7 sinais de alarme dos fibromas

22 de julho de 2017
Ainda que os fibromas não tenham porque ser perigosos, é conveniente procurar um ginecologista se apresentarmos algum dos sintomas, para que ele faça um exame pormenorizado.

Os fibromas são crescimentos que se desenvolvem dentro do útero, principalmente, ainda que também possam existir fora. Costumam ser benignos e em sua maioria não se associam com um aumento na probabilidade de câncer.

Porém, se os fibromas crescerem muito rápido devem ser monitorados pelo ginecologista. Existem diversos sinais de alarme dos fibromas que indicarão fazer um check-up médico.

O que são os fibromas?

Os fibromas se desenvolvem quando uma célula do útero cresce sem controle e forma uma massa sólida. Estes podem ser tão pequenos que nem se quer se poderia perceber à olho nu e raramente causam incômodos.

O problema vem daqueles que crescem o suficiente para distorcer e esticar o útero em direção à caixa torácica. Estes costumam causar mal-estar que vai se intensificando com o passar do tempo.

Os sinais de alerta dos fibromas costumam aparecer principalmente quando:

  • Vários fibromas se desenvolveram em seu organismo.
  • Os fibromas estão localizados em regiões muito sensíveis.

Assim, quanto maior for essa massa, mais intensos serão os sintomas.

A seguir, contaremos sobre alguns sinais de alerta dos fibromas que você deve considerar:

1. Problemas na bexiga

Mulher com vontades de urinar por causa de fibromas

O primeiro dos sinais de alerta dos fibromas nem sempre está associado com este problema.

Porém, quando os fibromas se localizam na parede exterior do útero, próximos da bexiga, podem pressioná-la e causar perda de volume da mesma.

O sintoma mais frequente é a vontade de urinar com mais regularidade do que o normal. O fibroma inclusive pode nos impedir de urinar, ainda que a bexiga esteja cheia, o que é incômodo e perigoso.

Se você notar que tem ido ao banheiro com mais frequência do que o normal, mas que não consegue esvaziar a bexiga, então faça um check-up.

Leia também: Saiba o que você deve evitar se tem uma bexiga hiperativa

2. Pressão retal

Da mesma forma que os fibromas podem pressionar a bexiga, também acontece com a parte posterior. Neste caso, a pressão é sentida sobre o reto e causa uma sensação de sempre ter o estômago cheio.

Esta pressão também causa dificuldades para que os alimentos passem, para evacuar corretamente e é possível que cause o desenvolvimento de hemorroidas.

Ainda que outras condições também possam causar sintomas similares, sempre é uma boa ideia visitar um ginecologista se há antecedentes de fibromas em sua família.

3. Mal-estar ou dor pélvica

Mulher com cólicos por fibromas

É muito usual que os fibromas com grande tamanho causem uma sensação de mal-estar e dor na região pélvica.

  • Para algumas mulheres isso é incômodo e notório, principalmente quando se abaixam ou deitam.
  • Porém, em outras se apresenta o sintoma como uma sensação de estômago cheio e pesado.
  • Uma minoria de mulheres pode chegar a sentir uma dor aguda e grave na região pélvica.

Isso acontece porque o fibroma se degenera, o que pode se estender de duas semanas a um mês.

Ainda, os subprodutos dos fibromas podem infectar a corrente sanguínea e os tecidos locais, causando febre.

4. Dor nas costas

A dor nas costas é outro dos sintomas de alerta dos fibromas.

Quando o fibroma se encontra na parede posterior externa do útero, pressiona-se contra os nervos da coluna vertebral e os músculos das costas.

O anterior pode causar problemas severos nas costas que limitarão as atividades diárias. Além disso, por sua localização, esse sintoma pode aparecer junto com os mencionados anteriormente.

5. Dor ao ter relações sexuais

Mulher dolorida por fibromas

Este sintoma pode aparecer em algumas mulheres e vai depender do tamanho e da localização do fibroma.

Percebe-se quando nas relações sexuais acontece incômodo e dor que pode se intensificar ao praticar certas posições ou em certos momentos do mês.

O mais importante é que você mantenha a boa comunicação com seu parceiro para que saiba que o problema não é com ele.

6. Sangramento menstrual abundante

Um dos sinais de alerta mais conhecidos dos fibromas é, justamente, o sangramento menstrual abundante. Causa um grande incômodo devido ao fato de que em pouco tempo o fluxo menstrual é muito intenso.

O problema é que estes sangramentos, além de abundantes, são dolorosos. Pode causar câimbras ou dores profundas difíceis de eliminar.

Note se se seu sangramento menstrual aumenta em quantidade ou dor e procure imediatamente o seu médico.

Isso se deve ao fato de que as mulheres que sofrem de menstruações abundantes são propensas a desenvolver anemiao que fará com que se sintam cansadas, fracas e com dor de cabeça.

Visite também o artigo: 6 remédios caseiros para combater as câimbras noturnas

7. Períodos menstruais longos ou manchas entre períodos

Assim como o sangramento abundante, os fibromas podem não só interferir na abundância como também no tempo.

Desta forma podem causar períodos de mais de sete dias ou manchas de sangue entre os períodos menstruais. Este sintoma também pode vir acompanhado de câimbras e muita dor.

Todos estes sintomas são potenciais sinais de alerta dos fibromas e é preciso prestar atenção neles para evitar que compliquem sua vida diária.

O ideal é visitar seu ginecologista pelo menos uma vez por ano. Porém, se você apresentar algum sintoma, procure-o nesse momento.

 

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com

Recomendados para você