Se você cair sete vezes, levante-se oito

20 Agosto, 2020
Após uma situação dolorosa é preciso dar-se tempo para superar o luto. É normal não se sentir bem. Contudo, é necessário não se ancorar na tristeza, para se levantar novamente e seguir em frente.

Se você cair, levante-se. Todos sabemos a teoria, mas como é difícil fazer isso na prática quando estamos passando por um mau momento! Ao longo de nossas vidas teremos muitos momentos nos quais cairemos, mas devemos nos levantar, porque ainda há muito caminho para percorrer.

Angústia, depressão, frustração, estresse… nossa vida está repleta de circunstâncias que nos levam do mais alto ao mais baixo. O que podemos fazer? Render-nos? Ainda que tudo pareça estar perdido, você deve seguir em frente. A vida continuará, com ou sem você. Vamos nos aprofundar nesse tema a seguir.

Sempre há esperança

Se você estiver passando por um mau momento em sua vida, é normal ver tudo sem esperança. No entanto, tudo começará a se preencher de luz depois de um tempo. Quando esse baque inicial tiver passado, você verá como se levantará facilmente. É normal que agora enxergue apenas escuridão.

Um dos problemas que mais nos afetam nestes momentos é a depressão, uma doença que nos submete e que pode nos deixar tristes, abatidos e sem vontade de nada. Ao contrário da tristeza, a depressão se mantém no tempo. Com isso, a desesperança também pode aparecer.

Apesar de tudo isso, devemos evitar nos deixar levar por ela. A depressão pode surgir por uma perda, por um problema grave, porque acabaram de nos demitir de nosso emprego, etc. No entanto, mesmo que agora você não veja uma saída, acredite: ela existe. Você acha que está perdido, mas levante-se, porque há esperança.

Você não consegue ver essa esperança, porque uma coisa que fazemos mal é potencializar o mal-estar no qual nos encontramos. Se estivermos mal, faremos todo o possível para ficar ainda piores. Há pessoas para quem funciona cair até o ponto mais profundo do poço, pois só assim conseguem se levantar depois.

Leia mais: Ferramentas mentais para quando chega a depressão.

Você não tem vontade de nada

Quando se está passando por uma situação ruim, é normal não ter vontade de nada. Em algumas ocasiões não saímos de casa, nos fechamos, deixamos de lado nossas amizades e mergulhamos apenas em nossa profunda dor.

Isso pode ser benéfico para nos encontrarmos com o nosso eu interior, escutá-lo e aprender com toda esta dor. Passar por algo que nos faz sofrer na verdade não é algo negativo. Devemos passar por isso para podermos superar o que nos fez tão mal. Se não sofrêssemos, nunca iríamos superar a dificuldade.

É por isso que devemos cair, mas também não devemos nos deixar levar. Ainda que você não tenha vontade de nada, de viver, de se cuidar, você é forte. Sim, você é forte em seu eu mais interno, e sabe que vai superar isso. Seu instinto de sobrevivência vai impedir que você se deixar vencer.

Por isso, enfrente esse “luto”, sinta-o, para que depois você possa renascer como uma ave fênix. Aprenda até com os seus momentos mais dolorosos, porque é com eles que você mais poderá aprender, sobre o mundo e sobre você mesmo.

Todos passam por momentos difíceis, o que faz a diferença é cair e saber se levantar.

É o momento. Levante-se!

Agora é o momento de que, passado o período de dor, você reflita sobre como atuou. Você caiu, isso é normal. Todos nós tropeçamos em pedras uma e outra vez em nosso caminho, mas isso só ocorre porque o mundo está cheio de pedras!

Leia também: 5 formas práticas de construir a resiliência

A questão é: quando cai, você fica no chão? Você passa vergonha, isso é verdade, mas você se obriga a levantar. Quando você estiver passando por um mau momento, pense nisso: se você cair sete vezes, levante-se oito.

Os momentos mais negativos lhe permitirão se conhecer e saber quando precisa estar mergulhado nesta dor, e quando será o momento em que você vai usar todas as suas forçar e deverá se levantar.

É claro que é muito diferente estar triste um dia e passar por uma depressão, mas o resultado é o mesmo: você vai acabar se levantando. Nunca se dê por vencido, porque não será a última vez em que você vai ter um problema. Sofrer, cair, é parte do nosso caminho, o importante é seguir se levantando.

Nota: o que foi apresentado aqui são apenas orientações. Se você considera que não se aplicam ao seu caso, recomendamos consultar um psicólogo para encontrar a melhor estratégia para você.

  • Takei, E. H., & Scivoletto, S. (1999). Depressao. Revista Brasileira de Medicina.
  • Margis, R., Picon, P., Cosner, A. F., & Silveira, R. de O. (2003). Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria Do Rio Grande Do Sul. https://doi.org/10.1590/S0101-81082003000400008