Receita de macarrão com chipotle

O macarrão com chipotle é uma receita típica mexicana que é possível preparar em casa de maneira simples para ter um prato diferente e com alto valor nutritivo.
Receita de macarrão com chipotle

Última atualização: 26 Fevereiro, 2019

O macarrão com chipotle é uma receita que pode ser usada como prato principal, guarnição ou que pode ser incluída nos tacos de carne. Se quiser, você pode até transformá-la em sopa. E, dado que o nome de seu ingrediente principal é chipotle, sabemos que se trata de um prato da culinária mexicana. De fato, esse macarrão é uma das receitas favoritas dos mexicanos.

A primeira coisa que temos que saber é que “chipote” é uma palavra originária do nahault antigo que significa “defumado”. Essa pimenta é preparada ao pegar uma pimenta morita, deixá-la amadurecer, defumá-la e temperá-la.

Nesse processo, a pimenta perde parte do seu tamanho original, mas o sabor continua o mesmo — algo que é evidenciado pelo seu aroma intenso. Cabe destacar que, embora a receita seja preparada com pimenta morita, você também pode usar outras pimentas, como a jalapeño, mora, serrano e pasilla.

E com o que se tempera a pimenta? Principalmente com ervas frescas, como louro, tomilho e orégano. O que, sem dúvida alguma, permite obter o sabor característico do processo de defumação, que a difere dos outros tipos de pimenta que são secas naturalmente.

Mas é possível defumá-la em casa? Sim, mas trata-se de um processo longo e que conta com várias fases.

Descubra: 4 formas diferentes de preparar macarrão 

Chipotle

 

Macarrão com chipotle: um prato com personalidade

O macarrão com chipotle é uma receita que contém muitos nutrientes (vitaminas e minerais) necessários para fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol LDL e de triglicérides no sangue.

Em suma, sua ficha nutricional conta com os seguintes elementos:

  • Minerais (ferro, potássio, magnésio)
  • Vitaminas (B1, B2, B3, A e C)
  • Proteínas (principalmente presentes no macarrão). Para cada 100 gramas de macarrão, há entre 12 e 13 gramas de proteína, aproximadamente.
  • Capsaicina (presente na pimenta), uma substância capaz de acelerar o metabolismo e por onde é possível queimar mais calorias e perder peso.

As seguintes quantidades correspondem a uma receita para uma ou duas pessoas. Caso queira preparar mais, é só aumentar as quantidades proporcionalmente.

Ingredientes

  • 2 dentes de alho
  • 2 pimentas chipotle inteiras
  • 1 abacate grande
  • Queijo Añejo (queijo fresco maturado)(a gosto)
  • ¼ copo de água (50 ml)
  • 1 cebola pequena
  • 1 pacote de macarrão curto (200 g)
  • ¼ copo de caldo de galinha (50 ml)
  • 1 ¼ xícaras de purê de tomate (300 ml)
  • 2 colheres de sopa de azeite vegetal (30 g)
  • Condimentos: sal, pimenta e orégano seco
  • Opcional: creme de leite (a gosto) e salsinha fresca
Abacate para preparar macarrão com chipotle

Preparação

  1. Em primeiro lugar, pique o tomate, a cebola e a pimenta chipotle em pedaços pequenos.
  2. Logo, misture os ingredientes picados junto com o caldo de galinha e meia colher de chá de sal por alguns minutos. Confira se estão bem misturados. Se não estiverem, continue misturando.
  3. Também coloque um pouco de azeite vegetal em uma panela e deixe esquentar bem em fogo médio. Em seguida, acrescente um punhado de macarrão cru e deixe dourar. Para isso, será necessário aguardar cerca de cinco minutos. Continue mexendo constantemente.
  4. Assim que o macarrão estiver bem dourado, acrescente a mistura de tomate, cebola e chipotle à panela. Cubra com a tampa e deixe cozinhar tudo durante 15 minutos em fogo baixo, para que os sabores se misturem bem.
  5. Depois de aguardar, apague o fogo e deixe o macarrão esfriar um pouco em temperatura ambiente durante um ou dois minutos.
  6. Além disso, corte o abacate em pequenos cubos e reserve.
  7. Finalmente sirva e coloque por cima um pouco de creme azedo (uma ou duas colheres é suficiente), um punhado de queijo Añejo e, finalmente, alguns cubos de abacate.
  8. Tempere e aproveite. Lembre-se de que você também pode acrescentar um ramo de salsinha fresca por cima do abacate para aromatizar e decorar.

Conclusão

Como pôde observar, o macarrão com chipotle é um prato que pode ser preparado em menos de uma hora. E, embora o segredo do sabor dessa receita seja o chipotle, se não tiver, use alguma outra pimenta. Assim, você conseguirá manter o sabor original no preparo.

Vá em frente e aproveite esta receita em suas várias apresentações para sair da rotina e, caso tenha convidados em casa, surpreenda eles positivamente com essa receita.

Em conclusão, não perca a oportunidade de trazer um pedaço do México para a sua casa!

Pode interessar a você...
Como cozinhar macarrão mais cremoso sem creme ou queijo?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como cozinhar macarrão mais cremoso sem creme ou queijo?

Além da cremosidade, ao cozinhar macarrão, é essencial conhecer o ponto de cozedura mais adequado, que deve ser sempre "al dente".