Sala com estilo minimalista: maneiras de consegui-lo

20 de maio de 2019
Aqui apresentamos várias maneiras de decorar uma sala com estilo minimalista. Dessa forma você terá uma casa nova e moderna.

O minimalismo é uma das tendências decorativas mais badaladas nos dias de hoje, Ainda mais a sala com estilo minimalista. Trata-se da implementação da simplicidade em sua máxima expressão; para isso, são deixados apenas aqueles elementos que mostram os fundamentos de um espaço, de modo que se possa encontrar pureza e simplicidade no mesmo.

Aqui apresentamos algumas dicas para decorar uma sala com o estilo minimalista. Como diz o ditado: “menos é mais”.

O estilo minimalista na decoração

Um cômodo com estilo minimalista não precisa necessariamente imitar perfeitamente o design de uma tradicional sala japonesa, onde dificilmente há decoração e móveis.

Lembre-se que os japoneses vivem em pequenos espaços e precisam se adaptar às diferentes necessidades: comer, dormir, fazer exercícios, receber visitas, entre outras.

Razão pela qual os japoneses dispensam tudo que não pode ser ajustado para diferentes. No entanto, certas características deste tipo de design permanecem.

Em geral, na decoração minimalista, o que se busca são linhas “puras”, simplicidade e funcionalidade.

Nesse sentido, resgata-se a ideia de que “se não for usado, não é necessário”, para dar prioridade ao que realmente importa: o essencial.

Algumas das características que atendem ao estilo vêm a ser as seguintes:

O estilo minimalista na decoração

Características

  • Uso de formas simples, em geral.
  • Áreas de circulação são especialmente cuidadas para dar uma sensação de maior amplitude e, portanto, de conforto.
  • A luminosidade destaca-se acima de tudo. Portanto, recorre-se ao uso de tons neutros ou suaves. A cor branca é geralmente a cor predominante.
  • Acessórios excessivamente elaborados são dispensados, ​​e os mais simples são usados ​​(e em pequenas quantidades). Além disso, deve-se notar que os acessórios do tipo têxtil são geralmente tão naturais quanto possível, para fornecer o calor para a casa.
  • Não se coloca mais do que os aparelhos essenciais.
  • Em vez de objetos, aposta-se na decoração com algumas plantas de interior como as sempre-vivas.
  • Você não precisa ter um conjunto completo de móveis. Pelo contrário, o estilo minimalista dispensa a maioria dos móveis.
  • Os conjuntos minimalistas são harmoniosos e elegantes, pois evitam a bagunça.

Recomendamos que leia também: Você conhece o oposto do minimalismo?

4 maneiras de decorar uma sala com estilo minimalista

Primeiro de tudo, você pode decorar um quarto com estilo minimalista independentemente dos dois elementos típicos desta sala: o sofá e a mesa de café. Em vez disso você pode colocar um par de almofadas gigantes (ou puffs), e um tapete de tom neutro. O quarto parecerá muito mais espaçoso e, definitivamente, não menos acolhedor. 

Outra opção é colocar um sofá adequado para o quarto (que não seja excessivamente grande), e uma pequena mesa de café. Dependendo do espaço, uma ou duas cadeiras extras poderiam ser incluídas.

O objetivo é deixar apenas o que é necessário. Claro, você sempre pode brincar um pouco com o estilo minimalista, para que possamos ter o sofá, as cadeiras, e a mesa de café, de tamanho pequeno, com linhas simples e cores neutras; assim não “sobrecarregam” o espaço.

Quarto com estilo minimalista

Acessórios para uma sala com estilo minimalista

No entanto, a ideia de decorar uma sala com estilo minimalista não se limita apenas ao mobiliário. Você também tem que saber o que fazer com as paredes.

O ideal seria não colocar mais do que um ou dois acessórios; embora, na verdade, você possa incluir vários outros, mas estes devem ser simples e elegantes.

Por exemplo, um par de pequenas imagens com algum elemento em um fundo branco; as mais comuns são os quadros com folhas de plantas.

Confira também: Descubra tudo sobre o estilo de vida minimalista

Só se pode decorar com quadros? Não. Você pode recorrer a uma tapeçaria ou outro elemento de sua preferência, desde que mantenha a harmonia, de acordo com as características que comentamos anteriormente.

Por exemplo, aqueles que têm um estilo boêmio minimalista podem colocar um grande caçador de sonhos branco, na parede central da sala.

Tem que ser todo branco? Não. Você pode ter um quarto com estilo minimalista em vários tons: bege, azul celeste, e cinza claro, por exemplo.

Há pessoas que preferem usar apenas uma cor, e outras que preferem usar vários tons da mesma cor.

Nesse sentido, você pode ser bastante flexível. Deixe sua inspiração vir à luz!