O que são os antibióticos naturais?

Os antibióticos costumam ser usados de forma abusiva, o que levou à evolução de superbactérias que desenvolveram resistência aos seus efeitos.
O que são os antibióticos naturais?

Última atualização: 12 Agosto, 2021

Você já usou antibióticos naturais alguma vez? É verdade que, graças ao avanço da ciência e da tecnologia, hoje o ser humano dispõe de meios poderosos para combater diversas doenças.

No entanto, os medicamentos antibacterianos costumam ser mal utilizados. Em muitas ocasiões, eles são consumidos de forma abusiva, o que levou à evolução de superbactérias que desenvolveram resistência aos seus efeitos.

Felizmente, a natureza é rica em antibióticos naturais que podem ser facilmente usados com maiores margens de segurança. Porém, lembre-se de que se for um quadro grave você deve ir ao médico, pois os remédios naturais não são milagrosos e nunca vão dar soluções mágicas para a cura de doenças.

Antibiótico cotrimoxazol

Os melhores antibióticos naturais

1. Óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano é um dos principais antibióticos naturais. Ele contém propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater resfriados e tosses, melhorar problemas digestivos e apoiar os sistemas imunológico e respiratório.

Na verdade, um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostra que o óleo essencial de orégano, junto com alguns outros óleos essenciais como tomilho, hortelã-pimenta, canela, sálvia e cravo, têm fortes propriedades antimicrobianas.

Quando usado aromaticamente, o óleo essencial de orégano pode ajudar a diminuir os patógenos transportados pelo ar, aumentar a imunidade e fornecer uma sensação de segurança. O orégano se mistura bem com os óleos essenciais de manjericão, erva-doce, capim-limão, alecrim e tomilho.

Tenha cuidado ao aplicar o óleo essencial de orégano topicamente. O orégano é muito cáustico e pode causar irritação na pele se não for diluído. Para evitar irritações na pele quando usado topicamente, dilua uma gota de óleo essencial em 3 gotas do óleo carreador.

2. Prata coloidal

O uso da prata coloidal na batalha contra as bactérias patogênicas remonta aos tempos antigos. Hipócrates foi um dos primeiros a descrever suas propriedades antimicrobianas em 400 aC.

Nos últimos anos, vários estudos mostraram que a prata coloidal é, de fato, um dos agentes mais eficazes no combate a patógenos resistentes a antibióticos. No entanto, a medicina tradicional rejeitou amplamente esses tipos de alegações, transferindo a prata coloidal para a seção de mitos médicos.

Segundo as pesquisas mais recentes do Instituto Wyss de Engenharia Inspirada na Biologia da Universidade de Harvard, doses baixas de prata coloidal podem tornar os antibióticos até mil vezes mais eficazes. Também podem permitir que um antibiótico seja feito para combater com sucesso as bactérias resistentes aos antibióticos.

3. Hidraste

O hidraste contém um composto chamado berberina, que mata muitos tipos de bactérias nos intestinos, incluindo aquelas que causam diarreia. A berberina também mata uma ampla variedade de outros tipos de germes, como os que causam a candida, as infecções, e parasitas como a tênia e a Giardia.

A berberina também pode ativar os glóbulos brancos, tornando o hidraste um dos melhores antibióticos naturais para combater infecções e fortalecer o sistema imunológico.

O hidraste favorece a digestão, acalma dores de estômago e mata bactérias. Muitas vezes ele é combinado com a equinácea para promover o fortalecimento do sistema imunológico.

Ação dos antibióticos

Outros antibióticos naturais

Verbasco

O verbasco é uma das melhores ervas para usar em crianças. Basicamente, ajuda a matar bactérias e a curar doenças que afetam o trato respiratório superior. Também atua nos seios paranasais.

Inúmeros estudos relatam sua capacidade de reduzir os sintomas de infecção respiratória superior, como fadiga, dor de garganta, tosse e dor de cabeça.

Mirra

A mirra tem sido usada por curandeiros naturais há centenas de anos. É valorizada por suas propriedades antissépticas, antibióticas e antivirais.

Pode ser tomada internamente e usada externamente para gargarejar ou lavar feridas. É mais frequentemente recomendada para infecções bacterianas orais, incluindo feridas na boca, além de bronquite e dores de garganta.

Sálvia

Nos tempos antigos e durante a Idade Média, a sálvia era altamente valorizada. A sua lista de benefícios é longa: tem a capacidade de ajudar a combater doenças da boca, dentes, sangue e articulações.

Antibióticos naturais

Tomilho

O tomilho é valorizado pelas suas propriedades antibacterianas. É frequentemente usado em preparações para apoiar e proteger o sistema respiratório.

Este óleo essencial é um desinfetante e conservante natural eficaz, usado em muitas preparações para a pele não apenas pelo seu efeito terapêutico, mas para proteger o próprio produto da contaminação microbiana e deterioração. O tomilho também é excelente para o tratamento da acne.

Pode interessar a você...
Excesso de higiene e resistência a antibióticos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Excesso de higiene e resistência a antibióticos

A resistência a antibióticos está aumentando a cada ano em todo o mundo. Neste artigo, mostraremos como o excesso de higiene influencia essa circun...