Roupas e estilos que não devem faltar no seu armário

Um guarda-roupa considerado adequado não precisa transbordar de roupas. É necessário ter os itens certos para se adaptar a diversas situações.
Roupas e estilos que não devem faltar no seu armário

Última atualização: 27 maio, 2022

A roupa é um dos elementos que mais está ligado ao ser humano, pois faz parte de sua aparência. Como resultado, existe cada vez mais cuidado, atenção e expectativa no momento de escolher as peças. Você sabe quais são as roupas e estilos que nunca devem faltar? Descubra neste artigo!

As roupas acompanham as pessoas quase desde o início de sua existência, pois elas foram projetadas desde o início com peles de animais e surgiram para atender à necessidade de se proteger das situações climáticas. No entanto, ao longo do tempo elas também foram usadas como meio de expressão para demonstrar personalidade, transmitir ideias e configurar uma identidade.

Na sociedade existem vários contextos e eventos; devido a isso, é essencial ter roupas e estilos para se vestir da maneira adequada de acordo com cada situação. Isso não significa que as pessoas devam ter uma grande quantidade de roupas e ir às compras com frequência, mas sim que é importante ter um guarda-roupas com as peças corretas.

Por que é importante pensar nas peças em nosso guarda-roupas?

O mundo é muito mutável e diversificado; desta forma, o ser humano convive com diversos fatores que não lhe permitem usar sempre um único estilo ou tipo de roupas. Por isso é importante analisar tudo o que precisa estar no armário para estar sempre pronto, se sentir confortável e não ficar fora de moda.

O clima é um desses principais fatores a se levar em conta na hora de organizar o guarda-roupa, já que a pessoa sempre adapta a roupa de acordo com o clima ambiente para poder sair tranquila, protegida e não ter problemas. As condições climáticas mudam frequentemente e um guarda-roupa bem constituído deve ter as variações necessárias.

Outro cenário que é essencial levar em conta é o trabalho. As pessoas precisam analisar se têm as roupas e estilos corretos para se mostrar de forma arrumada e de acordo com o que a empresa exige.

Por outro lado, existem várias atividades para fazer no tempo livre, como descansar, praticar esportes, ir a um shopping center, uma festa ou uma reunião elegante. Com isso torna-se importante ter roupas no guarda-roupa que lhe permitam realizar essas ações sem problemas.

Homem de terno para o trabalho.
Ternos, por exemplo, são exigências em alguns tipos de trabalho, que obrigam seus funcionários a usá-los.

12 peças de roupa e estilos que não devem faltar no seu armário

É importante ter peças no guarda-roupa que possam ser usadas em diferentes ocasiões, combinar facilmente, atender necessidades específicas e fazer as pessoas se sentirem bem. A seguir mostramos as roupas que podem ser encontradas em um guarda-roupa bem pensado:

1. Jeans

Os jeans são peças versáteis que podem ser combinadas com qualquer outro tipo de roupa e podem ser usadas sem inconvenientes em diversos momentos, como sair para comprar algo, comer, uma reunião casual e até mesmo participar de alguns cenários de trabalho que o permitam.

O jeans combina com qualquer tipo de cor, está sempre na moda e existem diversos tipos no mercado (retos, largos, escuros, claros). Além disso, eles podem ser usados satisfatoriamente em climas frios e temperados.

2. Camisa preta e branca

Você deve ter essas duas cores no guarda-roupa sim ou sim, porque elas combinam com tudo. Uma camisa branca ou preta pode ser usada com jeans, calças brim, calças sociais e até saias para mulheres. São uma opção que se adapta a qualquer dia, atividade, situação e forma de vestir.

3. Jaquetas simples

Com elas você pode se vestir de maneira esportiva, jovem e casual, pois elas podem ser usadas com todos os tipos de calças, camisetas ou camisas. Além disso, elas não incomodam em climas temperados e é importante ter uma para quando o frio aparecer.

Os materiais deste tipo de jaquetas podem ser diversos: acolchoado, couro, algodão ou camurça.

4. Suéter

É importante ter um para praticar esportes, treinar, ir a parques ou academias. Além disso, é uma peça prática para passear nos fins de semana e usar em casa nos dias de folga.

