Propriedades do limão como remédio natural

27 de dezembro de 2019
O limão facilita a digestão e estimula as funções hepáticas. Entre as propriedades do limão está a de promover a eliminação de toxinas,  que impede a formação de pedras nos rins.

O limão pertence ao grupo dos citros e é amplamente valorizado por seus benefícios à saúde. Você não acredita? Neste artigo, explicaremos as propriedades do limão como remédio natural.

As propriedades do limão como remédio natural

Conhecido por seu sabor e uso na gastronomia mundial, o limão é o fruto do limoeiro, uma árvore perene e aromática do gênero Citrus. Vindo da Ásia, hoje seu cultivo é realizado em áreas tropicais e subtropicais.

O limão contém uma alta concentração de vitamina C e ácido cítrico, que influencia diretamente em suas propriedades. Também fornece potássio, cálcio, fósforo e magnésio em boas quantidades.

O limão é considerado útil em pratos doces e salgados, bem como na fabricação de bebidas. Além disso, o suco serve para purificar a água e inibir alguns micro-organismos, suas folhas são boas para aromatizar salas e móveis e até a madeira da árvore é apreciada no trabalho de marcenaria.

Mas você sabia que o limão é benéfico para a saúde em muitos aspectos?

Confira também este artigo: Vitamina com cenoura: 5 receitas simples para depurar o organismo

6 benefícios do limão para a saúde

Chá com limão

1.- O limão como remédio natural com propriedades antissépticas e desinfetantes

Esta fruta é um antisséptico natural, é por isso que é útil na desinfecção de feridas. Por outro lado, previne a proliferação de micro-organismos nocivos, além de acelerar a cicatrização da pele.

2.-Proteção do sistema cardiovascular e circulação sanguínea

Quem diria que o limão ajuda a prevenir doenças cardiovasculares? Por exemplo, diz-se que fornece inúmeros antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do coração e reforça as paredes dos vasos sanguíneos. Também promove a circulação do sangue, diminui a pressão sanguínea e combate a formação de coágulos.

3.- Proteção do fígado, rins, bexiga e sistema digestivo

O limão facilita a digestão e estimula as funções hepáticas. Entre outras coisas, promove a eliminação de toxinas, o que impede a formação de pedras nos rins. Por outro lado, seus nutrientes favorecem o fortalecimento do sistema imunológico.

4.- O limão como remédio natural para aliviar a dor nas articulações e inflamação

O ácido cítrico, assim como outros componentes oleicos, são anti-inflamatórios e desinfetantes. Por isso, o óleo essencial de limão é um excelente remédio para a tendinite, artrite, a osteoartrite, a gota e o reumatismo. Além disso, comer limão ajuda a aliviar a dor nas articulações.

5.- Proteção da pele, cabelos e unhas

Os componentes do limão têm sido utilizados em diversos cosméticos. O efeito antioxidante da vitamina C favorece a renovação celular, a formação de colágeno e a fixação de cálcio. Portanto, esta fruta nos ajuda a combater o envelhecimento da pele, fortalecer as unhas e os cabelos, somente aplicando algumas gotas após lavá-los. Não se esqueça de enxaguar com água em abundância.

Certamente, aplicado topicamente, serve para clarear a pele, esfoliar e restaurar o seu brilho. Além disso, é reconhecido como o aliado ideal para peles que tendem a ser um pouco opacas e oleosas, devido às propriedades do limão e seus componentes na pele.

Finalmente, não queremos deixá-lo ir sem propor estes 3 remédios úteis feitos com limão.

Você também pode estar interessado em: Como o açúcar afeta o seu organismo? Tudo o que você precisa saber

Remédios naturais feitos com limão

Para combater a dor de garganta

Mel e limão

Os flavonoides, componentes antioxidantes do limão, ajudam a reduzir a inflamação da garganta. Por sua vez, o mel também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Ingredientes

  • Suco de meio limão
  • 1 colher de chá de mel
  • 250 ml de água

Preparação

  • Em primeiro lugar, ferva a água.
  • Logo, coloque o mel e o limão em uma xícara grande.
  • Posteriormente adicione a água quente, mexa e beba imediatamente.
  • Finalmente, use este remédio o quanto for necessário.

Para tratar a acne

Esta máscara permitirá que você limpe adequadamente sua pele. Primeiramente, certifique-se de fazer um teste em uma área menos sensível para garantir que a preparação não seja muito agressiva para você.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de argila
  • Suco de meio limão
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã (menta)
  • 1 gota de óleo essencial da árvore do chá

Preparação

  • Em primeiro lugar, coloque a argila e o suco de limão em um copo.
  • Logo, adicione as 2 gotas de óleo de hortelã e a gota de óleo de árvore do chá.
  • Posteriormente, misture bem e aplique a máscara na área da testa, nariz e queixo.
  • Finalmente, deixe por alguns minutos e enxágue com água morna.