Se você superar o passado, algo bom vai entrar na sua vida

No momento em que percebemos que merecemos o melhor, abrimos espaço para que o bom volte a aparecer.
Se você superar o passado, algo bom vai entrar na sua vida

Última atualização: 19 Novembro, 2021

Virar a página costuma ser um desafio árduo se você acabou de passar por uma decepção, perda ou até mesmo um fracasso. Você se pergunta quando chegará o momento em que vai conseguir superar o passado e parar de relembrar aqueles momentos dolorosos.

Porque você sabe que, mais cedo ou mais tarde, chegará um momento em que você se dará conta de tudo o que merece. Você enfrentará esses pedaços da história e, então, assumirá o que aconteceu. Você vai entender que esses eventos fazem parte da jornada e também envolvem um aprendizado.

Somente quando você se libertar desses fardos as feridas cicatrizarão. Você estará pronto para começar a abraçar o bem que está por vir. Você quer refletir sobre isso? Nós convidamos você a fazer isso conosco.

O que acontece quando conseguimos superar o passado?

Como superar o passado?

O passado nos edifica como pessoas. Talvez, ao fazer um balanço, você perceba que as feridas superam os fatos enriquecedores. Perdas, decepções ou fracassos, sejam emocionais ou no trabalho, costumam ser os eventos que mais nos machucam.

Como lidar com esse sentimento? Quando você pode dizer que realmente conseguiu superar o passado? Oferecemos algumas ideias básicas a seguir.

1. Rancor e ódio desaparecem ao superar o passado

Como desculpar aqueles que nos machucaram expressamente e voluntariamente? Como fazer isso se aquela pessoa se comportou de forma egoísta?

Ficar irritado é aceitável. Sentir raiva e até mesmo frustração também será lógico por um tempo. Você precisará de um período de alívio no qual as lágrimas e o abrigo da solidão o ajudarão a se livrar dessas cargas. No entanto, este será apenas um processo temporário.

  • Aquele que odeia é, no fim, prisioneiro da pessoa que um dia o feriu. É como permanecer apegado a um sofrimento que o agarra e que, ao mesmo tempo, o adoece.
  • O perdão é uma forma de liberação, de deixar para trás o que o impede de seguir em frente.
  • Esse fardo está relacionado com os outros e também consigo mesmo. Porque existem aqueles que se culpam constantemente por estarem errados.
  • Se você admitir o erro, já terá dado o primeiro passo para olhar para o presente, para se preparar para receber o bem que a vida lhe reserva…
Mulher chorando

2. Nostalgia e sofrimento dão lugar a novas emoções

Você pode estar interessado em saber que a palavra ‘nostalgia’ tem suas raízes no grego e envolve a combinação desses dois significados: ‘voltar para casa’ e ‘sofrimento’. Seria, então, uma forma de continuar sofrendo ao relembrar o passado.

  • Ficar preso à nostalgia impede o esquecimento desses eventos. Lembrar-se deles repetidamente o cega para a realidade mais imediata.
  • Não importa se essa experiência em particular foi feliz ou triste. A saudade também o torna um ‘prisioneiro’ daquele momento.
  • Em vez disso, se você viver esses estágios iniciais com gratidão, poderá aprender e “deixar ir’.
  • Em vez de se ancorar ao que você era, observe a pessoa que você é agora.

Não deixe de ler: Perdoe, solte e feche o passado

Quando, finalmente, houver espaço para o bem

Como fazer o que há de bom aparecer na sua estrada? Talvez o trem tenha passado ou não haja uma segunda chance. No entanto, se for possível mudar a sua atitude, faça o seguinte:

  • Fique atento a tudo o que você merece. Reconheça que a felicidade também é para você.
  • Analise o passado sem dor, sem ódio ou ressentimento. Permanecer preso a essas emoções é apenas uma corda que o amarra ao desconforto.
  • Com essa postura você abrirá as portas para novas experiências, e muitas delas trarão sensações positivas e agradáveis.
  • Ousar viver de novo requer ser corajoso e fazer algumas variações na perspectiva que você assume.

Como você continuará a sua jornada? Você vai apostar nas surpresas do presente? À sua frente, há uma bela história a construir. Nela, você tem as rédeas. Você se anima a começar?

Mulheres andando de balão

Pode interessar a você...
Feridas do passado: não as deixe avançar e supere-as
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Feridas do passado: não as deixe avançar e supere-as

Tente controlar suas emoções e não permita que uma lembrança de dor se apodere de você e sua felicidade. Saiba como lidar com as feridas do passado...