Salmão ao forno com fruta laminada, uma receita que você não vai querer perder

9 de junho de 2018
Dentre as receitas com salmão, esta de salmão ao forno com fruta laminada é uma verdadeira delícia. Descubra a seguir como prepará-la de uma forma fácil e deliciosa.

Nos últimos anos, o consumo de salmão aumentou a nível mundial. Isso se deve não só ao seu sabor e textura, mas também aos seus numerosos benefícios para a nossa saúde. Ainda que existam muitos suplementos alimentares a base de salmão, a melhor forma de aprecia-lo é preparando uma deliciosa receita.

A seguir, ensinaremos como preparar um delicioso salmão ao forno com fruta laminada. Não perca!

Propriedades benéficas do salmão para a nossa saúde

Alguns o preferem cru, outros só o comem cozido, mas todos concordam que o sabor do salmão é único. Mais além de deliciosa, a carne deste peixe é altamente nutritiva e benéfica para a nossa saúde. Para te incentivar a provar nosso delicioso salmão ao forno com fruta, te apresentamos os principais benefícios do salmão:

Quer saber mais? 6 razões pelas quais comer salmão melhora sua saúde

O ômega 3, a “gordura boa” que protege o coração

Salmão forno com outros alimentos

O salmão é um tipo de peixe que vive em águas salgadas e muito frias, assim como o atum e o bacalhau. Por isso, sua carne tem um alto teor de ômega 3, uma das “gorduras boas” para o nosso organismo.

O ômega 3 é um ácido graxo que age como protetor cardiovascular. Seu consumo regular evita a deposição de placas de “gorduras ruins” em nossas artérias.

Além de melhorar a circulação sanguínea, o consumo de salmão previne os sintomas de doenças cardíacas, acidentes cardiovasculares (AVC) e demência.

Por outro lado, o ômega 3 também desacelera o processo de endurecimento das artérias, o que reduz o risco de um ataque cardíaco.

O salmão, um anti-inflamatório natural

O alto teor de ômega 3 também oferece ao salmão uma propriedade anti-inflamatório natural. Seu consumo regular ajuda a aliviar a dor nas articulações e potencializar a regeneração do tecido nas cartilagens. Além disso, as proteínas bioativas da carne deste peixe podem melhorar a eficácia da insulina.

O consumo de salmão é altamente recomendável para os pacientes com artrite, artrose, diabetes e patologias degenerativas. Além disso, pode ser indicado a qualquer pessoa que queira prevenir estas doenças e manter uma boa saúde.

Antioxidantes para diminuir o risco de câncer

Salmão ao forno com ervas

O salmão possui substâncias e minerais que agem como antioxidantes em nosso organismo, como o selênio e os flavonoides. A ação antioxidante destes componentes ajuda a combater os radicais livres e previne o dano celular.

De acordo com diferentes análises realizadas, o consumo regular de salmão pode reduzir o risco de câncer e de Alzheimer dentre outras muitas patologias.

Não sabia? Prepare um delicioso salmão com molho de limão

Receita de salmão ao forno com fruta laminada e molho de laranja

Ingredientes (para 4 convidados)

  • Suco de meio limão (10 ml).
  • 2 maçãs verdes (60 g).
  • 2 laranjas grandes (60 g).
  • 1 colher de sopa de açúcar (10 g).
  • 1 colher de sopa de farinha (10 g).
  • ½ xícara de vinho branco (100 g).
  • 2 colheres de sopa de vinagre (20 g).
  • 4 lombos de salmão fresco (300 g).
  • 2 colheres de sopa de manteiga (20 g).
  • Sal, pimenta e ervas finas a gosto para temperar.
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem (20 g).

Preparo do salmão ao forno com fruta

  1. Para começar a receita, coloque os lombos de salmão para marinar com sal, pimenta e suco de limão. Em seguida, reserve os lombos enquanto prepara o molho de laranja.
  2. Para o molho, coloque em uma panela o vinho branco, o vinagre, o suco das laranjas e o açúcar. Coloque em fogo lento até que o volume reduza pela metade.
  3. Adicione a farinha previamente diluída em água fria, para “colar” os demais ingredientes do molho. Quando conseguir a espessura que te agradar mais, retire o molho do fogo e reserve.
  4. Com o molho pronto, coloque uma travessa a sua escolha para pré-aquecer a 200 ºC aproximadamente.
  5. Enquanto espera que a travessa esquente, corte as maçãs verdes em lâminas finas.
  6. Quando a travessa estiver quente, coloque os lombos de salmão previamente marinados e cubra com as lâminas de maçã verde.
  7. Antes de levar ao forno, regue a receita com o molho de laranja para evitar que resseque. Mas é importante reservar a metade do molho para servir com o prato já pronto.
  8. Asse nosso salmão com fruta por 10 a 20 minutos, usando só a função gratinar do forno. Se o forno não tiver essa função, coloque a travessa bem acima para que o fogo não incida diretamente no salmão.
  9. Quando o ponto de cozimento estiver a seu gosto, retire o salmão do forno. Para servir o salmão ao forno com frutas basta banhar com o molho de laranja por cima.
Recomendados para você