Sabe o que acontece com seu corpo se você come bananas maduras?

· 6 de agosto de 2015
A banana madura nos ajuda a aumentar o número de leucócitos e a reforçar o sistema imunológico. Além disso, melhora a saúde cardiovascular e favorece a absorção de cálcio.

A banana é uma fruta muito deliciosa que deveria ser incluída, de forma mais frequente, em nossa dieta. Não apenas pelo seu agradável sabor, mas também porque as bananas maduras contém nutrientes importantes que ajudam a melhorar a saúde do organismo.

Há algum tempo atrás, falamos que o consumo de banana diminui a depressão, melhora o funcionamento do cérebro, combate a hipertensão e, ao mesmo tempo, pode prevenir diversas doenças.

Entretanto, graças a uma pesquisa recente podemos conhecer outros benefícios das bananas, especificamente, das que estão bem maduras.

As bananas contêm o Fator de Necrose Tumoral

Na medida que as bananas vão amadurecendo, uma série de manchas escuras marrons e pretas invadem quase toda a casca. Alguns preferem evitar as bananas neste estado, já que são mais doces e sua textura pode parecer não tão agradável.

No entanto, o que poucos sabem é que quanto mais manchas escuras a banana tiver, mais benefícios ela trará ao organismo e, em especial, ao sistema imunológico.

Em uma pesquisa japonesa recente, descobriu-se que as bananas maduras contém uma citosina chamada Fator de Necrose Tumoral (FNT).

A FNT é liberada por algumas células do sistema imunológico e tem efeito sobre outras células do corpo.

Essa citosina é que fornece as propriedades que nos ajudam a combater o câncer. Ou seja, seu efeito é tão poderoso que pode ajudar a lutar contra as células tumorais anormais do corpo humano.

A função da citosina é comparada com a do lentinano, um imunoestimulante químico aplicado por via intravenosa que atua como um agente anticancerígeno.

O efeito aumenta com sua madurez, ou seja, quanto mais madura a fruta estiver, maior será seu efeito anticancerígeno.

Mais madurez, maior quantidade de nutrientes

À medida que as frutas amadurecem, vão acontecendo mudanças em relação ao seu valor nutricional, aumentando ou diminuindo suas propriedades.

Quanto às bananas, comprovou-se que quanto mais maduras elas estiverem, maior é o nível de antioxidantes que se concentram nela. Além disso, quando ela possui muitas manchas escuras, o conteúdo de amido muda para açúcares simples, mais fáceis de digerir.

Em um estudo feito por cientistas japoneses, foram realizados testes associados com o consumo de diferentes frutas maduras: banana, uva, maçã, abacaxi, melancia e caqui.

Ao final da pesquisa, concluiu-se que a banana madura é mais benéfica que as outras frutas, já que tem a capacidade de aumentar o número de células brancas no sangue e reforçar o sistema imunológico.

Dessa forma, para aproveitar este importante benefício da banana, recomenda-se comer uma ou duas ao dia.

 

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Aumenta as defesas e nos afasta das doenças

Os cientistas consideram que quanto mais madura a banana for, maior concentração de FNT ela terá. Dessa forma, acredita-se que o número de defesas e de células brancas pode aumentar em até 8 vezes em comparação com as bananas verdes ou frescas.

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Que outros benefícios as bananas maduras trazem?

Antes de mais nada, o fato de terem compostos anticancerígenos deveria ser um motivo suficiente para incluí-las em sua dieta.

No entanto, para que não fique com dúvidas, apresentamos outros importantes benefícios que são conseguidos ao comer bananas maduras.

Boa saúde digestiva

Uma banana média contém até 3g de fibras, que contribuem para o funcionamento intestinal e, assim, facilitam a circulação digestiva. Supõe-se que é uma fonte natural de eletrólitos, que, de um modo geral, são perdidos quando sofremos com diarreias.

Além disso, também contém compostos prebióticos, como os frutooligossacarídeos, que ajudam a conservar as bactérias boas presentes no organismo.

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Melhora a saúde cardiovascular

Por serem ricas em potássio, as bananas maduras diminuem as concentrações de sódio. Isso é bom porque o sódio pode causar retenção de líquidos e afetar a saúde do coração.

Em uma análise de 11 estudos publicados na revista “Journal of the American College of Cardiology”, determinou-se que as pessoas que introduzem alimentos ricos em potássio à dieta, poderiam reduzir os riscos de padecerem de acidentes cerebrovasculares e doenças coronárias, por exemplo.

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Saúde dos ossos

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Informação de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling de Óregon, nos Estados Unidos, revelou que uma dieta rica em potássio diminui o risco de uma pessoa sofrer com osteoporose.

As bananas maduras são fontes de potássio e, como se fosse pouco, os frutooligossacarídeos contribuem no aumento da absorção de cálcio, o que poderia, ao mesmo tempo, fortalecer os ossos.

  • IWASAWA, H., & YAMAZAKI, M. (2009). Differences in Biological Response Modifier-like Activities According to the Strain and Maturity of Bananas. Food Science and Technology Research. https://doi.org/10.3136/fstr.15.275