Pés desidratados? Alivie de forma natural com estes 5 remédios caseiros

12 de novembro de 2015
Além da hidratação diária é importante que, de vez em quando, realizemos em nossos pés tratamentos um pouco mais intensivos para umedecê-los em profundidade e melhorar sua aparência.

Os pés nos suportam todos os dias e graças a eles podemos nos mexer com normalidade onde quer que seja; entretanto, são poucas as vezes em que paramos para pensar em quão importante é dar a eles tratamentos especiais para mantê-los saudáveis e evitar as consequências de pés desidratados.

Nesses dias do verão ou quando há mudanças de clima bruscas, é comum notar que a pele dos pés se vai secando sendo mais suscetível de desenvolver calos, rachaduras e outros problemas que, de não serem bem tratados, podem ocasionar infecções ou fungos.

O cuidado dessa parte do corpo não é complicado e nem leva muito tempo por dia. Por isso, hoje vamos compartilhar alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os pés desidratados de forma natural. O que acha de experimentar?

Como tratar os pés desidratados?

1. Banho dos pés

Banho-de-pe-para-secura

Uma forma muito simples de aliviar o cansaço e relaxar os pés é tomando um banho especial. Através deste tratamento você conseguirá sentir um alívio quase imediato e, além disso, é uma das melhores formas de evitar a formação de calos ou endurecimentos.

Ingredientes

  • 2 litros de água
  • ½ xícara de sais marinhos
  • 15 gotas de óleo essencial de alfazema a gosto

O que você deve fazer?

  • Esquente dois litros de água até que cheguem a uma temperatura suportável para cobrir os pés e em seguida adicione os sais marinhos e o azeite essencial.
  • Assim que tudo estiver preparado, deixe os pés na água de 15 a 20 minutos.
  • Se tiver durezas ou acumulação de pele morta, potencialize esse remédio esfregando os pés com uma pedra-pome.

Recomendamos ler: Remédios caseiros para pés perfeitos

2. Esfoliação

Por estarem expostos aos agentes agressivos do ambiente, os pés tendem a acumular muita pele morta que os fazem ter uma aparência de secos e pouco saudáveis. Portanto, para desfazer-se dela e, e aproveitar e branquear essas manchas que vão se  formando, nada melhor que utilizar um produto esfoliante.

Embora a pedra-pome seja uma das melhores ferramentas para realizar este simples tratamento, também podem ser considerados alguns produtos naturais com interessantes qualidades.

Ingredientes

O que deve ser feito?

  • Prepare uma massa espessa combinando o suco do meio limão com o bicarbonato de sódio e, logo em seguida aplique-a com suaves massagens circulares por todas as áreas dos pés.
  • Este remédio não só facilitará a eliminação de células mortas, mas também evitará futuros maus aromas causados por bactérias.

3. Hidratação

Hidratacao-dos-pes

Como o resto de áreas do corpo, os pés requerem uma hidratação permanente para não sofrer os efeitos negativos do ambiente.

Um bom creme hidratante ajuda a combater os pés desidratados mas, além disso, previne as rachaduras e outras afecções causadas pela falta de umidade.

Em caso de preferir uma hidratação natural, você pode optar por utilizar ou produtos como a vaselina ou o óleo ode coco, que são famosos por sua capacidade para nutrir e reparar a pele.

Aconselha-se aplicar os óleos antes de dormir, já que se entrarem contato com o calçado podem gerar odores incômodos.

4. Tratamento natural de cebola e azeite de oliva

Se seus pés desidratados já apresentam uma rachadura nos calcanhares ou endurecimentos na planta do pé, uma boa opção é aplicar  todos os dias esse tratamento de cebola e azeite de oliva.

A cebola tem propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir afecções mais graves como as infecções. Enquanto isso o azeite de oliva umedece em profundidade para reparar a pele danificada pela secura.

Ingredientes

  • ½ cebola
  • 1 colherzinha de sal (5 g)
  • 2 colheres de azeite de oliva (32 g)

O que deve ser feito?

  • Extraia o suco de meia cebola e em seguida misture com uma colherzinha de sal e duas colheres de azeite de oliva.
  • Logo após formar uma pasta, aplique-a com uma suave massagem pelos pés, principalmente nos calcanhares.
  • Cubra a área com um apósito e deixe atuar, como mínimo, uma hora.

Leia também: Benefícios de incluir azeite de oliva em sua dieta

5. Tratamento de bananas maduras

Tratamento-de-banana-para-secura-dos-pes

As bananas estão a ponto de se estragar? Aproveite sua polpa amadurecida para um tratamento contra a secura nos pés.

Esta fruta tem propriedades hidratantes que penetram na pele seca para umedecê-la de forma natural e melhorar sua aparência.

Ingredientes

  • 2 bananas bem amadurecidas
  • 1 colher de azeite de oliva (16 g)

O que deve ser feito?

  • Triture as duas bananas até obter um purê e misture com o azeite de oliva.
  • Coloque a pasta resultante em um recipiente e massageie os pés durante 15 minutos.
  • NUNES, Jéssica Cordova; MARCELINO, Jéssica; NOVOTNY, Vânia Regina. As principais causas das fissuras os pés. Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí–UNIVALI.
  • ROCHA, Roseanne Montargil et al. Comportamento e conhecimento: fundamentos para prevenção do pé diabético. Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, n. 1, p. 17-23, 2009.
  • PRZEPIURA, Fabielly Cristine; LUBI, Neiva. O USO DA URÉIA EM FISSURAS E RESSECAMENTO DOS PÉS.