Qual é o significado dos sonhos eróticos?

30 Outubro, 2020
Os sonhos eróticos não devem necessariamente ser interpretados com um caráter sexual. Às vezes eles têm a ver com o tipo de conexão que existe com a outra pessoa. Saiba mais sobre isso a seguir.

Todos nós já tivemos sonhos eróticos em algum momento da vida. Portanto, vale a pena perguntar: qual é o significado dos sonhos eróticos? Convidamos você a resolver esta questão conosco.

Os sonhos eróticos são mais comuns do que pensamos. Não importa se estamos em um relacionamento aberto, monogâmico, ou se somos solteiros. Infelizmente, tudo que tem a ver com a sexualidade está cercado de mitos. Por esse motivo, é necessário investigar qual é o verdadeiro significado dos sonhos eróticos.

Alguns sonhos eróticos podem até terminar em orgasmos, mas a maioria das pessoas acorda assustada e se pergunta o que aconteceu. Esse sonho significa que realmente queremos fazer sexo com a pessoa que vem à nossa mente enquanto dormimos? A resposta é não!

O verdadeiro significado dos sonhos eróticos

Existe uma maneira de conhecer o significado dos sonhos eróticos, e Hilda Burke, escritora do livro The Phone Addiction Workbook, revela isso em seus trabalhos. A autora expõe os sonhos mais comuns e a verdadeira interpretação dos mesmos. Assim, Hilda menciona:

“Você sonha com trabalho, férias ou experiências passadas, mas nem sempre é agradável ter sonhos relacionados ao sexo. Pode ser alguém com quem você nunca teve a fantasia de dormir”.

Você pode se interessar: O prazer que experimentamos entre os sonhos eróticos

Como esse fenômeno pode ser entendido? Burke comenta que o significado dos sonhos eróticos pode estar associado à maneira como ocorre a conexão com outra pessoa, e essa conexão não precisa ter um cunho sexual. A seguir, ela explica alguns dos sonhos eróticos mais comuns:

Os sonhos eróticos mais comuns

Estes são os sonhos que muitas pessoas relatam ter experimentado enquanto dormiam:

Sexo com o chefe

Sonhos eróticos com o chefe
Ter um sonho erótico com o chefe nem sempre indica que você o deseja. Às vezes, pode ser uma forma de expressão de admiração por ele.

Esse é um dos sonhos mais comuns, e a psicoterapeuta Burke diz que não se trata apenas de querer ir para a cama com o chefe. Ela explica:

“Na vida real, você pode querer muito uma promoção, e esse sonho pode indicar o que você está disposto a fazer para chegar onde quiser. O chefe pode simbolizar que você está mentalmente preparado para viver coisas novas ”.

Sonhar com o chefe também pode expressar as qualidades vistas nele e o quanto ele é admirado.

Com uma pessoa do passado

Se no final do dia você se sentir exausto, adormecer e sonhar que dormiu com alguém do passado, com quem provavelmente nem tinha nada, isso pode representar algo mais oculto. A autora diz:

“Pense no que essa pessoa representa para você; talvez você veja nela alguma qualidade que também faz parte de você.”

Se você perceber que esse é claramente um amor antigo que você ainda não consegue tirar do seu coração, pode valer a pena fazer terapia para resolver essa situação e trabalhar para esquecer seu ex de uma vez por todas.

Sexo com uma celebridade

Esses sonhos são os que carregam mais simbologia, uma vez que não conhecemos essas pessoas, nem temos ideias a respeito de como é a sua personalidade, exceto pelo que vemos na mídia.

Portanto, Burke afirma:

“Muitos de nós têm uma imagem, que pode ou não ser verdadeira, das celebridades, e devemos pensar no que ela nos transmite ou no que mais apreciamos nessas figuras”.

Descubra também: 15 curiosidades sobre os sonhos que você precisa conhecer

Com alguém que não seja o seu parceiro

Sonhos sexuais
Os sonhos eróticos com uma pessoa que não seja o parceiro não indicam necessariamente uma infidelidade. É importante que você esclareça qual é o significado dessa pessoa na sua vida.

Esse é um dos sonhos que mais preocupam as pessoas, porque elas pensam que, no fundo, podem querer ser infiéis. No entanto, a verdade é que não tem nada a ver com isso, embora valha a pena esclarecer o que pode ser considerado infidelidade.

A autora enfatiza que não há necessidade de sentir angústia, pois trata-se apenas de desejo sexual, mas não faz parte da realidade. “Se ele é uma pessoa de quem você nem gosta, você deve se perguntar o que essa pessoa significa para você.”

É bom pensar no que essa pessoa significa para você, que ideia está associada a ela e, assim, determinar por que você tem esse tipo de sonho. Não é saudável destruir o relacionamento por um motivo tão bobo.

Com alguém do mesmo sexo

Se você pensa, por exemplo, que sua orientação é heterossexual, mas sonha que dorme com alguém do mesmo sexo, faça duas perguntas a si mesmo: essa pessoa o atrai? Com ​​que símbolo ou imagem você a associa? Burke observa:

“Se você sonha que dorme com alguém do mesmo sexo, como o seu chefe, pergunte a si mesmo se ele o atrai e, se não, então você verá que ele é bem-sucedido, inteligente, independente, e que você deseja se conectar com essas qualidades”.

Sexo com o seu melhor amigo

Esse sonho, além de comum, costuma ser um dos mais desagradáveis. A psicoterapeuta aconselha se perguntar o que esse amigo tem que foi secretamente desejado, quais qualidades ele possui.

Como a autora ressalta, às vezes podemos ser atraídos por pessoas que possuem qualidades que gostaríamos de ter ou que admiramos. Portanto, os sonhos eróticos não devem ser interpretados literalmente, pois eles sempre escondem algo mais.

  • Schredl, M., Desch, S., Röming, F., & Spachmann, A. (2009). Erotic dreams and their relationship to waking-life sexuality. Sexologies18(1), 38–43. https://doi.org/10.1016/j.sexol.2008.05.001
  • Baumeister, R. F. (2004, May). Gender and erotic plasticity: Sociocultural influences on the sex drive. Sexual and Relationship Therapy. https://doi.org/10.1080/14681990410001691343
  • Green, A. I. (2008). The social organization of desire: The sexual fields approach. Sociological Theory26(1), 25–50. https://doi.org/10.1111/j.1467-9558.2008.00317.x