7 maneiras naturais de reduzir a sensibilidade mamária

Embora possa parecer contraproducente, o exercício ajuda a eliminar toxinas e favorece a depuração dos resíduos; por isso, contribui para reduzir a dor nos seios.
7 maneiras naturais de reduzir a sensibilidade mamária

Última atualização: 27 Agosto, 2021

Durante o ciclo menstrual, a sensibilidade mamária aumenta devido a uma série de alterações decorrentes da atividade hormonal. Embora esse sintoma não represente um problema sério de saúde, às vezes ele pode ser tão grave que interrompe as atividades diárias.

Além disso, cerca de 7 ou 10 dias antes da menstruação, é comum que a sensibilidade aumente e cause algum desconforto.

Em termos médicos, ela é conhecida como doença fibrocística e é caracterizada por alterações nos tecidos mamários quando os ciclos hormonais ovarianos são cumpridos. A condição desaparece após atingir a menopausa, embora nem todas as mulheres percebam isso da mesma forma, e algumas nem mesmo a sintam.

No entanto, é importante lembrar que, caso a sensibilidade se torne frequente e surja fora dos dias citados, um especialista deve ser consultado para analisar outras possíveis causas.

Embora não haja solução que permita que esse desconforto desapareça completamente, existem alguns remédios e hábitos que ajudam a reduzi-lo. A seguir, compartilhamos os 7 melhores para que você não hesite em utilizá-los sempre que precisar.

1. Evite o consumo de álcool e cafeína para reduzir a sensibilidade mamária

Evite o consumo de álcool e cafeína

Se a sensibilidade mamária faz parte da sua vida, evite bebidas alcoólicas ou com cafeína tanto quanto possível. Ambos contêm substâncias estimulantes que dilatam os vasos sanguíneos, aumentando a pressão e a sensibilidade.

Além disso, às vezes eles levam ao acúmulo de líquido no tecido mamário, piorando a dor.

2. Faça mudanças na dieta

Sem que você se dê conta, alguns dos seus hábitos alimentares estão influenciando a recorrência dessa doença. O consumo excessivo de sal, açúcares e gorduras causa retenção de líquidos e toxinas, duas causas principais de desequilíbrios nos processos inflamatórios.

Portanto, é melhor moderá-los tanto quanto possível e escolher alternativas mais saudáveis, como frutas, vegetais e carboidratos complexos. Neste caso específico, é benéfico consumir mais vitamina B e ácidos graxos essenciais ômega 3.

3. Consumir suco de cranberry

Consumir suco de cranberry

Consumir suco de cranberry antes e durante o período menstrual ajuda a reduzir a inflamação causada pela retenção de líquidos. Seus compostos antioxidantes, vitaminas e minerais desempenham papel relevante no equilíbrio hormonal, outro fator que influencia esse sintoma.

É claro que esses efeitos só são alcançados quando o suco é de origem 100% natural, já que as versões industrializadas não têm as mesmas propriedades.

4. Evite usar sutiãs apertados

O sutiã apertado demais pressiona os tecidos mamários e, em alguns casos, dificulta a circulação. Para diminuir a dor e a sensação de peso, use sutiãs do tamanho correto ao longo do mês e, enquanto a sensibilidade durar, opte por tops de algodão.

5. Faça atividade física

Exercício para reduzir a sensibilidade mamária

A prática diária de pelo menos 30 minutos de exercícios mantém o estresse e o acúmulo de resíduos no sangue sob controle. Caminhar, fazer ioga ou andar de bicicleta são algumas das atividades que você pode realizar para evitar essa dor.

6. Compressas de vinagre de maçã

As compressas quentes de vinagre de maçã são um bom remédio natural quando a dor no peito aumenta. O calor ajuda a relaxar o tecido e estimula a circulação. Já o vinagre de maçã possui qualidades anti-inflamatórias e descongestionantes que geram uma sensação de alívio.

Você vai precisar de:

  • 2 panos absorventes
  • ¼ de xícara de vinagre de maçã (62 ml)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

O que fazer?

  • Aqueça a água até atingir uma temperatura suportável para a pele.
  • Mergulhe os panos no líquido quente, escorra-os e molhe-os com vinagre de maçã.
  • Passe um pano sobre cada peito e deixe esfriar.
  • Repita o mesmo processo se considerar necessário.

7. Massagem com óleo de prímula para reduzir a sensibilidade mamária

Massagem com óleo de prímula

Uma simples massagem vai melhorar a circulação e reduzir a tensão que acompanha este desconforto. Se você usar o óleo de onagra, terá um resultado melhor, pois seus ácidos graxos e anti-inflamatórios amenizam a dor.

Como usar?

  • Despeje várias gotas do óleo nas palmas das mãos e esfregue sobre os seios em movimentos circulares suaves.
  • Use-o duas vezes ao dia até sentir alívio.

Os hábitos mencionados aqui são uma grande ajuda para melhorar este sintoma incômodo. No entanto, lembre-se de que seus efeitos variam de caso para caso e não são alcançados imediatamente. Além disso, consultar um médico deve ser sempre a primeira opção assim que surgir um sintoma ou se algo não estiver indo bem.

Pode interessar a você...
Mitos sobre as cirurgias nos seios
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Mitos sobre as cirurgias nos seios

Existem muitas crenças populares e mitos relacionados às cirurgias nos seios. Falaremos sobre alguns dos principais neste artigo.