Os 8 melhores remédios naturais para eliminar fungos na pele

Todos nós já sofremos de uma infecção fúngica em algum momento. Descubra oito remédios naturais que ajudam a combatê-las.
Os 8 melhores remédios naturais para eliminar fungos na pele

Última atualização: 17 Novembro, 2021

Muitos buscam informações a respeito de como eliminar os fungos na pele, já que eles não são apenas incômodos, mas também têm uma aparência desagradável. Geralmente, aparecem em diferentes áreas do corpo, como pés, mãos, axilas e até mesmo no rosto. Eles podem ser dermatófitos, leveduras ou outras variedades de fungos com capacidade de colonizar o nosso corpo.

Caracterizam-se por provocar manchas brancas ou avermelhadas, geralmente acompanhadas de coceira e vermelhidão. A presença de infecções fúngicas pode indicar um sistema imunológico enfraquecido. Felizmente, graças aos compostos ativos de vários ingredientes naturais, eles podem receber um tratamento oportuno para que não levem a distúrbios mais complicados.

Hoje, fizemos uma lista dos 8 melhores remédios que podem ser usados para dizer adeus a este problema.

Remédios caseiros para eliminar os fungos na pele

1. Alho

Tanto o seu consumo quanto a sua aplicação direta na pele são válidos como tratamento contra estes tipos de afecções cutâneas. Ao ser ingerido, ele promove a eliminação dos patógenos nocivos presentes no intestino.

Também é útil como máscara ou em forma de pasta, pois seu suco é facilmente absorvido pela pele, acelerando a sua recuperação. O mais importante é utilizá-lo cru, porque esta é a única forma de aproveitar ao máximo todas as suas propriedades.

2. Aloe vera

O aloe vera é uma das plantas medicinais mais utilizadas na atualidade. Possui inúmeras propriedades para o cuidado não só da pele, mas de todo o organismo.

Gel de aloe vera

Suas propriedades hidratantes e reparadoras estimulam a atividade celular, ao mesmo tempo que reduzem o risco de envelhecimento e tratam problemas comuns como fungos e irritações. Pode ser aplicado sozinho ou combinado com outros ingredientes antibióticos, como mel e cebola.

3. Sal marinho

A esfoliação com sal marinho ajuda a remover as células mortas enquanto combate os fungos da pele. Basta diluir em um pouco de água e depois esfregar na área afetada com uma leve massagem circular.

4. Óleo de orégano

As propriedades antibióticas e antifúngicas do óleo de orégano o tornam um bom aliado para aliviar esses tipos de condições. Sua aplicação na área afetada reduz a presença de fungos e acelera a recuperação da pele sem provocar efeitos adversos.

No entanto, como a maioria dos óleos essenciais, não deve ser aplicado diretamente na pele sem ser diluído. Você deve dissolver 1 a 2 gotas de óleo de orégano em 5 ml de um óleo básico, como o de amêndoas, e ele estará pronto para ser usado.

5. Iogurte natural para eliminar os fungos na pele

As bactérias benéficas do iogurte natural são úteis no combate a vários tipos de patógenos que afetam diferentes partes da pele. Isso ocorre porque essas bactérias têm o mesmo nicho ecológico dos fungos.

Embora seja frequentemente usado para reduzir a presença de fungos na área íntima, também é útil quando eles se desenvolvem nos pés, axilas ou rosto. Basta aplicá-lo com uma leve massagem e deixar agir por cerca de 30 minutos antes de enxaguar. Seu uso deve ser diário até que o alívio desejado seja obtido.

6. Vinagre de maçã

O principal motivo pelo qual o vinagre de maçã combate os fungos é porque ele altera o ambiente de que eles precisam para crescer, modificando o pH da pele. No entanto, um excesso de ácido acético pode alterar a flora bacteriana natural da pele, causando mais danos do que benefícios.

Recomenda-se não aplicá-lo diretamente na pele, pois pode ser agressivo. A melhor forma de usar este remédio contra fungos é diluí-lo em água em partes iguais.

7. Suco de limão

Um dos remédios clássicos para o tratamento de fungos e infecções é o limão. Seu ácido cítrico é um poderoso agente antibiótico que acelera a recuperação da pele sem causar efeitos nocivos.

Suco de limão

Sua aplicação sempre deve ser feita à noite, pois gera fotossensibilidade da pele. Expor a pele tratada com limão ao sol pode causar manchas indesejáveis.

8. Óleo de coco para eliminar os fungos na pele

O óleo de coco é composto por ácidos graxos com poderosos efeitos antifúngicos. Seu teor de ácido caprílico tem sido usado há muitos anos como um agente ativo para eliminar infecções causadas por esses patógenos.

É importante escolher uma versão não refinada ou extravirgem, pois os refinados não têm as mesmas propriedades. Seus efeitos podem ser obtidos aplicando-o diretamente na área afetada ou tomando uma colher de sopa todos os dias.

Por serem remédios naturais, é muito provável que várias aplicações sejam necessárias para poder notar os resultados. O importante é ser consistente com o seu uso.

Pode interessar a você...
4 remédios para tratar os fungos vaginais
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 remédios para tratar os fungos vaginais

O crescimento excessivo de fungos vaginais pode causar incômodos como o excesso de fluxo e mau cheiro. Quer combatê-los naturalmente? Saiba mais.