Incríveis propriedades da banana para a nossa saúde

· 17 de novembro de 2014
Embora a banana nos ofereça muita energia ao ser consumida durante o dia, não devemos ingeri-la à noite, visto que não a queimaríamos e poderíamos engordar.

A banana é uma fruta deliciosa, nutritiva, saciante e ideal para consumi-la em determinadas horas do dia, mas também é recomendado saber com quais alimentos podemos combiná-la.

Nesse artigo, explicaremos quais são suas propriedades, como contribui para a nossa saúde e porque não devemos abusar de seu consumo.

Também ensinaremos a melhor forma de consumi-la de uma forma que não engorde e que nos auxile na perda de peso.

Valores nutricionais

Uma banana de 100 gramas contêm aproximadamente 100 calorias, 1 grama de proteína, 25 gramas de hidrato de carbono e menos de 1 grama de gordura.

Além de conter também três gramas de fibra, a banana é rica em vitamina B6 e ácido fólico, minerais como o magnésio e o potássio.   banana

A banana é rica em amido

Embora a banana seja uma fruta, seus valores nutricionais a tornam como uma categoria de alimentos de amido como, por exemplo, a batata, os cereais, a farinha, e os amendoins entre outros.

Esse elemento é fundamental para saber a hora ou momento que podemos consumi-la e com quais alimentos podemos combiná-la.

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Em que momento podemos comer a banana?

Os amidos apresentam características fundamentais que favorecem para que nosso organismo tenha energia, mas também é lenta sua digestão. Por esse motivo, não é recomendável sua ingestão pela noite, porque, nesse caso, engordaria.

É importante consumir à noite alimentos leves e de fácil digestão. Por isso, recomendamos consumir amidos pela manhã, pois são excelentes fontes de energia para todo o dia.

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Também podemos mencionar outros horários ideais para consumir a banana que são, por exemplo, no meio da manhã ou pela tarde, justamente quando temos fome.

Quando sentimos aquela vontade de comer alguma coisa pela tarde, mas que não engorde, podemos consumir a banana, porque sacia facilmente sem ter que ingerir alimentos que contenham açúcar refinados, gorduras ou que sejam menos saudáveis como os industrializados.

Além disso, é fácil de levar para qualquer lugar que formos e fácil de comer. Lembre-se: não recomendamos comer mais de uma banana por dia devido ao seu completo valor nutricional

Propriedades

O consumo de banana habitualmente contribui com as seguintes propriedades ao nosso organismo:

  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Regula problemas intestinais;
  • Reduz as câimbras musculares;
  • Fornece energia para o nosso corpo de forma eficaz e rápida; excelente para as crianças e para pessoas que praticam esporte e em casos como esgotamento, fadiga crônica e fibromialgia;
  • Regula nosso sistema nervoso e ajuda a aliviar sintomas de ansiedade, irritabilidade entre outros;
  • Auxilia no tratamento da anemia;
  • Diminui a hipertensão arterial;
  • Reduz o risco de infartos;
  • Graças às suas propriedades alcalinizantes, atua como um antiácido natural;
  • Reduz as náuseas e vômitos matutinos;
  • Um alimento ideal para tratamentos de ulceras;
  • Ajuda a aliviar as dores da menstruação;
  • Auxilia como um bom complemento no tratamento para deixar de fumar;
  • É uma fruta imprescindível para as mulheres gravidas, já que reduz as náuseas, regula o intestino, fornece energia sem engordar e contêm acido fólico.

Como consumi-la?

Recomendamos que você coma a banana madura, dessa forma facilitará sua digestão. Também podemos consumi-la de inúmeras formas.

Fornece uma textura cremosa e doce nas vitaminas. Por esse motivo, podemos inclui-la com outros alimentos não muito agradáveis ao paladar, mas que são benéficos a saúde, como por exemplo alguma verdura de folha verde, levedura de cerveja e bebidas vegetais.

Outra forma original e leve é fazer um sorvete de banana. A receita é simples: basta retirar a casca da banana e colocá-la no frigorifico para que se congele.

Quando estiver bem congelada, coloque-a em um liquidificador e bata com o iogurte de sua preferencia.

Temos três opções de consumo: a primeira é que você poderá consumi-la diretamente após batê-la no liquidificador, ou colocar a batida em um recipiente para colocá-la novamente no refrigerador e comê-la como um sorvete.

Outra boa recomendação é servi-la com uma sobremesa; para isso, basta acrescentar ao sorvete de banana um chocolate derretido. Você conseguirá servir uma sobremesa deliciosa e atrativa.

A banana fornece açúcar natural no preparo de biscoitos além de dar mais consistência ao alimento que for preparado com ela. Podemos assá-la no forno e acrescentar canela. Uma delicia!

Também podemos amassá-la com a ajuda de um garfo e obter uma pasta e acrescentarmos chocolate em pó.

Conseguimos um creme de banana com chocolate saudável, sem a necessidade de acrescentar lácteos. Experimente!

  • Someya, S., Yoshiki, Y., & Okubo, K. (2002). Antioxidant compounds from bananas (Musa Cavendish). Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/S0308-8146(02)00186-3