítrico ajuda a sua saúde hepática.

Limão para cuidar de sua saúde hepáticaLimão para cuidar de sua saúde hepática

1. O limão nutre as carências que o nosso fígado sofre diariamente

Para manter a saúde adequada do fígado precisamos de minerais e vitaminas que permitam que as células do fígado obtenham energia e se protejam contra agentes nocivos que as adoecem ou destroem.

O limão fornece vitamina C, essencial para fortalecer nossas defesas, bem como lutar contra os vírus e bactérias que afetam o fígado.

A terapia do limão baseada quase exclusivamente em beber um copo de água com o suco deste cítrico em jejum, mineraliza os tecidos hepáticos pois fornece um grande número de antioxidantes e vitaminas.

Além disso, o limão atua como um bom anti-inflamatório natural. Graças a isso, podemos continuar a melhorar gradualmente os efeitos ocasionados por um fígado gorduroso.

Recomendamos que você leia: Com esta bebida você poderá limpar o fígado e rejuvenescer

2. O limão purifica o fígado

Limão é um depurador do qual nós não devemos prescindir em nosso dia-a-dia. Ele permite desintoxicar o corpo e combater os radicais livres que atacam nossas células.

Também temos que levar em conta que o consumo regular do suco de limão melhora as funções da vesícula biliar. Dessa forma, vamos favorecer nossa digestão graças à correta segregação da bílis e melhor absorção dos nutrientes.

Com a terapia do limão, menos tóxicos chegarão à corrente sanguínea porque temos um intestino saudável e limpo por onde os nutrientes passam melhor.

3. O limão é um agente alcalino que cuida de nosso fígado

O limão é um dos melhores frutos alcalinos que a natureza nos deu, pois nos permite restaurar o equilíbrio do pH do corpo para nos proteger do ataque de radicais livres e favorecer, por sua vez, tanto a função hepática como a renal.

O fígado é também um órgão essencial na hora de filtrar as toxinas presentes no sangue. Se dia a dia conseguirmos um ambiente mais alcalino, o fígado pode combater isso graças aos antioxidantes e vitamina C.

Terapia do limão para curar o fígado gorduroso

Uma das doenças mais comuns associadas com fígado é a esteatose hepática. Uma condição na qual os ácidos graxos e triglicérides se acumulam em nossas células hepáticas.

O fígado fica inflamado e as digestões começam a ser pesadas.

A esteatose hepática afeta uma grande parte da população, e embora às vezes tenha sua origem em problemas relacionados com o álcool, ter uma dieta pobre também pode trazer-nos esta condição médica.

O limão é uma forma muito adequada de promover a regeneração das células do fígado, reduzindo a inflamação e destruindo os ácidos graxos. Seus antioxidantes e sua vitamina C nos ajudam a reduzir o nível de colesterol, pois melhoramos a digestão.

Dessa forma, a terapia do limão fará com que esta enfermidade benigna possa ser revertida para evitar que resulte em um estado mais sério: a cirrose.

Leia também: Remédio de beterraba e uva passa para limpar o fígado

Como realizar a terapia do limãoLimão para melhorar a saúde hepática

Água morna com suco de limão em jejum

 Ingredientes

  • 1 limão
  • 1 xícara de água (200 ml)

Preparação

Você apenas terá que misturar um copo de água morna com o suco de um limão. É possível, no entanto, que beber o suco de um limão em jejum lhe pareça algo “forte” para o seu organismo.

Trata-se de encontrar aquele ponto em que seu corpo possa aceitar este remédio. Então você pode, por exemplo, incluir o suco de meio limão em vez de um inteiro.

Recomendamos que você leia: Como limpar seu fígado para perder peso

Uma colher de sopa de azeite com algumas gotas de suco de limão

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem (16 g)
  • 1 colher de sopa de limão (10 ml)

Preparação

  • Se você não se sentir bem ao beber suco de limão em jejum, esta colher de azeite de oliva e limão será muito mais fácil de tomar e é igualmente saudável para a sua saúde do seu fígado.
  • Este remédio ajuda a limpar e fortalecer o fígado e a vesícula biliar. Além disso, combate o acúmulo de toxinas e fortalece nosso sistema imunológico: não hesite em experimentar.

 

  • Luzia, D. M. M., & Jorge, N. (2010). Potencial antioxidante de extratos de sementes de limão (Citrus limon). Ciência e Tecnologia de Alimentos. https://doi.org/10.1590/S0101-20612010000200029
  • OLIVEIRA, M., & DORS, G. (2008). ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS VEGETAIS. Alimentos E.