Água de abacaxi: conheça os benefícios
Todos nós conhecemos os grandes benefícios desta fruta deliciosa e saudável que é o abacaxi. Assim sendo, se você gostar da fruta e ainda não experimentou a água de abacaxi, não pode deixar de ler este artigo.
A água de abacaxi não possui nada de açúcar e é rica em componentes essenciais. Além disso, é uma opção excelente para nos mantermos hidratados, combater a inflamação, estimular e proteger o fígado, entre muitos outros benefícios.
Em suma, é fácil de preparar e tão deliciosa que você não terá nenhuma dificuldade em tomá-la. Não deixe de conhecer as propriedades e receitas que compartilharemos a seguir.
Benefícios de beber água de abacaxi com o estômago vazio
Em nosso espaço, já recomendamos diferentes tratamentos para depurar o organismo e fortalecer o sistema imunológico, como, por exemplo:
- Beber um copo de água morna com limão pelas manhãs
- Um alho em jejum
- Uma colher de azeite de oliva com algumas gotas de suco de limão
- Um copo de água com uma colherzinha de bicarbonato de sódio e um pouco de suco de limão
- Um copo de água com mel em jejum
Bom, uma coisa que devemos saber é que: cada pessoa irá se adaptar melhor a um tratamento ou a outro. Nem todos os organismos são iguais, e certamente você também tem a sua opção preferida: aquela que oferece o melhor resultado para você e o seu caso.
Beber água de abacaxi é uma forma muito boa, por exemplo, de complementar os dois litros de água que devemos consumir todos os dias.
Por ser leve, sem açúcar e por seu sabor ligeiramente ácido, ela é muito mais agradável e cai muito bem para todo tipo de estômago, inclusive os mais delicados e sensíveis.
Por isso, veremos a seguir quais são os principais benefícios da água de abacaxi.
Reduz a inflamação
- Como você já sabe, o abacaxi contém uma enzima muito interessante chamada bromelina. A sua principal função é a de combater a inflamação; Bem como a de ajudar a destruir as toxinas que atacam nossos tecidos e que ativam a dor, os edemas e a retenção de líquidos.
- Se bebermos água de abacaxi com regularidade, nosso corpo certamente irá notar. Ela é muito útil, por exemplo, se sofrermos de artrite.
- Você pode estar se perguntando por que recomendamos beber água de abacaxi com o estômago vazio. Bom, a nossa indicação é de que você comece o dia com um copo de água em jejum; pois assim o estômago absorve melhor os seus nutrientes e suas propriedades.
- Logo depois de ter comido, dificultamos a sua ação depurativa e anti-inflamatória ao misturá-la com outros nutrientes. Portanto, não hesite em tomar o primeiro copo sempre em jejum.
Um bom complemento para perder peso
Primeiramente, saiba que a água de abacaxi, sozinha, não irá fazer com que você perca peso. É necessário manter uma dieta variada e equilibrada para conseguir isso.
Somente nestes casos você poderá se beneficiar dos seguintes aspectos:
- Maior saciedade
- Redução do desejo por doces
- A tiamina presente na água de abacaxi permitirá acelerar o metabolismo do corpo através da conversão dos carboidratos em energia
- Hidrata o organismo
- Proporciona micronutrientes importantes que a água, sozinha, não oferece. Por isso, é uma boa ideia levar na bolsa todos os dias uma garrafinha com água de abacaxi.
- Evita câimbras e outros problemas associados ao cansaço do dia a dia graças ao potássio do abacaxi, muito eficaz para manter o equilíbrio de eletrólitos em nosso organismo.
Lembre-se sempre de beber a água de abacaxi com o estômago vazio.
Cuida do seu fígado e do intestino
- A bromelina é uma enzima do abacaxi que atua como um bom catalisador para o fígado. Ela permite que ele sintetize vitaminas e proteínas.
- Suas enzimas benéficas somadas a uma série de antioxidantes presentes na água de abacaxi irão ajudar também a desintoxicar o corpo de metais pesados.
- Assim como ajudará a manter o intestino limpo.
- Para evitar a prisão de ventre, sempre é mais recomendável consumir a fruta em sua forma natural.
A água de abacaxi é boa para a tireoide
Você sabia que o abacaxi contém iodo? Além disso, a bromelina nos protege de muitas doenças autoimunes, o que também é muito importante para tratar os sintomas associados aos transtornos da tireoide.
Como posso preparar a água de abacaxi?
Opção 1
Ingredientes
- 1/2 abacaxi
- 1 litro de água
Como fazer
- Esta opção é a mais simples e rápida. Neste caso, basta descascar meio abacaxi, cortá-lo em pedaços e colocá-los em uma jarra de água bem fresca.
- Permita que o abacaxi passe a noite inteira de molho na água. No dia seguinte, retire a fruta (você pode consumi-la depois, se quiser) e fique com a água enriquecida. Você pode ir bebendo ao longo de todo o dia, lembrando sempre da importância de tomar o primeiro copo com o estômago vazio.
Opção 2
Ingredientes
- 1/2 abacaxi, incluindo a casca
- 1 pau de canela
- 1 litro de água
Como fazer?
- Corte o abacaxi pela metade e, em seguida, retire a casca. No entanto, não jogue fora a casca do abacaxi. Neste caso, faça uma infusão com a mesma.
- Corte o abacaxi em pedaços.
- Agora, coloque o litro de água para ferver e adicione a casca bem limpa, o abacaxi em pedaços e a canela em pau.
- Permita que chegue à ebulição várias vezes e que fique, pelo menos, uns 20 minutos no fogo.
- Depois deste tempo, deixe que a mistura descanse durante mais 15 minutos, para depois coar o conteúdo e ficar somente com a água resultante do processo.
- Mantenha a jarra na geladeira e tome-a bem fresca sempre que quiser. Você vai ver como irá se sentir muito bem!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Healthline.com Bromelain [Online] Available at: www.healthline.com/health/bromelain
- Healthline.com 7 Ways Your Body Benefits from Lemon Water [Online] Available at: www.healthline.com/health/food-nutrition/benefits-of-lemon-water
- Dalgo Flores VM. Obtención de un concentrado con bromelina a partir de piña (Ananas comosus), y determinación de su actividad enzimática en sustratos proteínicos. Universidad Técnica de Ambato. Ecuador (2012).