Receita de sopa toscana

A sopa toscana é um prato feito com bacon, linguiça e outros ingredientes comuns em qualquer sopa. O seu sabor é delicioso.
Receita de sopa toscana

Última atualização: 13 Novembro, 2021

Se você nunca experimentou a sopa toscana, saiba que esta receita típica da cozinha italiana é um prato irresistível que vale a pena fazer em casa.

Seu nome original é zuppa toscana, que em italiano significa “sopa de pão”. Embora inclua vegetais e alguns dos ingredientes clássicos usados nesse tipo de prato, a sopa toscana também inclui couve, bacon e linguiça.

Sem dúvida, a combinação desses ingredientes resulta em um prato requintado. Se você quer aprender a prepará-lo com facilidade e rapidez, continue lendo!

Receita de sopa toscana

Ao contrário de outros tipos de sopa, a sopa toscana é um prato que enche. Por este motivo, é ideal para servir como prato principal se você quer cozinhar em pouco tempo e deixar seus convidados satisfeitos. Embora existam várias versões de como prepará-la, a que discutiremos a seguir é clássica e deliciosa.

Ingredientes

Esta receita é suficiente para 5 ou 6 pessoas. O tempo aproximado é de 1 hora e 20 minutos no máximo.

  • 2 xícaras de água.
  • 1 cebola média.
  • 2 batatas médias.
  • 6 fatias de bacon.
  • 2 xícaras de couve
  • 1/3 xícara de creme de leite.
  • 1/2 quilo de linguiça italiana.
  • 2 dentes de alho ou 1 e 1/2 colheres de chá de alho em pó.
  • 2 litros de caldo de galinha (pode ser caseiro ou em pó diluído em 2 litros de água).
Fatias de bacon
A adição de bacon significa um aumento calórico significativo, por isso esta sopa proporciona bastante saciedade.

Passo a passo

  1. Primeiro, cozinhe a linguiça em uma panela com água por 25 minutos ou até estar cozida.
  2. Em seguida, retire do fogo, corte no sentido do comprimento e em fatias de tamanhos iguais. Reserve até a hora de usá-la.
  3. Em seguida, pique a cebola no menor tamanho possível e coloque em uma panela com um fiozinho de azeite. Cozinhe em fogo médio e, quando estiver dourada, acrescente o bacon.
  4. Cozinhe por mais 5 minutos e depois retire o bacon do fogo. Reserve até a hora de usá-lo.
  5. Em seguida, pique os dentes de alho, junte-os à cebola e refogue por mais alguns minutos. Se optar pelo alho em pó, hidrate-o previamente com 2 colheres de chá de água.
  6. Enquanto isso, descasque as batatas e corte-as em fatias do mesmo tamanho.
  7. Em seguida, coloque o caldo de galinha caseiro ou em pó e os 2 litros de água e as batatas cortadas na panela. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
  8. Em seguida, pique o bacon e a couve em tiras. Coloque-os na panela.
  9. Adicione a linguiça picada e o creme de leite. Misture bem e cozinhe por mais 4 minutos.

Com essas etapas, a sua sopa toscana estará pronta. Só falta servi-la para poder desfrutar do seu sabor requintado.

Que aspectos considerar sobre esta receita?

Embora esta receita seja fácil de preparar e deliciosa, não é aconselhável consumi-la em excesso. Para ficar claro, existem certos aspectos que devem ser levados em consideração em alguns grupos populacionais.

Quem sofre de hipertensão ou colesterol alto, assim como quem precisa evitar certos alimentos ou quer cuidar da alimentação, deve ter cautela. É claro que isso significa reduzir o consumo de bacon, linguiça e creme de leite.

Em relação aos pontos a serem considerados, em primeiro lugar pode-se citar que esta sopa tem um alto teor calórico, uma vez que os derivados da carne e o creme de leite que utiliza têm um alto aporte de gorduras saturadas.

Há evidências de que eles causam efeitos negativos no organismo, uma vez que predispõem ao desenvolvimento de doenças metabólicas. Entre elas, podemos citar a obesidade, as doenças cardiovasculares e o aumento do risco de contrair vários tipos de câncer.

Outro aspecto relevante é que, além das gorduras das linguiças e embutidos, esses produtos são ricos em sódio e colesterol. Em relação a essa questão, foi demonstrado que eles desempenham um papel fundamental na etiologia das doenças crônico-degenerativas.

Por isso, entidades internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, aconselham reduzir a ingestão de alimentos gordurosos e processados para menos de 10% do total diário.

Embutidos para sopa toscana
A sopa toscana é deliciosa, mas a presença da linguiça e do bacon exige cautela. Não é um prato que deve ser consumido com frequência.

Possíveis variações da receita da sopa toscana

Assim como qualquer prato, existem alternativas para preparar uma versão saudável ou de menor valor calórico. O bacon, por exemplo, pode ser substituído por outros produtos. Alguns exemplos podem ser o fakon (bacon vegetariano) feito de soja, coco ou berinjela.

Felizmente, essas variantes têm sabor e textura semelhantes ao bacon real, mas o mais importante é que não contêm colesterol nem gordura saturada.

Outra opção que também é útil para reduzir o número de calorias é usar creme de leite com baixo teor de gordura, ou combiná-lo com iogurte grego. Desta forma, uma consistência semelhante a deste ingrediente será fornecida e nenhuma gordura será adicionada.

Por outro lado, algumas receitas usam ingredientes extras, como espinafre, feijão, manteiga, açúcar, pão ou queijo parmesão. Com isso, é possível elaborar pratos diferentes, mais ou menos saudáveis.

Experimente esta deliciosa receita de sopa toscana

A sopa toscana tem um sabor único graças à combinação dos seus ingredientes. Você não vai se arrepender de experimentar!

Não se esqueça de que, se quiser, você pode alterar os ingredientes e adaptar a receita final ao seu gosto pessoal.

Pode interessar a você...
Receita de sopa de taco para fazer em casa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receita de sopa de taco para fazer em casa

Esta receita de sopa de taco é fácil de preparar e contém uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o corpo. Experimente!