6 remédios caseiros para tratar o torcicolo

Você sofre de torcicolo com frequência? A seguir, descubra alguns remédios caseiros que ajudarão a aliviar e controlar o problema.
6 remédios caseiros para tratar o torcicolo

Última atualização: 27 Agosto, 2021

Você está em busca de remédios caseiros para tratar o torcicolo? Hoje vamos compartilhar alguns deles e também falaremos sobre as principais causas desta dor no pescoço, como manter a mesma postura por muitas horas, dormir mal, levantar muito peso ou fazer movimentos bruscos.

Se você não quiser tomar analgésicos para tratar essa contratura muscular, leia este artigo, onde você encontrará os melhores remédios caseiros. Os sintomas desaparecerão em questão de horas.

Causas e características do torcicolo

O torcicolo é uma contração dos músculos do pescoço que não permite que a cabeça se mova corretamente. Você sente uma espécie de “puxão” e dor quando deseja realizar determinados movimentos. O torcicolo é causado pela inflamação do músculo esternocleidomastóideo. Podemos acordar de manhã sem conseguir mexer o pescoço, ou a dor pode surgir ao entardecer.

Os casos de torcicolo congênito, de acordo com este estudo, podem ser tratados com fisioterapia e controle de estimulação. Normalmente, esse tipo de torcicolo ocorre em bebês e crianças mais novas. Porém, hoje vamos falar sobre o tipo mais comum, que ocorre devido à má postura.

Dor no pescoço

Embora qualquer um possa ser afetado pelo torcicolo, ele costuma surgir em pessoas entre 30 e 60 anos, ou seja, durante a idade ativa dos adultos. As causas do torcicolo são diversas.

Na maioria dos casos, ele ocorre devido a uma má posição da cabeça durante o sono, um movimento forte ou forçado no pescoço, um trauma violento como em um acidente de carro, manter uma postura por muito tempo (trabalhar em frente ao computador, por exemplo) ou ficar diante de um fluxo de ar na mesma direção por um longo período.

Os sintomas do torcicolo são fáceis de reconhecer: rigidez na nuca, dores fortes no pescoço ao querer fazer um movimento específico e cabeça em uma posição incomum.

Dicas e remédios caseiros para tratar ou evitar o torcicolo

Quando a dor no pescoço aparece, é devido à presença de algumas das causas indicadas acima. Para evitá-la, ou para que o tratamento tenha efeitos mais rápidos, preste atenção a essas dicas.

Sente-se corretamente

As costas devem estar retas, totalmente apoiadas no encosto da cadeira, os pés totalmente apoiados no chão. Você pode usar almofadas para ficar mais ereto.

Use um encosto mais alto que permita apoiar o pescoço enquanto trabalha, especialmente se você passar muitas horas na mesma posição.

Use o assento do carro corretamente

Ele deve ser firme, não permitir que você afunde muito, bem como oferecer um apoio lombar correto e ajustado de acordo com a sua altura.

Se o seu carro não for novo, considere trocar os bancos, mesmo que seja apenas o do motorista. O apoio de cabeça é muito importante, pois protege o pescoço de possíveis colisões.

Atenção à cama e ao travesseiro

O colchão tem de ser firme, com espuma ou molas sempre que possível, e não pode ceder. Algumas pessoas optam por colocar uma placa rígida sob o colchão. A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas dobradas e os joelhos na altura do peito, em “posição fetal”, como costumam dizer.

O travesseiro não deve ser muito alto ou muito baixo. Para as dores no pescoço, a pior posição é de bruços. Durma de 6 a 8 horas todas as noites para ajudar a relaxar os músculos.

Não fique na mesma posição por muitas horas

Se você trabalha em um escritório e tem que ficar na sua mesa o dia todo, faça pequenas pausas e alongue os músculos. Levante-se de vez em quando para que todos os seus músculos descansem e se movam.

Se, por outro lado, o seu trabalho o obriga a ficar de pé ou a andar, você também pode se sentar para descansar a cada duas horas. Isso é essencial e necessário.

Alongar no trabalho

Faça exercícios cervicais

Mova a cabeça em círculos mais ou menos grandes, diga “sim” e “não” com a cabeça, leve as orelhas aos ombros, levante os ombros até o nível das orelhas, e assim por diante. Os movimentos devem ser lentos. Desta forma, você estará fortalecendo os músculos cervicais e será mais difícil sofrer de torcicolo. Eles são muito fáceis de fazer e, acima de tudo, eficazes.

Remédios caseiros para tratar o torcicolo

O primeiro remédio caseiro para tratar torcicolo é o calor. Aplique uma almofada de aquecimento ou cobertor no local dolorido por cerca de 20 minutos.

Outra opção é tomar banho com água bem quente (o máximo que aguentar). Assim, os músculos relaxam e a dor diminui. No entanto, há outra série de remédios caseiros para tratar o torcicolo:

  • Pegue uma folha de repolho e alise-a com um rolo de massa. Aqueça-a em uma frigideira e coloque sobre a área dolorida pelo maior tempo possível.
  • Despeje algumas gotas de óleo essencial de cânfora em uma tigela pequena e misture com um dente de alho amassado. Com esta pasta, massageie a área dolorida. Se o torcicolo for causado por um hematoma, você pode esfregar tintura de arnica.
  • O orégano é um remédio incrível para as dores no pescoço. Beba de duas a quatro xícaras de chá feito com orégano (uma colher de sopa para cada ¼ litro de água). Os músculos vão relaxar. Você também pode fazer um cataplasma com folhas de orégano e um pouco de água quente para que o líquido penetre na área afetada.
  • Faça uma mistura de cinco gotas de óleo essencial de camomila e cinco gotas de óleo de eucalipto em 20 ml de óleo vegetal (azeite de oliva, óleo de girassol ou de milho). Massageie essa mistura várias vezes ao dia para que a temperatura do pescoço suba e a dor seja aliviada.

Você já experimentou esses remédios caseiros para tratar o torcicolo? Qual deles teve os melhores efeitos em você? Esperamos que você possa resolver este doloroso problema o mais rápido possível.

Pode interessar a você...
A relação entre o torcicolo e o estresse: aprenda a tratá-lo
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A relação entre o torcicolo e o estresse: aprenda a tratá-lo

O pescoço é das primeiras áreas a notar oscilações por causa do estresse. Saiba qual a relação entre o torcicolo e o estresse. Aprenda a tratá-lo