Siga estes passos para fazer os muffins de aveia e banana perfeitos

Ensinaremos a preparar alguns muffins nutritivos de aveia e banana para desfrutar no café da manhã ou como um lanche da tarde.
Siga estes passos para fazer os muffins de aveia e banana perfeitos

Última atualização: 19 abril, 2022

Os muffins de aveia e banana são fáceis de preparar e são uma opção saudável para o café da manhã e lanches, principalmente para pessoas que praticam esportes. Eles fornecem uma boa quantidade de carboidratos complexos, elementos que são usados como substrato energético para esforços máximos.

É importante notar que a aveia é um dos melhores cereais que podem ser incluídos na dieta. Tem um baixo nível de processamento, bem como uma concentração significativa de fibra. Portanto, não afeta a glicose no sangue de forma tão agressiva quanto o trigo e seus derivados.

Ingredientes para muffins de aveia e banana

Para fazer muffins de aveia e banana para 6 pessoas, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 250 gramas de flocos de aveia.
  • 2 bananas maduras.
  • 2 iogurtes naturais adoçados ( podem ser de origem vegetal)
  • Dois ovos.
  • 1 colher de sobremesa de fermento químico.
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó.
Preparar muffins de aveia e banana é muito mais fácil do que você imagina.

Passo a passo

  1. Use um processador de alimentos de alta potência para processar os flocos de aveia até ter uma farinha fina como resultado final. Reserve uma colher de sopa de flocos inteiros em uma tigela para adicionar no final.
  2. Em seguida, descasque as bananas e aperte até obter um purê. Você pode usar um mixer de mão ou um garfo, mas é importante que a textura seja lisa e que não haja grumos.
  3. Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius.
  4. Misture a aveia, o fermento químico, o purê de banana, os iogurtes, os ovos batidos e a canela em uma tigela com batedeira e despeje o resultado em formas individuais forradas com papel manteiga.
  5. Coloque os moldes em uma assadeira e cozinhe entre 15 e 20 minutos a 180 graus Celsius, até que a parte superior adquira uma cor dourada.
  6. Para finalizar, retire os muffins e deixe-os esfriar. Você pode polvilhar flocos de aveia por cima para finalizar, antes de consumir.

Possíveis variações

É possível introduzir alguns ingredientes como nozes picadas ou coco em pó para melhorar o resultado final, tanto a nível organoléptico como nutricional. As nozes devem ser esmagadas, mas não muito finas, e colocadas na massa do muffin, enquanto o coco será polvilhado por cima no final.

Benefícios dos muffins de aveia e banana

A banana contribui para um cérebro ativo.
Tanto a banana quanto a aveia fornecem nutrientes essenciais ao corpo.

Descubra os benefícios para a saúde de comer muffins de aveia e banana. Lembre-se de que para experimentá-los será necessário incluir esta receita no contexto de uma dieta equilibrada e variada. Desta forma, evitam-se deficiências de nutrientes essenciais que podem condicionar o funcionamento do organismo.

Melhoram o trânsito intestinal

Os muffins de aveia e banana são uma fonte de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. Essa substância é fundamental para melhorar o funcionamento do trato digestivo, pois adere ao bolo fecal e aumenta seu volume.

Esse efeito aumenta a estimulação dos mecanorreceptores, resultando em movimentos peristálticos mais intensos. Desta forma, a constipação será reduzida, de acordo com um estudo publicado na Nature Reviews.

Por outro lado, há uma porção da fibra que tem a capacidade de fermentar a nível intestinal e serve como substrato energético para as bactérias que compõem a microbiota. Esta é a fibra solúvel, representada nesta receita pelos beta-glucanos. Estes provaram ser decisivos para aumentar a densidade de microrganismos.

Ajudam a controlar a pressão arterial

A fibra é decisiva na redução do risco cardiovascular, melhorando alguns dos parâmetros fisiológicos a nível circulatório. O potássio nas bananas também tem um efeito positivo nesse nível, especialmente quando se trata de modular a pressão arterial.

Dessa forma, a inclusão regular de muffins de aveia e banana na dieta poderia ajudar a reduzir a incidência de acidentes cardiovasculares. Claro, será fundamental aliar esse hábito alimentar a outras boas rotinas, como a prática de exercícios físicos.

Fornecem energia de qualidade

Os muffins de aveia e banana são uma fonte de energia. Eles contêm uma grande quantidade de carboidratos complexos em seu interior, elementos que funcionam como substrato para a realização de atividades intensas. Por isso, são especialmente recomendados para atletas.

É importante garantir a ingestão de açúcares complexos no regime de atletas de força e potência. Embora as pessoas que praticam esportes de resistência possam se beneficiar de uma dieta pobre em carboidratos em determinados momentos, essa estratégia não é ideal para atletas de força, pois o desempenho seria afetado negativamente.

Prepare muffins de aveia e banana da maneira mais fácil

Como você viu, é fácil preparar deliciosos muffins de aveia e banana em casa. Poucos ingredientes são necessários e o tempo de preparo não é excessivo, portanto, um excelente resultado será alcançado com pouco esforço.

Esses alimentos são uma boa opção para comer de manhã ou como lanche. Eles são recomendados até mesmo antes de uma sessão de exercícios.

Por fim, não esqueça que uma boa alimentação deve ser aliada a outros hábitos saudáveis para garantir um correto estado de saúde a médio prazo. Entre estes últimos, está a exposição à luz solar.

Os raios ultravioletas estimulam a síntese endógena de vitamina D, nutriente deficiente em grande parte da população e com importância significativa no organismo.

This might interest you...
2 formas fáceis de fazer bolo de cenoura
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
2 formas fáceis de fazer bolo de cenoura

Você costuma fazer bolo de cenoura na sua casa? Se você quiser uma receita fácil, rápida e deliciosa, não deixe de experimentar a que compartilhamo...



  • Vriesman, M. H., Koppen, I., Camilleri, M., Di Lorenzo, C., & Benninga, M. A. (2020). Management of functional constipation in children and adults. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology17(1), 21–39. https://doi.org/10.1038/s41575-019-0222-y
  • Jayachandran, M., Chen, J., Chung, S., & Xu, B. (2018). A critical review on the impacts of β-glucans on gut microbiota and human health. The Journal of nutritional biochemistry61, 101–110. https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2018.06.010