Receita de sopa de taco para fazer em casa

Aprenda a preparar uma sopa de taco deliciosa e fácil de fazer. Esta é uma ótima opção para os dias frios e garante um aporte nutricional completo e ideal.
Receita de sopa de taco para fazer em casa

Última atualização: 07 Novembro, 2021

Esta receita de sopa de taco tem a particularidade de ser muito densa do ponto de vista nutricional. Ela contém alguns elementos essenciais para a nossa saúde.

Muitos ingredientes são necessários para o seu preparo. Além disso, possui excelentes características organolépticas e é muito apreciada em certas partes do mundo.

Antes de começar, lembre-se de que a inclusão de sopas e caldos quentes na dieta é bastante indicada durante os meses frios, pois conseguem gerar uma sensação de tranquilidade.

No entanto, eles não devem ser consumidos em uma temperatura muito alta, pois podem ser agressivos para as paredes do trato digestivo. É sempre melhor deixar amornar um pouco.

Ingredientes desta receita de sopa de taco

Para preparar uma deliciosa sopa de taco em casa, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de caldo de frango ou de carne.
  • 500g de carne bovina moída.
  • 1/4 xícara de cebola cortada em cubos.
  • 3/4 de xícara de sour cream ou creme azedo.
  • 1 lata de feijão preto escorrido.
  • 1 xícara de grãos de milho congelados.
  • 1/2 xícara de queijo cheddar ralado.
  • 3/4 xícara de molho para tacos.
  • 1/2 pimentão médio picado.
  • 1 lata de tomates assados.
  • 1/2 tomate médio picado.
Sopa de taco com legumes
A sopa de taco ajudará a mantê-lo aquecido durante os dias frios de inverno.

Passo a passo

  1. Preparar esta sopa de taco não é complicado. A primeira coisa a fazer é cozinhar a carne em uma panela antiaderente por cerca de 5 minutos em fogo alto até dourar. Você pode usar um fiozinho de azeite de oliva extravirgem para facilitar o processo.
  2. Após este tempo, acrescente o feijão preto, o tomate, os grãos de milho, o pimentão, a cebola e o caldo de galinha.
  3. Cozinhe por mais 7 a 10 minutos até que os vegetais fiquem bem macios.
  4. Depois, você pode servir e consumir a sopa, embora antes de fazer isso seja recomendável decorar com uma colher de chá de creme azedo, o queijo ralado e os tomates picados.

Lembre-se de que esta preparação se mantém bem fria. Você pode deixá-la na geladeira por alguns dias, o que prolongará a sua vida útil. Ela manterá suas características nutricionais e organolépticas, bastando apenas aquecê-la em uma panela ou no microondas para que esteja pronta para o consumo a qualquer momento.

Benefícios da sopa de taco

A inclusão da sopa de taco no contexto de uma alimentação variada e balanceada pode gerar uma série de benefícios à saúde que vamos discutir. Lembre-se de que, para experimentá-los, é fundamental garantir que não haja deficiências de nutrientes essenciais no corpo. Caso contrário, a fisiologia pode ser alterada.

Melhora a função muscular

A sopa de taco é capaz de fornecer proteínas de alto valor biológico da carne. Esses nutrientes possuem todos os aminoácidos essenciais e uma boa pontuação em termos de digestibilidade,

Os aminoácidos são nutrientes essenciais para manter uma boa saúde muscular ao longo dos anos, independentemente do nível de atividade física.

Caldos de legumes
As sopas são reconfortantes para o corpo e para a alma.

Segundo pesquisas publicadas na revista BioMed Research International, as proteínas são essenciais para prevenir patologias associadas à massa magra, como a sarcopenia.

Seu consumo também é decisivo para promover a prática regular de atividade física. Assim, os músculos permanecerão em perfeito estado de funcionalidade e o catabolismo será evitado.

Previne o desenvolvimento de patologias crônicas

O tomate contido na sopa de taco é uma fonte de flavonoides com capacidade antioxidante. Entre eles, o licopeno se destaca. Este composto provou ser benéfico para a saúde cardiovascular, pois ajuda a prevenir processos como aterosclerose e ataque cardíaco.

Por esse motivo, é adequado introduzir o tomate na rotina alimentar a fim de melhorar a saúde. Lembre-se também de que os antioxidantes ajudam a neutralizar a formação de radicais livres.

Quando os radicais livres se acumulam nos tecidos, eles podem gerar mutações ou ineficiências na fisiologia humana que podem levar ao aparecimento de diferentes doenças.

Garante um bom estado de hidratação

Uma das características de qualquer sopa é seu conteúdo líquido e eletrolítico. Ambos os elementos promovem a hidratação e, assim, previnem problemas de saúde agudos e graves. É realmente decisivo manter o equilíbrio hídrico no caso de crianças e idosos, ainda mais em épocas de calor.

Para os atletas, esse ponto também será fundamental. Uma pequena perda de água corporal total pode significar uma grande queda no desempenho físico, conforme evidenciado por pesquisas publicadas na revista Sports Medicine.

Para manter uma boa hidratação, os caldos e sopas são bons aliados e podem ser combinados com a água mineral que bebemos ao longo do dia.

Melhora o funcionamento do sistema imunológico

Tanto o pimentão quanto o tomate fornecem vitamina C em quantidades significativas, um elemento-chave para garantir que o sistema imunológico funcione de maneira otimizada.

Manter seus níveis em faixas adequadas reduz o risco de contrair doenças infecciosas, bem como a gravidade dos seus sintomas se elas se desenvolverem. Para isso, o consumo de vegetais na alimentação diária é fundamental.

Não deixe de preparar esta receita de sopa de taco!

Como você viu, esta receita de sopa de taco não é difícil de preparar. Você só precisa ter os ingredientes certos e seguir o passo a passo. Em cerca de 15-20 minutos, você obterá um resultado muito saboroso e nutricionalmente denso, adequado para quase qualquer tipo de dieta.

Agora, lembre-se de que é necessário garantir variedade e equilíbrio no padrão alimentar para garantir uma boa saúde. Caso contrário, ocorreriam déficits nutricionais que gerariam ineficiências na fisiologia humana.

Essas ineficiências levariam ao desenvolvimento de patologias crônicas e complexas a médio e longo prazo. Portanto, lembre-se de combinar bons hábitos alimentares com a prática regular de exercícios físicos.

Pode interessar a você...
3 maneiras de fazer tacos de camarão
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
3 maneiras de fazer tacos de camarão

Conheça 3 maneiras diferentes de preparar tacos de camarão. Estas são receitas simples e econômicas que toda a família vai adorar!



  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
  • Cheng, H. M., Koutsidis, G., Lodge, J. K., Ashor, A., Siervo, M., & Lara, J. (2017). Tomato and lycopene supplementation and cardiovascular risk factors: A systematic review and meta-analysis. Atherosclerosis257, 100–108. https://doi.org/10.1016/j.atherosclerosis.2017.01.009
  • James, L. J., Funnell, M. P., James, R. M., & Mears, S. A. (2019). Does Hypohydration Really Impair Endurance Performance? Methodological Considerations for Interpreting Hydration Research. Sports medicine (Auckland, N.Z.)49(Suppl 2), 103–114. https://doi.org/10.1007/s40279-019-01188-5