Molho à bolonhesa vegano: confira essa receita!

· 29 de janeiro de 2019
O molho à bolonhesa é uma das receitas mais conhecidas da cozinha que também pode se preparado a partir de ingredientes vegetais para obter uma versão vegana.

Um molho à bolonhesa vegano sempre será a opção ideal para acompanhar todos os tipos de massas; desde espaguetes até para rechear canelones ou uma deliciosa lasanha. A versão vegana deste molho tradicionalmente italiano não tem nada a invejar do original; se trata de uma receita deliciosa, bem como saudável e nutritiva.

Como fazer um molho vegano à bolonhesa?

Molho à bolonhesa vegano pode ser feito com sementes

A carne é um dos principais ingredientes do molho à bolonhesa. É por isso que é um pouco difícil imaginar este molho em uma versão vegana; no entanto, o segredo da mesma é a soja texturizada. Este ingrediente é pobre em gorduras e, ao mesmo tempo, nos oferece um alto nível de proteínas.

A carne de soja texturizada é uma excelente alternativa à carne animal. Seu sabor é delicioso, desde que seja preparada da maneira correta. Disso dependerá em grande parte que consiga cativar ou não os paladares dos convidados, incluindo aqueles que não são veganos.

O processo de fermentação da soja a transforma em um alimento com alta nutricional e de fácil digestão. Além disso, o teor de proteínas da mesma é o equivalente ao da carne; a soja contém muitas vitaminas e minerais, por isso é uma das proteínas vegetais mais completas do mundo.

O segredo da soja texturizada está em seu preparo. Quando se trata de cozinhar, o segredo está em dourar ou tostar a folha em uma frigideira com um fiozinho de azeite. Em ambos os casos, o próximo passo é adicionar um pouco de molho de soja ou sal e algumas ervas ou especiarias.

Como um ponto final no preparo da soja, é necessário terminar de cozinhar a folha com água ou caldo de legumes até que fique completamente hidratada.

Você sabia? 7 fontes de proteína para veganos

Receita de molho bolonhesa vegano

O molho a bolonhesa vegano combina com macarrão

Ingredientes

  • 1 cebola grande, picada em pedaços pequenos
  • 1 cenoura ralada grande
  • ½ xícara de azeite de oliva (160 ml)
  • ½ xícara de extrato de tomate (100 g)
  • 2 talos de salsão sem folhas, finamente picado
  • 1 ¾ de xícara de tomate triturado (400 g)
  • 2 xícaras de soja texturizada (400 g)
  • 2 xícaras de caldo de verduras (500 ml)
  • 1 punhado de sal grosso
  • Pimenta preta a gosto
  • 1/3 de xícara de vinagre branco (80 ml)

Preparo

  1. Em uma panela grande, adicione um terço de xícara de óleo vegetal. Assim que o óleo estiver bem quente, adicione a cebola, o salsão e a cenoura. Cozinhe por aproximadamente 8 minutos ou até a cenoura ficar macia.
  2. Passado este tempo adicione o outro terço de azeite de oliva. Mexa por mais um minuto e, em seguida, adicione duas xícaras de soja texturizada. Mexa continuamente e misture até que os ingredientes se misturem completamente.
  3. Posteriormente, abaixe o fogo e adicione o vinho branco. Mexa por alguns minutos mais e adicione o extrato de tomate e duas xícaras de tomate triturado.
  4. Uma vez que os ingredientes acima tenham sido misturados completamente, adicione um bom punhado de sal grosso  e continue mexendo a mistura.
  5. Em seguida, em um pilão, soque um pouco de pimenta preta em grão; a quantidade é ao gosto de cada pessoa. Posteriormente adicione-a à mistura.
  6. Adicione duas xícaras de água ou caldo de verduras e abaixe o fogo. Cubra a panela e deixe cozinhar por uma hora aproximadamente entre 50 e 60 minutos. Recomenda-se mexer a cada cinco ou dez minutos a mistura para evitar que cole.
  7. Depois de passado esse tempo, verifique a mistura e, se estiver muito seca, adicione um pouco mais de caldo.
  8. Sirva com espaguete ou para rechear lasanha ou alguns canelones deliciosos. Finalmente, você pode adicionar um pouco de queijo ralado, que sempre combina muito bem com o macarrão.
  9. Este molho pode ser mantido na geladeira por uma semana no máximo.

Veja: A melhor dieta para ganhar peso de forma saudável

Considerações finais

O molho à bolonhesa vegano é delicioso e saudável. Trata-se, como vimos, de uma excelente versão do original que encantará até mesmo aqueles que não são veganos. Cozinhar de forma correta a soja texturizada é o segredo desta receita interessante.