Colorimetria: você sabe quais cores te favorecem?

17 de junho de 2020
A colorimetria é a ciência que estuda diferentes combinações de cores. Dependendo do seu cabelo, pele e olhos, você pode melhorar sua aparência com as cores que mais destacam a sua beleza.

Você sabe quais cores te favorecem de acordo com a sua pele, cabelos e olhos? Algumas dicas personalizadas de colorimetria poderão ajudá-la a melhorar a sua aparência e o seu visual. Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Você é loira, morena ou ruiva? Seu cabelo é preto ou cinza? Seus olhos são claros ou escuros? Qual é o seu tipo de pele? Descubra a seguir quais cores te favorecem de acordo com as suas características pessoais e renove o seu estilo!

As chaves da colorimetria

Por que algumas cores ficam ótimas em nós e outras nos deixam tristes ou sem graça? Você sabia que cada pessoa tem cores que favorecem o seu visual de acordo com a sua pele, cabelos e os seus olhos?

A colorimetria é a ciência que estuda a medida das cores e desenvolve métodos para a quantificação da percepção das mesmas. Portanto, nossas percepções têm uma base científica que afeta a nossa aparência. Isso pode ser muito útil ao escolhermos produtos de maquiagem, roupas e até tintura para o cabelo.

Você pode se interessar: O significado das cores na forma de vestir

Como descobrir as nossas cores?

Mulher ruiva sorrindo
Dependendo da cor dos seus olhos, cabelos e pele, você pode combinar os tons do seu guarda-roupa e da sua maquiagem.

Para começar, a intuição e o bom senso certamente já nos ajudaram a ver que algumas cores nos favorecem e outras não. É tão simples quanto vestir diferentes roupas e observar. Além disso, com certeza mais de uma pessoa também já comentou: “Como esse vestido fica bem em você!”

No entanto, devemos saber que existe um teste colorimétrico para nos fornecer essas informações. Ele é simples e eficaz, e se baseia na cor dos olhos, no tom da pele e na cor natural dos nossos cabelos.

Qual é a sua estação?

colorimetria divide as cores em comparação com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Para descobrir a qual delas você pertence, você terá que levar em consideração alguns aspectos do seu rosto.

A partir desta classificação, você saberá quais cores te favorecem, bem como aquelas que você deve evitar sempre que possível. Abaixo, fornecemos as chaves para encontrar o seu lugar.

Primavera

Colorimetria: quais cores te favorecem?
O tipo primavera ocorre em pessoas com pele clara e delicada, que podem ter sardas e dificuldade para se bronzear.

Primeiro de tudo, as pessoas classificadas como primavera têm um tom de pele delicado, variando de rosa a creme. Tons como pêssego e sardas também estão incluídos aqui. Além disso, elas costumam ter dificuldade para se bronzear. Os olhos podem ser cinza, azuis, verde-claros e castanho-claros, e os cabelos podem ser loiros, avermelhados ou castanho-claros.

  • Cores que favorecem: azul, turquesa, violeta claro e, em geral, tons pastel e cores vivas.
  • Cores que não favorecem: cinza, vinho, fúcsia e branco.

Não deixe de ler: Como manter um tom de cabelo ruivo

Verão

A paleta de cores verão inclui pessoas com tez pálida a rosada. O cabelo é loiro escuro, castanho ou cinza. Além disso, os olhos são claros, verdes ou azuis.

  • Cores que favorecem: tons pastéis, amarelo claro, roxo, violeta.
  • Cores que não favorecem: laranja, bege, amarelo esverdeado, tons terrosos.

Outono

Como se bronzear com facilidade
O tipo outono é mais específico para pessoas com pele morena, bem como olhos e cabelos escuros.

Na categoria outono, encontramos pessoas com pele morena clara ou bronzeada, mas com tendência ao amarelo. Seus olhos são castanhos, mel e mais escuros, e seu cabelo pode ser cobre, vermelho, castanho escuro ou com tons avermelhados. 

  • Cores que favorecem: tons terrosos, bege, laranja, dourado, bronze, marrom escuro.
  • Cores que não favorecem: cores frias, como azul acinzentado, cinza, verde azulado e branco.

Inverno

Finalmente, encontramos pessoas classificadas como inverno na colorimetria. A sua pele é pálida ou um pouco rosada, ou também morena. Os olhos são azuis ou pretos e o cabelo é castanho escuro, preto ou loiro muito claro. São tons bastante frios. 

  • Cores que favorecem: cores frias, intensas e contrastantes, como preto, marinho, vermelho, rosa, prata, branco, fúcsia, amarelo, verde.
  • Cores que não favorecem: tons de laranja, bege, dourado.

Em que estação do ano você se inclui? Agora, você já sabe quais cores te favorecem e pode aprimorar ainda mais a sua aparência e destacar as suas características. Além disso, evite aquelas que não te favorecem e deixe-se levar pelo seu gosto pessoal. 

  • Deng, X., Hui, S. K., & Hutchinson, J. W. (2010). Consumer preferences for color combinations: An empirical analysis of similarity-based color relationships. Journal of Consumer Psychology. https://doi.org/10.1016/j.jcps.2010.07.005
  • Ou, L. C., Lou, M. R., Woodcock, A., & Wright, A. (2004). A study of colour emotion and colour preference. Part II: Colour emotions for two-colour combinations. Color Research and Application. https://doi.org/10.1002/col.20024
  • Palmer, S., Schloss, K. B., & Sammartino, J. (2013). Visual Aesthetics and Human Preference. SSRN. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-120710-100504