Suco de aipo na dieta: benefícios e contraindicações

7 de julho de 2019
O aipo é muito rico em oxolatos, por isso não devemos abusar de sua ingestão em grandes quantidades, especialmente se tivermos inflamação ou outras condições na bexiga

Você já usou suco de aipo na sua dieta? Tem certeza de que esta é a melhor maneira de consumi-lo? Neste artigo falaremos mais sobre as propriedades, benefícios e contraindicações do suco desse vegetal.

O aipo é uma planta que pertence à família Apiaceae. Seu nome científico é Apium graveolens. As propriedades curativas desta planta são conhecidas desde tempos imemoriais, de fato, Carlos Magno emitiu uma ordem na qual dizia que certas ervas e plantas, incluindo o ” apium “, fossem cultivadas em seus campos.

Principais propriedades do aipo

O aipo é um dos vegetais ideais para os nossos rins, estimulando esses órgãos para eliminar os resíduos que o corpo não precisa. Desta forma, também ajuda a eliminar a retenção de líquidos e celulite.

É ainda capaz de diluir o ácido úrico que afeta as articulações, agindo como um anti-inflamatório. Por isso, é conhecido como o alimento ideal na dieta para reumatismo e gota.

Aipo cortado

Benefícios do suco de aipo

1. Grande depurativo

Devido ao seu teor de potássio, o aipo é ideal para estimular a produção de urina e ajudar o corpo a evitar a retenção de líquidos. Também ajuda a eliminar toxinas. O suco de aipo é ideal neste sentido, especialmente quando tomado com o estômago vazio.

2. Laxante natural

Ajuda a aliviar a prisão de ventre de forma completamente natural, especialmente quando ocorre de maneira pontual, como resultado de nervosismo ou estresse. Este efeito é devido ao seu alto teor de fibra dietética.

3. O suco de aipo facilita a digestão

Graças ao seu conteúdo mineral, ajuda a neutralizar a azia, ajudando em caso de úlcera de estômago e indigestão.

Suco de aipo neutraliza azia

4. Ajuda a eliminar pedras nos rins e na vesícula

A planta possui antiespasmódicos, que eliminarão as toxinas que podem contribuir para a formação de pedras nos rins. O suco de aipo também ajuda a eliminar pedras nos rins, aumentando o volume de urina, o que facilita o processo de remoção de pedras.

Leia também: Como preparar o aipo para combater a constipação

Quão bom é consumir suco de aipo para a dieta?

Há muitas pessoas que afirmam que o suco de aipo na dieta é quase milagroso. Além disso, artistas como Gwyneth Paltrow publicaram histórias sobre “suas poderosas propriedades curativas”. No entanto, é realmente benéfico? Não é de surpreender que qualquer coisa mencionada por uma pessoa influente com muitos seguidores chame muita atenção.

O aipo certamente tem benefícios para a saúde. Foram encontrados no aipo alguns flavonoides benéficos que poderiam estar relacionados com a redução da inflamação no cérebro ou com o deterioramento da memória relacionada à idade.

O aipo também fornece uma boa dose de fibra, assim como as vitaminas C e K e o potássio, além de ser um lanche muito baixo em calorias. Um caule de 12 centímetros tem apenas três calorias. Uma xícara de aipo picado contém apenas 20 calorias. No entanto, isso pode mudar se você o transformar em suco.

Quando concentramos um vegetal ou uma fruta, fica mais rico em açúcares, carboidratos e calorias. Uma xícara de suco de aipo contém 42 calorias. Por isso, é muito melhor que você consuma o aipo como um lanche. É crocante, baixo em calorias e vai te satisfazer. Na verdade, geralmente é recomendado para pessoas que estão tentando perder peso.

Suco de aipo

Para considerar ao optar pelo suco de aipo…

Beber suco de aipo pode ser benéfico para a saúde, mas deve ser enfatizado que provavelmente não é uma cura milagrosa. Recomenda-se consumir aipo como parte de uma dieta equilibrada e inclusiva. No entanto, deve-se ter cuidado com as tendências alimentares respaldadas por celebridades.

Em geral, só porque uma celebridade promove um alimento ou bebida por alguma razão particular, não significa que ela tenha o respaldo da ciência. Você tem que saber que não há alimento ou bebida mágica que possa transformar totalmente sua saúde ou curar uma doença.

Contraindicações do aipo

  • O aipo é muito rico em oxalatos, por isso não devemos abusar do seu consumo em quantidades elevadas, especialmente se sofrermos de inflamação ou outras condições da bexiga. Além disso, devemos ter em mente que esta substância dificulta a absorção de cálcio.
  • Por outro lado, dado seu efeito emenagogo e seu teor de apiina (composto químico que também é encontrado na salsa e no alho), o consumo de aipo por gestantes não é recomendado, pois em grandes quantidades pode ser abortivo.
  • Por fim, se for utilizado como diurético, é aconselhável aumentar a dose de potássio (bananas, vegetais, etc.), uma vez que os diuréticos podem esgotar estes minerais do nosso corpo.

Antes de ir, leia: Por que não se deve consumir aipo na gravidez?

Para concluir, não há dúvida de que o aipo é bom para melhorar nossa saúde. No entanto, não devemos acreditar que o suco de aipo é uma poção mágica que facilmente nos ajudará a perder os quilos extras.

  • Fundación Española de la Nutrición. El apio – Verduras y hortalizas. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/apio.pdf
  • Caballero-Gutiérrez Lidia, Gonzáles Gustavo F. Alimentos con efecto anti-inflamatorio. Acta méd. peruana  [Internet]. 2016  Enero;  33( 1 ): 50-64. Disponible en: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1728-59172016000100009&lng=es.
  • Yuan, Linhong, Liu, Jinmeng, Zhen, Jie, Xu, Yao, Chen, Shuying, Halm-Lutterodt, Nicholas Van, & Xiao, Rong. (2017). Vegetable and fruit juice enhances antioxidant capacity and regulates antioxidant gene expression in rat liver, brain and colon. Genetics and Molecular Biology, 40(1), 134-141. Epub March 20, 2017.https://dx.doi.org/10.1590/1678-4685-gmb-2016-0159
  • Al-Asmari AK, Athar MT, Kadasah SG. An Updated Phytopharmacological Review on Medicinal Plant of Arab Region: Apium graveolens Linn. Pharmacogn Rev. 2017;11(21):13–18. doi:10.4103/phrev.phrev_35_16