Reeducação postural global: o que é e quais são seus princípios

10 Dezembro, 2019
Mais conhecida pela sua sigla: RPG, a reeducação postural global é um método de fisioterapia que mudou o paradigma do tratamento desde a década de 1980. Neste artigo, mostraremos o que é e quais são seus princípios.

A reeducação postural global-RPG é um método dentro da cinesiologia e da fisioterapia. É uma maneira de abordar as patologias do sistema neuro-musculoesquelético para diagnosticar e tratar a doença.

Foi criada em 1980, na França, pelo fisioterapeuta Philippe Souchard. Depois disso se espalhou pelo mundo todo. Teve grande aceitação global, tanto que associações de reeducação postural global foram formadas em várias regiões e países.

Ao contrário de outras formas de cinesiologia e fisioterapia, a reeducação postural global-RPG procura a origem da patologia. Não se limita a ser uma prática paliativa para sintomas, mas propõe procurar as causas.

Uma de suas principais vantagens é a geração de mudanças e hábitos que podem ser prolongados ao longo do tempo para melhorar a qualidade de vida do paciente. Não é uma prática limitada a um momento específico de dor.

Vamos ver, então, quais são os princípios operacionais do sistema neuro-musculoesquelético no qual o RPG se baseia. E vamos ver também quais são os princípios que fundamentam teoricamente essa prática.

Princípios fisiológicos do sistema neuro-musculoesquelético

Chamamos sistema neuro-musculoesquelético o que está formado pela união das articulações, ossos, músculos e inervações do sistema nervoso, que direcionam os movimentos e as posturas no corpo humano. Suas doenças são as principais causas de incapacidade.

Anteriormente era conhecido como sistema locomotor, mas a nova denominação é mais precisa. A rede que interage para obter movimento é complexa e envolve vários sistemas. Além disso, não há apenas movimento dinâmico, mas também movimento estático ou postural.

Ioga para a reeducação postural global

A postura é considerada primordial entre os princípios da RPG.

A reeducação postural global-RPG estuda o sistema neuro-musculoesquelético e sua possibilidade de causar distúrbios com base em três princípios:

  • Individualidade: cada corpo é diferente, mesmo compartilhando estruturas semelhantes. Existe uma organização corporal que é específica para cada ser humano. Por esse motivo, os distúrbios também são únicos. Embora as patologias sejam descritas em geral, cada corpo a expressa à sua maneira.
  • Globalidade: os sistemas do organismo estão relacionados entre si, ou seja, não existem sistemas isolados. Para funcionar corretamente, a interação entre os tecidos é essencial. Quando há um distúrbio ósseo, também pode haver distúrbios musculares. Quando há distúrbios do sistema nervoso, possivelmente o restante do sistema musculoesquelético também sofrerá, como na fibromialgia.
  • Causalidade: todos os distúrbios do organismo têm uma causa. Os tratamentos devem apontar para a busca de causas. Quando os tratamentos são realizados apenas com sintomas e consequências, certamente eles reaparecerão no futuro.

Leia também: O que deve saber sobre a fibromialgia para combatê-la

Princípios da reeducação postural global-RPG

Com base nos princípios da fisiologia do sistema neuro-musculoesquelético, a RPG propõe três conceitos nos quais baseia a sua teoria e sua prática.

Esses conceitos substantivos estabelecem a base para tratamentos de RPG que se autodenominam progressivos e individuais. Os objetivos dos tratamentos são alcançados trabalhando a inter-relação entre músculos estáticos e músculos dinâmicos.

Estes são os três princípios do RPG:

  • Os músculos estão organizados na forma de cadeias.
  • Há compressão das articulações por gravidade e ação muscular.
  • A respiração está relacionada ao sistema neuro-musculoesquelético.

Os músculos estão organizados em forma de cadeias

Não há músculos trabalhando isoladamente no corpo humano. No entanto, existem cadeias musculares funcionais ligadas a uma postura ou movimento.

