5 truques para limpar uma jaqueta de couro

A jaqueta de couro é uma peça que não pode faltar no guarda-roupa daqueles que se preocupam com a moda. Veja como cuidar dela da melhor forma.
5 truques para limpar uma jaqueta de couro

Última atualização: 21 Junho, 2021

A jaqueta de couro, ao longo dos anos, se tornou uma peça essencial no armário. No entanto, ao contrário de outras peças de roupa, requer cuidados especiais para mantê-la em perfeitas condições. Portanto, neste artigo, ensinaremos 5 truques para limpar uma jaqueta de couro, já que ela nunca sai da moda e seu estilo é arrojado e descolado para qualquer visual. Além disso, é muito versátil e combina com saias, jeans, salto alto e vestidos.

As jaquetas de couro se tornaram populares na força aérea durante a Segunda Guerra Mundial porque protegiam os soldados do frio. No entanto, o couro é um dos materiais mais antigos usados ​​pelo homem.

Foram os motociclistas e roqueiros que fizeram dela um ícone da moda e da cultura popular, tornando-a um símbolo de rebeldia e atitude. Hoje existem várias cores e estilos e a indústria desenvolveu imitações usando vários materiais sintéticos.

Truques para limpar uma jaqueta de couro

O couro é um material delicado que requer cuidados especiais. A primeira coisa a ter em mente é que você deve saber exatamente de que tipo de couro é feito o seu casaco: se é um material natural, de origem animal ou se é um couro sintético.

Em geral, o couro natural exige mais cuidados, mas dura mais. O principal problema do sintético é que, com o passar dos anos, ele tende a descascar.

No entanto, não devemos lavar este material na máquina, independentemente de ser de couro sintético ou de origem animal. A seguir, indicamos alguns truques para manter sua jaqueta limpa e cheirosa.

Máquina de lavar roupas
As jaquetas de couro não podem ser lavadas na máquina, independentemente de serem naturais ou sintéticas.

1. Limpe o forro interno da sua jaqueta de couro

As jaquetas de couro geralmente têm um forro interno que fica em contato direto com o corpo e o suor. No entanto, não é recomendável lavá-lo completamente após cada uso.

Uma excelente alternativa é limpar o forro interno com um pano ou uma escova de cerdas macias, como as usadas para pentear os bebês. Basta adicionar uma mistura de sabão para roupas delicadas, vinagre e bicarbonato de sódio.

É importante que você não o molhe muito. Vinagre e bicarbonato de sódio são ótimos para remover odores e bactérias.

2. Limpe o couro com água e sabão

Misture água e um pouco de sabão neutro. Certifique-se de que a solução tenha mais água, pois o excesso de sabão pode causar descoloração ou danos ao couro. Umedeça uma esponja nesta solução e limpe suavemente a jaqueta, tentando passar nas partes mais sujas.

Logo depois, passe uma toalha umedecida em água para retirar os resíduos do sabão. Lembre-se de apenas umedecê-la e não molhar para não criar excessos que gerem manchas.

3. Seque a sua jaqueta de couro cuidadosamente

A secagem é uma parte importante para manter as jaquetas de couro em ótimas condições, pois elas são muito sensíveis aos líquidos e podem até gerar mofo. Portanto, é fundamental que, após a limpeza com água, você passe uma toalha para secar bem a superfície.

Além disso, é bom pendurá-la em um local fresco para terminar de secar completamente. Nunca a coloque diretamente no sol por muito tempo, pois pode afetar a cor e também ressecar.

4. Produto hidratante para limpar a sua jaqueta de couro

No mercado existe uma série de produtos para condicionar roupas de couro que permitem que a superfície fique hidratada para não rachar ou perder o brilho. Você também pode protegê-las com manteiga de karité, um produto natural que também tem aplicações cosméticas.

Você pode reviver a aparência de uma jaqueta de couro com essas substâncias. Basta colocar uma pequena quantidade em um pano suave e esfregar em toda a superfície.

Jaqueta de camurça
A limpeza das jaquetas de couro requer precauções para não molhar demais o material e não mofar.

5. Use produtos especiais para couro

Existem produtos específicos para proteger e limpar o couro, principalmente o de origem natural. Você pode comprar um limpador de couro, que é aconselhável para este tipo de material que é mais delicado. Além disso, existem impermeabilizantes próprios para proteger os tecidos da água.

Embora estes produtos possam ser caros, são um excelente investimento para uma peça de roupa que durará anos no seu guarda-roupa. Além disso, você pode usá-los nos sapatos de couro e em estofados.

Siga as instruções da etiqueta para limpar sua jaqueta de couro

Após conhecer todos esses truques para limpar uma jaqueta de couro, é igualmente importante que você leia as instruções de lavagem na etiqueta da sua peça específica.

Outra alternativa é mandá-la para uma lavanderia que seja especialista nesses tipos de roupas.

Tenha cuidado com a limpeza a seco. Um estudo da Carrera de diseño textil y de indumentaria de la Universidad de Palermo indica que as jaquetas de couro sintético podem se decompor com as substâncias utilizadas nesse tipo de limpeza. O couro sintético, por outro lado, costuma ser feito de materiais plásticos que não resistem ao calor do ferro, por exemplo.

Pode interessar a você...
Como limpar sapatos de couro: 5 conselhos úteis
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como limpar sapatos de couro: 5 conselhos úteis

Limpar sapatos de couro é uma tarefa que pode ser tediosa quando se desconhece a técnica adequada. Você quer conhecer algumas delas?