Quais são as principais causas das dores nos seios?

19 Março, 2019
Existem muitos fatores que podem influenciar a dor nos seios experimentadas por algumas mulheres. Conheça mais sobre o assunto aqui.
 

Existem muitos fatores que podem influenciar a dor nos seios experimentadas por algumas mulheres.

Estes mal-estares são muito comuns, principalmente durante os dias anteriores à menstruação.

Dentre os fatores que podem desencadear este tipo de incômodo na grande maioria das mulheres encontram-se: a mastite, os cistos nas mamas, os fibromas e a alimentação.

A mastite pode causar a dor nos seios

É a inflamação da mama. Origina-se principalmente pela obstrução dos condutores de leite. Pode acontecer também devido à infecção na mama.

Conheça: 6 tratamentos de origem natural para aliviar a mastite

Cistos nas mamas

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Este é um dos problemas benignos mais comuns que ocorrem nos seios. Segundo um especialista, os cistos são pequenas bolinhas de água que aparecem como consequência de processos hormonais.

Fibromas

Os tumores e os cistos não são iguais. Basicamente, um tumor é quando as células começam a crescer de forma indiscriminada, formando um tecido “extra”. Por outro lado, os fibromas são duros, rígidos e crescem rapidamente.

A alimentação

Existem certos alimentos que ajudam a estimular a dor nessa área específica do corpo feminino, geralmente causada pelo alto conteúdo em gorduras, sal ou cafeína, razão pela qual é muito importante reduzir o consumo, principalmente durante o período menstrual e pré-menstrual, dos alimentos que mostraremos a seguir:

 

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  • Chocolate
  • Nozes
  • Amendoim
  • Amêndoas
  • Bebidas com cafeína, taurina e nicotina.
  • O café preto, pelo seu alto conteúdo de cafeína.
  • Refrigerantes
  • O chá preto/verde

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NOTA: Devemos esclarecer que isso não significa que estes alimentos sempre provoquem dor nos seios, mas, durante o período menstrual, podem causá-las.

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  • Fast food
  • Pipocas de milho e amendoins com sal, batatas fritas com sal
  • Molhos engarrafados
  • Manteiga
  • Chantili
  • Gordura de porco
  • Embutidos com alto conteúdo de sal, como as salsichas
  • Leite integral

Se apesar de reduzir o consumo destes alimentos a dor continuar, recomendamos que procure um médico especializado e faça pelo menos a cada mês o autoexame das mamas.

 
  • Clínica Mayo. (s.f.). Dolor en las mamas. Recuperado el 20 de marzo de 2020 de https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/breast-pain/symptoms-causes/syc-20350423
  • Harvard Health Publishing. (March, 2014). Breast pain: Not just a premenopausal complaint.
    Retrieved on March 20, 2020 from https://www.health.harvard.edu/pain/breast-pain-not-just-a-premenopausal-complaint
  • Eren T, Aslan A, Ozemir IA, et al. Factors Effecting Mastalgia. Breast Care (Basel). 2016;11(3):188–193. doi:10.1159/000444359