Portanto, se um músculo falha em uma cadeia funcional, toda a cadeia é afetada, e não apenas esse músculo. Assim, para que o tratamento tenha sucesso, deve ter como objetivo corrigir a cadeia muscular completa.

As cadeias podem ser principalmente dinâmicas ou essencialmente estáticas. Cada uma dessas funcionalidades é tratada de maneira diferente, pois para alguns o problema é a rigidez e para outros o problema é falta de tônus muscular.

Há compressão das articulações por gravidade e ação muscular

O peso do corpo gerado pela gravidade afeta as articulações. Além disso, os músculos as impactam usando-as como ponto de apoio. Seja para mover-se ou manter a postura, as articulações estão sob estresse.

Muitas patologias se originam pela sobrecarga articular. Frequentemente perdem o alinhamento ou os espaços articulares ficam compactados, gerando posturas não naturais. Portanto, a longo prazo, essas posições se tornam dolorosas.

A reeducação postural global-RPG tenta descomprimir as articulações e corrigir a postura geral do corpo.

A respiração está relacionada ao sistema neuro-musculoesquelético

Quando há distúrbios neuro-musculoesqueléticos a respiração também é alterada. Porque a alteração é ocasionada pela dor e também pelas más posturas que afetam a caixa torácica. Os estados de estresse por mialgia, por exemplo, também alteram o ritmo da respiração.

Para a RPG é importante atuar na dinâmica respiratória. Os tratamentos prestam atenção especial à respiração e ao sistema muscular do tórax, envolvidos na inspiração e na expiração.

Rpg e fisioterapia

Quer saber mais? Então leia: 7 alongamentos para aliviar as dores nas costas

Quem se beneficia com a reeducação postural global-RPG?

Existem muitos distúrbios que podem ser tratados com RPG, e o espectro etário é amplo, podendo ser beneficiados tanto crianças como adultos. Aliás, não é um tratamento com contraindicações.

É possível tratar alterações posturais originadas na coluna ou nos membros. Nesta linha, o Genu Valgo (pernas em tesoura) e o Genu Varo (pernas arqueadas) são tratáveis. Por outro lado, também há indicação para as hérnias de disco e para a escoliose.

Lesões em atletas são tratadas com RPG. Os distúrbios articulares que são usados ​​em excesso em certos esportes podem ser tratados com reeducação postural global, como por exemplo, cotovelo de golfista, cotovelo de tenista ou ombros doloridos.

Finalmente, podemos citar patologias neurológicas com repercussão motora, como a doença de Parkinson ou paralisia cerebral. Nestes casos, o objetivo é melhorar a qualidade de vida de uma patologia que é tratada por outras disciplinas.

  • Souchard, Philippe E., and Instituto de Terapias Globales. Reeducación postural global. Instituto de Terapias Globales, 1989.
  • Souchard, Philippe E. RPG. Principios de la reeducación postural global. Vol. 88. Editorial Paidotribo, 2005.
  • Palacín, Montserrat. “La Reeducación Postural Global (RPG) de Philippe Souchard: Puntos de ruptura con la fisioterapia clásica.” Natura Medicatrix: Revista médica para el estudio y difusión de las medicinas alternativas 45 (1996): 28-33.
  • Bienfait, Marcel. La reeducación postural por medio de las terapias manuales. Vol. 87. Editorial Paidotribo, 2005.
  • González S, Tello J, Silva P, Lüders C, Butelmann S, Fristch R, et al. Calidad de vida en pacientes con discapacidad motora según factores sociodemográficos y salud mental. Rev Chil Neuropsiquiatr. 2012;
  • Gómez-Regueira N, Escobar-Velando G. Tratamiento fisioterapéutico de las alteraciones posturales en la enfermedad de Parkinson. Revisión sistemática. Fisioterapia. 2017.
  • Arendt, E. A., Miller, L. E., & Block, J. E. (2014). Early knee osteoarthritis management should first address mechanical joint overload. Orthopedic reviews, 6(1), 5188. https://doi.org/10.4081/or.2014.5188