"Ssam" o prato coreano que você deve experimentar
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
O Ssam tornou-se o lanche da moda. É uma elaboração que consiste em rolinhos de alface recheados com arroz, carne grelhada e um molho especial. Sua origem é coreana, mas aos poucos foi se espalhando para outras partes devido às suas excepcionais características organolépticas.
Continue lendo porque vamos te ensinar a preparar este delicioso prato!
Receita de Ssam
Ssam é uma preparação simples, mas fornece nutrientes essenciais de alta qualidade, por isso vale a pena fazer e experimentar.
Antes de começar, é importante observar que uma alimentação equilibrada e variada deve ser considerada para manter uma boa saúde ao longo dos anos. Evitar um déficit de nutrientes será decisivo. Caso contrário, o organismo pode experimentar ineficiências nos processos fisiológicos que ocorrem diariamente no ambiente interno.
Ingredientes
Se você quiser preparar um ssam, precisará preparar várias coisas. Vamos começar listando os produtos:
- 500 gramas de carne ou carne vegetal
- Alface
- 200 gramas de arroz
Para fazer o molho para a marinar, você precisará de:
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 3 colheres de água
- 1 colher de açúcar mascavo
- 1 colher de mel
- 1 colher de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de sementes de gergelim
- 4 dentes de alho, picados
- 1/2 colher de chá de pimenta preta moída
- 1/4 fatias de abacaxi
Para o molho que cobre a carne você precisa:
- 70 gramas de pasta de soja fermentada ( Missô )
- 40 gramas de pasta de pimentão fermentada
- Cebolinha
- 50 gramas de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de chá de mel
- 2 colheres de chá de sementes de gergelim
- 2 colheres de chá de óleo de gergelim
Passo a passo
- Primeiro, faça o molho para marinar. Para fazer isso, misture todos os ingredientes mencionados.
- Em seguida, congele a carne para poder cortá-la em pedaços bem finos.
- Depois, deixe marinar por meia hora na geladeira. É importante mencionar que o abacaxi é um ingrediente opcional e que, se não for adicionado, a marinada poderá ser mantida por mais tempo.
- Quando esta etapa estiver pronta, prepare o molho triturando novamente todos os ingredientes mencionados.
- Grelhe a carne e cozinhe o arroz branco de acordo com as instruções do pacote.
- Resta apenas separar as folhas de alface e lavá-las.
- Para montar o prato, prepare rolinhos com as folhas de alface e o recheio.
Benefícios do “ssam”
Ssam é um prato que pode trazer certos benefícios à saúde se incluído no contexto de uma dieta variada. É importante notar que ele fornece a proteína da mais alta qualidade.
Eles contêm todos os aminoácidos essenciais em seu interior e têm uma boa pontuação em termos de digestibilidade. Eles são necessários para evitar o desenvolvimento de patologias que afetam a massa magra a médio prazo, como é o caso da sarcopenia. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na Nutrition Research.
Por outro lado, o ssam tem muita fibra, proveniente do arroz e da alface. Este elemento contribui para melhorar a saúde do sistema digestivo. De acordo com um estudo publicado na revista Nature Reviews, consegue reduzir a incidência de constipação, melhorando assim os movimentos intestinais. Além disso, pode impactar positivamente na densidade da microbiota, aumentando o número de bactérias.
“Ssam”, um delicioso e nutritivo lanche coreano
Como você viu, o ssam é um lanche fácil de fazer que consegue fornecer uma boa quantidade de nutrientes essenciais. É preparado com ingredientes frescos. Lembre-se que é possível substituir a carne por carne vegetal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Naseeb, M. A., & Volpe, S. L. (2017). Protein and exercise in the prevention of sarcopenia and aging. Nutrition research (New York, N.Y.), 40, 1–20. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2017.01.001
- Gill, S. K., Rossi, M., Bajka, B., & Whelan, K. (2021). Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology, 18(2), 101–116. https://doi.org/10.1038/s41575-020-00375-4
- Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients, 10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.