Remédios caseiros para acabar com o mau odor corporal

· 27 de abril de 2015
Se você tiver problemas com o excesso de suor, saiba que o bicarbonato de sódio pode ser de grande ajuda, já que tem propriedades antibacterianas que nos ajudam a eliminar as bactérias culpadas pelo mau odor.

O mau odor corporal  costuma ser causado por uma transpiração excessiva por parte das glândulas sudoríparas, principalmente quando há uma acumulação de bactérias que se reproduzem quando não há suficiente oxigênio no corpo.

Quando esse problema acontece de forma frequente, é muito importante ir ao médico, pois isso pode ser um indício de um transtorno de saúde mais grave e, além disso, pode trazer consequências a nível psicológico.

As pessoas que sofrem de mau odor corporal costumam se isolar da sociedade, precisamente pela rejeição social que isso causa nas outras pessoas.

Embora os odores possam não ser frequentes, é possível que eles apareçam de um momento para o outro, gerando desconforto, tanto em quem os padece, como naqueles que rodeiam a pessoa afetada.

Felizmente, mesmo que possa parecer quase impossível, há várias maneiras de combater o mau odor corporal. Se você sofrer com esse problema, ou se conhecer alguém com essa condição, tenha em conta os seguintes remédios caseiros.

Infusão de sálvia para o mau odor corporal

A sálvia tem propriedades termorreguladoras que a tornam perfeita para lutar contra o suor excessivo e o mau odor corporal.

Ingredientes

  • 5 folhas de sálvia.
  • 1 xícara de água (250 ml).

Modo de preparo

Para preparar a sua infusão, ferva 5 folhas de sálvia em uma xícara de água durante 15 minutos. O ideal é beber essa infusão várias vezes por dia para obter bons resultados.

Desodorante natural de hortelã e romeiro

hortela2

A hortelã e o romeiro se caracterizam por suas propriedades aromáticas e antibacterianas, que as tornam efetivas no tratamento contra o mau odor corporal.

Ingredientes

  • 5 folhas de hortelã ou hortelã-pimenta.
  • 5 folhas de romeiro.
  • 1 xícara de água (250 ml).

Modo de preparo

Ferva as 5 folhas de hortelã junto com as 5 folhas de romeiro em uma xícara de água durante 15 minutos. Posteriormente, peneire e aplique o líquido resultante sobre a pele depois de tomar banho normalmente.

Banho de chá preto

O chá preto contém taninos que favorecem a limpeza profunda da pele e a eliminação do mau odor corporal.

Ingredientes

  • 4 saquinhos de chá preto.
  • 2 litros de água.

Modo de preparo

Ferva os 2 litros de água e, quando entrar em ebulição, coloque os 4 saquinhos de chá preto. Posteriormente, acrescente essa infusão à água da banheira, onde você irá tomar banho durante 20 minutos.

Coentro
Alimentos ricos em clorofila

Os produtos naturais com conteúdos de clorofila têm um importante efeito desodorante que ajuda a combater o mau hálito. Se esse for o seu caso, recomendamos consumir alimentos como:

  • Espinafre.
  • Alface.
  • Acelga.
  • Couve frisada.
  • Coentro.

Você também pode consumir um suco verde em jejum para prevenir esse problema.

Óleo essencial de alfazema

alfazema-3-500x394

O óleo de alfazema é um dos melhores óleos essenciais para combater o mau odor corporal. Esse óleo tem um cheiro bem suave e delicioso que pode ajudar a neutralizar os maus odores para acabar de uma vez por todas com esse problema.

Conheça: Surpreendentes usos do óleo de alecrim

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo de alfazema.
  • ½ litro de água.

Modo de preparo

Dilua as 5 gotas de óleo de alfazema em meio litro de água previamente fervida (ou água mineral). Conserve o líquido em um frasco hermético durante 10 dias e, posteriormente, aplique-o nas zonas afetadas pelo mau odor corporal.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também é uma excelente opção para combater o mau odor corporal e a sudoração excessiva. Isso acontece devido às suas propriedades antibacterianas, que ajudam a combater as bactérias que podem estar causando o mau odor.

Ingredientes

  • Bicarbonato.
  • Talco em pó.

Modo de preparo

Para aproveitar seus benefícios, é recomendável misturar em partes iguais e aplicar a mistura nas zonas mais afetadas pelo mau odor.

Vinagre de maçã

Vinagre

Se o mau odor estiver nos pés, o vinagre caseiro é um bom remédio que pode ser levado em conta na hora de combatê-lo. Esse produto ajuda a regular o pH da pele, eliminando as bactérias que podem causar o mau odor.

Ingredientes

  • 5 colheres de vinagre de maçã.
  • Água.

Modo de preparo

Para eliminar o mau odor nos pés, dissolva as 5 colheres de vinagre de maçã em um recipiente com água e deixe os pés de molho durante 10 minutos.

Leia também: Como tratar a infecção sinusal com vinagre de maçã?

Gengibre

Outra boa opção para combater o mau odor corporal, principalmente nos pés, é o gengibre.

Ingredientes

  • 1 raiz de gengibre média.
  • Água.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, rale a raiz de gengibre para fazer um chá. Posteriormente, introduza esse gengibre já ralado em uma panela com água e deixe-a ferver durante 15 minutos.

Passado esse tempo, retire-a do fogo e deixe repousar. Depois, é só massagear os pés com o líquido todas as noites antes de dormir.

  • Pandey, S. K., & Kim, K. H. (2011). Human body-odor components and their determination. TrAC - Trends in Analytical Chemistry. http://doi.org/10.1016/j.trac.2010.12.005