7 chaves para ser emocionalmente forte

A força emocional nos ajuda a superar obstáculos e vê-los como oportunidades de aprendizagem, entre outras coisas.

A vida tem muitos altos e baixos e nem sempre sabemos como lidar com eles. O medo e a ignorância são inimigos muito poderosos no nosso dia a dia.

Ser forte emocionalmente (assim como mentalmente) pode ser muito útil para superar os obstáculos que aparecem sem aviso prévio. Aprenda algumas chaves para fortalecer suas emoções e pensamentos no seguinte artigo.

Por que ser forte emocionalmente

Com o fato de mudar certos hábitos e percepções sobre a vida você pode desenvolver resiliência: a capacidade de superar qualquer evento adverso e seguir em frente, independentemente do que acontece.

Essa característica na personalidade fará com que você seja forte emocionalmente, perseverante, e veja “o copo meio cheio” das coisas. Todos nós temos problemas, mas o que nos separa é a maneira como atuamos diante da adversidade.

Ser resiliente não significa que nada o incomoda ou que não tenha problemas, mas que saiba como controlar suas emoções, e como você pode usar suas habilidades para melhorar e sair de qualquer situação.

Dicas para ser forte emocionalmente

Mulher triste porque gostaria de ser emocionalmente forte

Não se trata de mostrar força, mas na verdade de tê-la. Se você sentir vontade de chorar, então chore; se você quiser gritar, grite, mas não fique parado sem fazer nada.

Depois de ter atravessado a crise, aja e trabalhe para mudar a situação. Preste atenção a estas dicas para ser emocionalmente forte:

1. Considere as dificuldades como oportunidades

Não importa o quão catastrófico seja o que aconteceu com você, você sempre tem a possibilidade de se levantar das cinzas, como a fênix. Concentre-se em oportunidades e não em dificuldades. Encontre uma maneira de aproveitar cada situação.

2. Identifique os desafios

Homem emocionalmente forte subindo degraus

A força emocional e mental é basicamente se adaptar às dificuldades da melhor maneira possível. Depois de experimentar a dor, a angústia ou o estresse, o próximo passo é se recompor e seguir em frente.

Aperfeiçoe suas habilidades para depois poder elaborar planos e, obviamente, cumpri-los. Pense nos seus objetivos de um ponto de vista positivo, controle esses fortes impulsos de querer desistir de seus sonhos. Tudo pode ser alcançado se um passo for dado de cada vez.

3. Motive-se

Manter-se focado no que o motiva é fundamental. Concentre-se nessas pessoas ou coisas pelas que valem a pena lutar e, mesmo se você não acredita nisso, permitirá que você avance com boa disposição e força. O importante é saber muito bem o que você quer, e o quanto pode melhorar.

4. Aceite as falhas

Homem que não é emocionalmente forte

Claro que não podemos controlar tudo, e cometer erros também é parte da aprendizagem. Certo, você sabe o que diz o ditado “quem não arrisca não petisca”, pois aquele que não corre risco não ganha nada, e podemos acrescentar que “aquele que não cometeu nenhum um erro, não avança”.

Se você não estiver disposto a falhar, então você não poderá ser forte emocionalmente. Aceite a crítica construtiva, não deixe que os imprevistos superem você, e lembre-se de que em todas as coisas ruins que acontecerem, você sempre pode encontrar uma coisa boa.

Você deve treinar e tentar muitas vezes até que o resultado seja o que você queria. Deve-se permitir errar e falhar.

5. Concentre-se em seus pontos fortes

Se você se concentrar nas coisas que faz bem, pode ser emocionalmente forte e mais otimista. Por exemplo, se você tiver a capacidade de organizar de forma eficaz, você pode aproveitar esse “dom”, quando o escritório estiver um desastre e você espera uma visita importante.

Talvez uma das suas habilidades seja estar em contato com pessoas bem dispostas a ajudar outras. Lembre-se de seus dons, fortaleça suas habilidades, guie-se para o melhor que você tem.

Recomendamos que você leia: Ninguém dá nada de presente na vida: o que consegui se deve ao meu esforço

6. Ignore as pessoas negativas

Homem evitando falar pelo telefone

Infelizmente, somos cercados por pessoas que passam o tempo falando mal dos outros ou que sempre veem o “mal” em tudo. Essas pessoas não acrescentam nada em sua vida, e o que é pior: elas subtraem.

Esse impacto negativo não permite que você seja emocionalmente forte porque você copia seus hábitos. Não deixe que os pessimistas o influenciem.

Se alguém lhe disser que não pode fazer alguma coisa, mostre-lhe que ele estava errado. E melhor ainda: prove a si mesmo que os outros não estavam certos. Afaste-se daqueles que veem problemas em vez de soluções.

7. Mantenha suas emoções estáveis

Embora isso possa parecer difícil, pode ser realizado com paciência. A felicidade não é estar 24 horas por dia com um sorriso de orelha a orelha, mas em manter um humor equilibrado.

Recomendados para você