Receita de risoto de abóbora

Acredite ou não, você pode fazer um risoto delicioso com abóbora. Confira o passo a passo para alcançar um resultado perfeito.
Receita de risoto de abóbora

Última atualização: 25 Setembro, 2021

O risoto de abóbora é uma forma diferente de consumir este alimento de origem vegetal. Do ponto de vista nutricional, a abóbora se destaca pela sua concentração de micronutrientes, por isso vamos ensinar a tirar proveito dela por meio desta receita simples.

Lembre-se de que o risoto é classificado como um prato de difícil execução. Porém, se seguir os passos que vamos compartilhar, você obterá um resultado excepcional.

Ingredientes do risoto de abóbora com açafrão

Para preparar um risoto de abóbora com açafrão, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de vinho branco.
  • 5 xícaras de caldo de legume.
  • 1/2 colher de chá de açafrão.
  • 2 colheres de sopa de manteiga.
  • 1 cebola média, picadinha.
  • 2 xícaras de arroz de grão curto.
  • 1/2 xícara de parmesão ralado.
  • 2 xícaras de purê de abóbora cozida.

Passo a passo do risoto de abóbora com açafrão

Você vai começar colocando o caldo de legumes em uma panela sobre o fogo. É importante que ele atinja o ponto de ebulição.

Paralelamente, coloque uma colher de sopa de manteiga na frigideira em potência média e introduza a cebola depois de derretida. Será necessário dourar o vegetal por cerca de 5 minutos até que fique com uma cor transparente.

Neste ponto, adicione todo o arroz, continuando a mexer. Você deve cozinhá-lo seco por alguns minutos.

Depois de algum tempo, incorpore o vinho e deixe evaporar completamente sem parar de mexer. A partir daqui, reduza o calor e adicione algumas conchas de caldo junto com o açafrão. Sem parar de mexer, cozinhe o risoto acrescentando o caldo à medida que ele vai secando, por 20 minutos.

Antes de terminar, mais ou menos após 18 minutos de cozimento, coloque o purê de abóbora na frigideira. A receita termina com a última concha de caldo, com o queijo e com uma colher de sopa de manteiga. Mexa bem e desligue o fogo, corrigindo o sal e a pimenta se necessário. Espere 3 minutos para que o arroz descanse e possa ser consumido.

Risoto em um prato
O risoto é um prato típico da culinária italiana que foi combinado com diversos ingredientes quando foi exportado para outros países.

Leia também: O que é o bulgur?

Benefícios da abóbora

Não queremos terminar este artigo sem dizer quais são os principais benefícios da abóbora. Este vegetal se destaca pela sua densidade nutricional, por isso seria adequado introduzi-lo regularmente na dieta para melhorar a saúde.

Melhora a digestão

A abóbora é caracterizada pelo seu teor de fibra. Essa substância é fundamental para facilitar o trânsito intestinal. Ela aumenta o volume do bolo fecal, o que gera uma maior ativação dos mecanorreceptores do trato digestivo.

Segundo pesquisas publicadas na revista Nature Reviews , a ingestão de fibras é decisiva para evitar os processos de constipação, tanto em crianças quanto em adultos. É importante atender aos requisitos diários para garantir que o intestino funcione bem.

Reduz a pressão alta

Do ponto de vista dos micronutrientes, deve-se observar que a abóbora tem baixo teor de sódio, mas possui potássio. Este último elemento gera um efeito hipotensor, por isso ajuda a reduzir a pressão arterial. Isso é evidenciado por um estudo publicado no Journal of Clinical Hypertension.

Manter os níveis de pressão arterial elevados é considerado perigoso para a saúde. A incidência de acidentes cardiovasculares pode ser aumentada, especialmente se houver desenvolvimento de aterosclerose.

É uma boa opção para diabéticos

Pessoas que desenvolveram diabetes devem ter muito cuidado com a ingestão de carboidratos. Se elas ingerirem muitos ou se forem do tipo simples, os problemas metabólicos podem ser agravados.

No entanto, a abóbora fornece uma boa quantidade de carboidratos complexos, garantindo assim um bom nível de energia para pessoas com diabetes sem condicionar o controle glicêmico. Juntamente com os tubérculos, esta é uma excelente opção neste aspecto.

Ajuda a prevenir a anemia

A abóbora é uma fonte de ferro. Esse elemento é essencial para prevenir o desenvolvimento de anemia, conforme afirma uma pesquisa publicada na revista The Medical Clinics of North America . No entanto, deve-se levar em consideração que a disponibilidade de ferro de origem vegetal é bastante limitada.

Ele deve ser sempre consumido com uma dose de vitamina C para aumentar a sua absorção. Felizmente, a abóbora também concentra essa vitamina.

Retarda o envelhecimento celular

Como muitos outros vegetais de cores vivas, a abóbora contém vitamina A e antioxidantes. Ambos os elementos são essenciais para ajudar a retardar os sinais de envelhecimento. Na verdade, a vitamina A estimula a síntese de colágeno, uma das proteínas mais abundantes do corpo humano que confere elasticidade e firmeza à pele.

Os antioxidantes, por outro lado, são essenciais para neutralizar a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos. Dessa forma, muitas patologias complexas que incluem inflamação são evitadas.

Abóbora crua
A abóbora é fonte de fibras, antioxidantes, vitamina C, ferro e potássio.

Melhora a qualidade do sono

Continuando com os micronutrientes, é importante mencionar o teor de magnésio da abóbora. Este mineral ajuda a melhorar a qualidade do sono, promovendo assim um correto estado de relaxamento. Seu consumo regular também está associado a um menor risco de desenvolver estados depressivos ou de ansiedade.

Ele pode até ser benéfico na prevenção de cãibras nas pernas em atletas ou mulheres grávidas, embora as evidências a esse respeito sejam limitadas.

Experimente este risoto de abóbora e açafrão

Este risoto de abóbora e açafrão é uma excelente opção para surpreender seus amigos e familiares. Para fazê-lo, é importante respeitar os passos definidos e não parar de mexer.

Lembre-se de que tanto o arroz quanto a abóbora são capazes de fornecer uma boa quantidade de energia na forma de carboidratos. Este prato é, portanto, bastante adequado para a dieta de atletas de alto rendimento. No entanto, pessoas sedentárias devem moderar seu consumo para evitar o ganho de peso.

Por fim, não se esqueça de que a escolha de um arroz de grão curto é fundamental para obter um resultado final ideal. Existem no mercado alguns tipos de arroz destinados especificamente para o preparo de risotos, já cultivados com o objetivo de serem macios por fora e mais duros por dentro.

Pode interessar a você...
Risoto de quinoa com champignons, frango e alho-poró
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Risoto de quinoa com champignons, frango e alho-poró

O risoto de quinoa é um prato com um alto valor nutricional, já que conta com ingredientes com porcentagem alta de proteínas, vitaminas e minerais.



  • Vriesman, M. H., Koppen, I., Camilleri, M., Di Lorenzo, C., & Benninga, M. A. (2020). Management of functional constipation in children and adults. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology17(1), 21–39. https://doi.org/10.1038/s41575-019-0222-y
  • Chmielewski, J., & Carmody, J. B. (2017). Dietary sodium, dietary potassium, and systolic blood pressure in US adolescents. Journal of clinical hypertension (Greenwich, Conn.)19(9), 904–909. https://doi.org/10.1111/jch.13014
  • DeLoughery T. G. (2017). Iron Deficiency Anemia. The Medical clinics of North America101(2), 319–332. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2016.09.004