5 formas práticas de construir a resiliência

Pode ser que no começo seja difícil fazer isso, mas a resiliência é fundamental para nos darmos a importância que merecemos e sermos muito mais felizes

As adversidades sempre nos surpreenderão ao longo de nossas vidas. Então, para enfrentá-las, é bom aprender a construir a resiliência.

A resiliência não é mais do que a capacidade que temos de suportar, e lidar com os golpes que a vida pode nos dar. Quanto maior a nossa resiliência, mais inteireza teremos de lidar com todos os problemas que podemos encontrar.

Mas, como você constrói a resiliência? Isso é algo que pode ser aprendido com a experiência. No entanto, hoje vamos auxiliá-lo, dando-lhe algumas chaves que irão ajudá-lo a tornar isso muito mais fácil.

1. As crises não são obstáculos insuperáveis

Construir a resiliência dá coragem

Em muitos casos, a construção da resiliência é ascendente porque vemos as crises como obstáculos insuperáveis.

No entanto, não percebemos que é assim porque não estamos vendo a situação com a devida perspectiva.

É verdade que, se você olhar para trás para essas experiências que você pensou que jamais sairia, elas não eram tão negativas como você acreditava?

Sempre questione quão desastrosos estão sendo seus pensamentos sobre a situação atual. Não se deixe levar por eles e se esforce para deixá-los bem longe.

Você verá que não há nada que você não possa superar.

2. A mudança faz parte da vida

Pessoa com medo que não conseguiu construir a resiliência

Tomar decisões, as mudanças… tudo isso nos custa muito, porque nós apostamos no cotidiano e na rotina diária e isso é, tudo o que nos dá uma certa segurança e conforto.

No entanto, quando um problema nos persegue, nossa vida de repente vira de cabeça para baixo. Nós não sabemos o que fazer, estamos perdidos!

É importante parar de pensar nas mudanças como algo negativo. Não temos que rejeitá-las ou tomá-las como algo a temer.

As mudanças podem ser mais positivas do que pensamos. Se você não acredita, pode lembrar-se de alguma experiência de mudança no passado. Certamente, a mudança deu-lhe, em primeiro lugar, um ótimo aprendizado.

3. Tome isso como uma oportunidade de crescimento

Os problemas, as dificuldades, os obstáculos não são tão terríveis como queremos imaginá-los. E pode ser uma ótima oportunidade para crescer e aprender mais sobre nós mesmos.

Quem não descobriu uma parte de sua personalidade que não surgiu até encontrar um certo obstáculo?

Ver as tragédias como verdadeiras desgraças é algo socialmente bem visto, mas e se nós aceitarmos isso como uma oportunidade para melhorar como pessoas?

Podemos construir a mais poderosa resiliência, por ver com outros olhos as situações mais terríveis. Porque em tudo o que há de negativo, sempre há algo de positivo.

Aprendemos ver isso?

4. Gerenciando as emoções, muito importante!Mulher com cara alegre e triste

Ninguém nos ensina a administrar as emoções, é por isso que temos tantos problemas com elas. Às vezes, as reprimimos, às vezes as expressamos sem controle.

Nossa ignorância, às vezes, na hora de identificar como realmente estamos nos sentindo, e o que provoca, faz com que tenhamos reações irracionais e que não saibamos como controlar nossos impulsos.

Isso afeta negativamente nossos relacionamentos, também mina nossa autoestima e causa a terrível sensação de que os sentimentos transbordam.

Praticar mindfulness, meditação ou ioga pode ajudar-nos para observar nossos pensamentos e sentimentos, conhecer melhor a nós mesmos, mergulhar no nosso interior e, acima de tudo, ganhar resiliência.

5. Não se esqueça de si mesmoMulher feliz que conseguiu construir a resiliência

A melhor maneira de construir a resiliência é cuidar de nós mesmos. Sempre tendemos a nos preocupar com os outros, mas com respeito a nós mesmos, quem se importa?

Fazer exercício, comer bem, nos priorizarmos quando necessário, aprender a dizer “não”, são atitudes que parecem simples, mas que normalmente deixamos em um segundo, e até mesmo, terceiro plano.

Nós não nos damos a importância que merecemos e isso tem suas consequências quando um problema se aproxima.

Se começarmos a prestar atenção, acharemos que podemos ficar mais firmes quando a vida nos atinge. Estaremos preparados para tudo, teremos grande resiliência.

Agora que você sabe como construir a resiliência é importante que você comece a introduzir pequenas mudanças em sua vida que sejam a seu favor, nunca contra você.

Às vezes, sem perceber, vamos contra a nossa própria saúde e bem-estar, enquanto agimos de acordo com um modelo inconsciente de comportamento, que leva à vitimização, drama e baixa autoestima.

É hora de mudar isso, começar a ver o positivo no negativo, e começar a ser muito mais feliz.

Recomendados para você