Quais são as principais causas das dores nos seios?

Existem muitos fatores que podem influenciar a dor nos seios experimentadas por algumas mulheres.
Estes mal-estares são muito comuns, principalmente durante os dias anteriores à menstruação.
Dentre os fatores que podem desencadear este tipo de incômodo na grande maioria das mulheres encontram-se: a mastite, os cistos nas mamas, os fibromas e a alimentação.
A mastite pode causar a dor nos seios
É a inflamação da mama. Origina-se principalmente pela obstrução dos condutores de leite. Pode acontecer também devido à infecção na mama.
Conheça: 6 tratamentos de origem natural para aliviar a mastite
Cistos nas mamas
Este é um dos problemas benignos mais comuns que ocorrem nos seios. Segundo um especialista, os cistos são pequenas bolinhas de água que aparecem como consequência de processos hormonais.
Fibromas
Os tumores e os cistos não são iguais. Basicamente, um tumor é quando as células começam a crescer de forma indiscriminada, formando um tecido “extra”. Por outro lado, os fibromas são duros, rígidos e crescem rapidamente.
A alimentação
Existem certos alimentos que ajudam a estimular a dor nessa área específica do corpo feminino, geralmente causada pelo alto conteúdo em gorduras, sal ou cafeína, razão pela qual é muito importante reduzir o consumo, principalmente durante o período menstrual e pré-menstrual, dos alimentos que mostraremos a seguir:
- Chocolate
- Nozes
- Amendoim
- Amêndoas
- Bebidas com cafeína, taurina e nicotina.
- O café preto, pelo seu alto conteúdo de cafeína.
- Refrigerantes
- O chá preto/verde
Leia também: Refrigerante: um verdadeiro risco à saúde
NOTA: Devemos esclarecer que isso não significa que estes alimentos sempre provoquem dor nos seios, mas, durante o período menstrual, podem causá-las.
- Fast food
- Pipocas de milho e amendoins com sal, batatas fritas com sal
- Molhos engarrafados
- Manteiga
- Chantili
- Gordura de porco
- Embutidos com alto conteúdo de sal, como as salsichas
- Leite integral
Se apesar de reduzir o consumo destes alimentos a dor continuar, recomendamos que procure um médico especializado e faça pelo menos a cada mês o autoexame das mamas.
Pode interessar a você...