Remédios naturais para desintoxicar os pulmões

· 15 de abril de 2019
Além de evitar ambientes contaminados, para desintoxicar os pulmões também é importante ter uma dieta balanceada que nos forneça os nutrientes necessários para fortalecê-los, além de parar de fumar.

Certamente, desintoxicar os pulmões é essencial hoje em dia, visto que existem muitos fatores que ameaçam seu funcionamento adequado.

Entre eles, a falta de exercício, a poluição ambiental e a fumaça do tabaco. Estas são circunstâncias que não podemos consertar porque são o produto da nossa atualidade.

No entanto, em casa, podemos proteger a saúde dos nossos pulmões com tratamentos e remédios naturais. Tome nota!

Dicas para a rotina diária

Afaste-se dos gases tóxicos

Afaste-se dos gases tóxicos

Sem dúvida, evitar a poluição e gases tóxicos na cidade é praticamente impossível. Por isso, recomendamos que durante os seus dias de folga, visite espaços naturais que lhe permitam respirar ar puro.

Afaste-se da cidade, aproveite as excursões, visite um acampamento, alugue uma casa no campo e tente entrar em contato com a natureza.

Dessa forma, você ajudará a desintoxicar os pulmões, porque o ar fresco é o melhor remédio.

Não fume

Em primeiro lugar, lembre-se de que o tabaco afeta não só você, mas também aqueles que respiram essa fumaça. Se você estiver no primeiro grupo, é preciso parar de fumar. Se estiver no segundo, tente se afastar das pessoas quando elas estiverem fumando.

Por outro lado, você também deve tentar evitar qualquer espaço onde seja permitido fumar publicamente. Escapar da fumaça deve se tornar um hábito, e seus pulmões agradecerão.

Purifique o ar da sua casa

Sua casa também contém partículas nocivas. Evite isso usando filtros e ventilando cada espaço; desta forma você evitará o acúmulo de impurezas.

Além disso, certifique-se de deixar os tapetes sempre limpos, visto que geralmente eles armazenam muita poeira.

Não deixe de ler: Remédios caseiros para fortalecer os pulmões e respirar melhor

Procure ter uma dieta saudável

Procure ter uma dieta saudável

Inclua frutas e vegetais em sua dieta, pois eles são fontes de nutrientes essenciais e funcionam como antioxidantes.

Ademais, adicione ingredientes ricos em vitamina C: um suco de frutas cítricas no café da manhã vai limpar seus pulmões e fortalecer o sistema imunológico. Inclua o potássio através de bananas, ameixas ou morangos.

Beba muitos líquidos

O ideal é tomar dois litros de água todos os dias, o que você também pode complementar com infusões. A água é um purificador natural e as ervas aromáticas das infusões ajudam a eliminar as toxinas.

Realize banhos de vapor

Realize banhos de vapor para limpar os pulmões

Estes banhos vão ajudá-lo a expectorar e a eliminar as toxinas dos pulmões. Basta colocar água fervente em uma bacia e, durante 20 minutos, respirar o vapor da água, tomando cuidado para não se queimar.

Por outro lado, para melhorar o resultado, coloque uma toalha no topo da cabeça para que o vapor se concentre. Você também pode adicionar óleos essenciais.

3 remédios naturais para desintoxicar os pulmões

Para melhorar os resultados, acompanhe os hábitos anteriores com os seguintes remédios naturais.

Além disso, todos são ideais para combater as afecções dos pulmões e do trato respiratório. Claro, não se esqueça de consultar um médico se você acha que seus pulmões podem estar em más condições.

1. Chá de castanha-da-índia

É perfeito para combater ou prevenir a asma, tosse e bronquite.

A preparação consiste no mesmo procedimento que você realiza para qualquer outra infusão: em uma panela com água, adicione uma colher de castanha-da-índia (15 g) e deixe ferver por cerca de cinco minutos. Coe e tome o líquido uma vez por dia.

2. Chá de alcaçuz

Chá de alcaçuz para desintoxicar os pulmões

O alcaçuz é outro aliado. Ele tem propriedades para proteger o trato respiratório, mas você tomar cuidado caso sofra de hipertensão.

Em uma panela com água, adicione uma raiz de alcaçuz. Deixe ferver por 5 minutos, coe e tome um copo desse líquido diariamente.

Confira também: Como fazer uma depuração dos pulmões e brônquios?

3. Banho de vapor com eucalipto

O eucalipto é uma planta que é bem conhecida por ter propriedades que combatem as afecções do trato respiratório e ajuda a desintoxicar os pulmões.

Assim então, uma das maneiras de usá-lo é através de banhos de vapor. Adicione um punhado de eucalipto à água fervente e respire o vapor. Faça inspirações profundas.

Certamente, isso ajudará você a combater a obstrução das vias respiratórias. Ele também irá acalmar sua tosse e ajudá-lo a combater o congestionamento nasal.

4. Remédio de cúrcuma, cebola e gengibre

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml).
  • 1 colher de cúrcuma (15 g).
  •  1 cebola grande.
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g).
  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado (45 g).

Preparação

  1. Em primeiro lugar, ferva a água.
  2. Assim que atingir o ponto de ebulição, adicione a cebola picada em pedaços médios.
  3. Posteriormente, deixe ferver mais 5 minutos e adicione os outros ingredientes.
  4. Logo, mantenha em fogo médio por cerca de 40 minutos.
  5. Finalmente, após esse tempo, retire do fogo e deixe descansar. Quando a preparação estiver fria, coe e guarde na geladeira em uma garrafa de vidro.

Modo de consumo

  • Em primeiro lugar, tome duas colheres de sopa da preparação com o estômago vazio e antes do jantar. Isso ajudará você a desintoxicar os pulmões.
  • Logo, repita por mais 9 dias até sentir a diferença na respiração.
  • Finalmente, diante de desconfortos mais profundos, visite um especialista.