5. Blazer

Um blazer é indispensável para aquelas situações em que você precisa estar elegante ou formal, como participar de reuniões de trabalho. Além disso, ele também pode ser usado em um look casual com jeans caso você queira ir a um bom restaurante ou a um encontro.

6. Traje formal

Há empregos em que é obrigatório usar terno todos os dias, e ninguém fica alheio a esse tipo de oportunidade, em um novo espaço de trabalho. Além disso, tanto para homens quanto para mulheres, é importante ter pelo menos um traje de gala para participar de convites elegantes, como casamentos e festas especiais.

7. Shorts ou bermudas

Eles são itens básicos para se vestir de forma confortável nos dias de verão. Além disso, também podem ser usados para ficarmos soltos e confortáveis pela casa.

8. Saias

São essenciais no guarda-roupa de uma mulher. As saias podem ser usadas em um contexto formal e para trabalhar, se vestir de forma casual ou ir a uma festa.

Essa é uma peça de vestuário que combina com camisetas simples, camisas elegantes e vários tipos de casacos. Portanto, são úteis para escolher qualquer imagem que você deseja alcançar.

9. Tênis e sapatênis

Acompanham um estilo casual e combinam muito com o jeans, dão um toque jovial quando combinados com um terno  e são essenciais para correr ou praticar qualquer esporte.

10. Sapatos formais

Preservam a elegância que você quer transmitir com os ternos. Eles são necessários quando se deseja parecer totalmente elegante.

11. Camisetas básicas

Elas podem ser usadas em todos os tipos de clima, ficam bem com qualquer tipo de calça ou shorts e, dependendo das outras peças selecionadas, podem ser esportivas ou de estilos mais elaborados.

12. Calças sociais

Elas podem ser feitas de jeans ou outro material. São usadas de forma geral para ir confortável para o trabalho ou transmitir uma imagem sóbria.

Algumas dicas para combinar e escolher as suas peças e estilos

Saber escolher roupas, cores, desenhos, combinações e estilos é essencial para ter uma boa aparência e transmitir o que desejamos. A seguir mostraremos alguns esclarecimentos para se ter em mente:

Roupas e estilos no guarda-roupa.
Um guarda-roupa completo engloba peças para sair e ficar em casa, além de exigências de trabalho e exercícios.

Uso de cores neutras

Branco, preto e cinza tendem a combinar com todas as outras cores . Mesmo entre si elas combinam muito bem. No entanto, não é aconselhável usar preto com tons também muito escuros, pois isso tende a deixar o visual muito sem graça.

Da mesma forma, não é muito recomendado usar branco com cores pastéis, já que a intenção é encontrar uma cor mais viva que se destaque.

Não combine roupas estampadas

O recomendado é usar um padrão único para evitar uma imagem sobrecarregada. Por isso, é recomendável alterná-lo com uma peça lisa e macia que ajude a realçar o conjunto.

Não combine roupas com linhas e imagens

Não fica bonita a combinação de uma camisa xadrez com uma calça listrada, porque elas não convergem ou transmitem harmonia. A combinação pode transmitir desordem.

A arte de combinar roupas e ter estilo

Algumas recomendações finais que podem ser levadas em consideração ao gerenciar um bom guarda-roupa é que os sapatos devem ser sempre combinados com um cinto e que as cores escuras tendem a transmitir uma imagem mais formal. Além disso, as cores preto e branco nunca fazem mal e são adequadas para qualquer situação.

Uma roupa formal pode ser combinada com uma peça casual para parecer jovem. Usar cores brilhantes nos itens que você deseja destacar mais e cores escuras naqueles que você deseja destacar menos é uma estratégia eficiente para atrair a atenção e ao mesmo tempo estar elegante.

Pode interessar a você...
9 dicas que irão ajudá-lo a identificar roupas de qualidade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
9 dicas que irão ajudá-lo a identificar roupas de qualidade

Quando queremos comprar roupas novas, muitas vezes temos que escolher entre preço e qualidade. Saiba mais detalhes neste artigo.