Receita de macarrão com chipotle

26 Fevereiro, 2019
O macarrão com chipotle é uma receita típica mexicana que é possível preparar em casa de maneira simples para ter um prato diferente e com alto valor nutritivo.

O macarrão com chipotle é uma receita que pode ser usada como prato principal, guarnição ou que pode ser incluída nos tacos de carne. Se quiser, você pode até transformá-la em sopa. E, dado que o nome de seu ingrediente principal é chipotle, sabemos que se trata de um prato da culinária mexicana. De fato, esse macarrão é uma das receitas favoritas dos mexicanos.

A primeira coisa que temos que saber é que “chipote” é uma palavra originária do nahault antigo que significa “defumado”. Essa pimenta é preparada ao pegar uma pimenta morita, deixá-la amadurecer, defumá-la e temperá-la.

Nesse processo, a pimenta perde parte do seu tamanho original, mas o sabor continua o mesmo — algo que é evidenciado pelo seu aroma intenso. Cabe destacar que, embora a receita seja preparada com pimenta morita, você também pode usar outras pimentas, como a jalapeño, mora, serrano e pasilla.

E com o que se tempera a pimenta? Principalmente com ervas frescas, como louro, tomilho e orégano. O que, sem dúvida alguma, permite obter o sabor característico do processo de defumação, que a difere dos outros tipos de pimenta que são secas naturalmente.

Mas é possível defumá-la em casa? Sim, mas trata-se de um processo longo e que conta com várias fases.

Descubra: 4 formas diferentes de preparar macarrão 

Chipotle

 

Macarrão com chipotle: um prato com personalidade

O macarrão com chipotle é uma receita que contém muitos nutrientes (vitaminas e minerais) necessários para fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol LDL e de triglicérides no sangue.

Em suma, sua ficha nutricional conta com os seguintes elementos:

  • Minerais (ferro, potássio, magnésio)
  • Vitaminas (B1, B2, B3, A e C)
  • Proteínas (principalmente presentes no macarrão). Para cada 100 gramas de macarrão, há entre 12 e 13 gramas de proteína, aproximadamente.
  • Capsaicina (presente na pimenta), uma substância capaz de acelerar o metabolismo e por onde é possível queimar mais calorias e perder peso.

As seguintes quantidades correspondem a uma receita para uma ou duas pessoas. Caso queira preparar mais, é só aumentar as quantidades proporcionalmente.

Ingredientes

  • 2 dentes de alho
  • 2 pimentas chipotle inteiras
  • 1 abacate grande
  • Queijo Añejo (queijo fresco maturado)(a gosto)
  • ¼ copo de água (50 ml)
  • 1 cebola pequena
  • 1 pacote de macarrão curto (200 g)
  • ¼ copo de caldo de galinha (50 ml)
  • 1 ¼ xícaras de purê de tomate (300 ml)
  • 2 colheres de sopa de azeite vegetal (30 g)
  • Condimentos: sal, pimenta e orégano seco
  • Opcional: creme de leite (a gosto) e salsinha fresca
Abacate para preparar macarrão com chipotle

Preparação

  1. Em primeiro lugar, pique o tomate, a cebola e a pimenta chipotle em pedaços pequenos.
  2. Logo, misture os ingredientes picados junto com o caldo de galinha e meia colher de chá de sal por alguns minutos. Confira se estão bem misturados. Se não estiverem, continue misturando.
  3. Também coloque um pouco de azeite vegetal em uma panela e deixe esquentar bem em fogo médio. Em seguida, acrescente um punhado de macarrão cru e deixe dourar. Para isso, será necessário aguardar cerca de cinco minutos. Continue mexendo constantemente.
  4. Assim que o macarrão estiver bem dourado, acrescente a mistura de tomate, cebola e chipotle à panela. Cubra com a tampa e deixe cozinhar tudo durante 15 minutos em fogo baixo, para que os sabores se misturem bem.
  5. Depois de aguardar, apague o fogo e deixe o macarrão esfriar um pouco em temperatura ambiente durante um ou dois minutos.
  6. Além disso, corte o abacate em pequenos cubos e reserve.
  7. Finalmente sirva e coloque por cima um pouco de creme azedo (uma ou duas colheres é suficiente), um punhado de queijo Añejo e, finalmente, alguns cubos de abacate.
  8. Tempere e aproveite. Lembre-se de que você também pode acrescentar um ramo de salsinha fresca por cima do abacate para aromatizar e decorar.

Conclusão

Como pôde observar, o macarrão com chipotle é um prato que pode ser preparado em menos de uma hora. E, embora o segredo do sabor dessa receita seja o chipotle, se não tiver, use alguma outra pimenta. Assim, você conseguirá manter o sabor original no preparo.

Confira também: Feijão à mexicana (frijoles refritos) com bacon e chili

Vá em frente e aproveite esta receita em suas várias apresentações para sair da rotina e, caso tenha convidados em casa, surpreenda eles positivamente com essa receita.

Em conclusão, não perca a oportunidade de trazer um pedaço do México para a sua casa!