Receita de enchiladas com abóbora: fácil de preparar

· 3 de fevereiro de 2019
A abóbora pode ser um ingrediente ideal para combinar com enchiladas. Basta usar a criatividade e o conhecimento para conseguir uma receita deliciosa e saudável.

Talvez você já saiba que as enchiladas de toda a vida, as originais são preparadas usando pequenas tortilhas de milho cozido com muito recheio e tempero picante. Neste artigo, adaptamos a receita e a otimizamos para adicionar tanto sabor quanto nutrição.

Neste sentido, as enchiladas com abóbora são recomendadas como um substituto ante os elevados níveis de colesterol ruim (LDL) e gorduras que já mencionamos. Para consegui-lo, é necessário adicionar um ingrediente muito saudável e proteico: o frango.

Mas não qualquer parte do frango. E mais, somente usaremos o peito e temperaremos de uma maneira que faça com que cada mordida não sintamos que falte sabor ou esteja adaptado de forma que não seja do gosto de ninguém.

Isso é muito importante porque, no geral, pensa-se que ao mudar as receitas de tradição, perde-se muito do sabor da preparação. Felizmente, com as enchiladas com abóbora, isso não ocorrerá.

Benefícios da abóbora

Na verdade, a abóbora como elemento chave deste prato, traz consigo alguns benefícios que você nem imagina. Para colocar em perspectiva, tanto o conteúdo de fibras como o de água fazem desta hortaliça um suplemento adequado e recomendado do milho.

Acima de tudo, lembre-se que tradicionalmente o milho contém mais sódio e carboidratos que se convertem com o processo digestivo em gorduras. Por outro lado, ao substituí-lo dentro das enchiladas de abóbora, este último ingrediente quase não tem problemas ou contraindicações para se preocupar.

Outros dados interessantes sobre a abóbora são que é diurética e tem uma composição altíssima de água. Aproximadamente entre 65 a 80% do total desta hortaliça. Isso explica grande parte de seu poder depurador.

Não se esqueça que estarão cobertas de peitos de frango. Assim que, será mais difícil que esta preparação de enchiladas com abóbora passe despercebida e, como consequência, esquecida com todos estes dados e ingredientes curiosos que detalhamos.

Finalmente, fica para você mesmo descobrir a potencialidade por trás desta receita. Somente deve seguir estas indicações que revelaremos e cumpri-las o melhor que puder. Não encontrará nada muito complicado ou confuso. Tudo em sua medida certa; comida saudável com sabor.

Recomendamos que você leia também: Feijão à mexicana (frijoles refritos) com bacon e chili

Receita deliciosa e fácil de enchiladas com abóbora

Enchiladas com abóbora ao forno

A abóbora, um ingrediente extraordinário

Dentre muitos dos hábitos que regularmente mantemos ao nos alimentar, talvez pouco pensemos sobre a implicação que isso nos traz.

E é que com o passar dos anos, o organismo se acostuma a uma quantidade de ingredientes e elementos que ingerimos. De modo que, se não proporcionamos alternativas ou algum tipo de estímulo para ajudá-lo com tanta má alimentação, é normal que ficar doente ou sofrer incômodos.

Nesse sentido, a abóbora como hortaliça é mais do que ideal. Para que tenha uma ideia do que conseguimos com este único ingrediente, mostramos a seguir:

  • Em primeiro lugar é depurativa.
  • Também, contém níveis altos de magnésio, fósforo, zinco, ferro e cálcio.
  • Além disso, é repleta de betacarotenos. Uma proteína que ajuda com a absorção da vitamina A. Indispensável para o coração e a visão.

Não perca: 7 razões para consumir abóbora

Enchiladas com abóbora

Ingredientes

  • 5 tomates
  • 3 chiles
  • 2 cebolas pequenas
  • 1 colher de alho em pó (15 g)
  • 1 filé de peito de frango sem osso
  • 4 rodelas de abóbora
  • 1 colher de azeite de oliva (15 ml)
  • 1 xícara de queijo muçarela (150 g)
  • 2 ramos de coentro (opcional)
Enchiladas com abóbora em fatias

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, asse os tomates, com os chiles, cebola e alho. Tempere um pouco com sal e misture até que desprenda o aroma.
  2. Por outro lado, comece a bater todos os ingredientes que usou na frigideira no liquidificador.
  3. O resultado será o recheio das enchiladas com abóbora.
  4. Logo em seguida, coloque para esquentar outra panela com o molho que fez. Tempere com sal e deixe no fogo por 10 minutos.
  5. Ademais, adicione o filé de frango (preferivelmente picado) e de novo leve-o ao fogo por outros 5 minutos.
  6. Também, corte as abóboras e espalhe os pedaços em uma tábua de cortar.
  7. Depois, comece a recheá-las com o molho. Repita o processo até cumprir com o restante das abóboras e de recheio.
  8. Posteriormente, coloque as rodelas recheadas de abóboras em uma bandeja de vidro temperado previamente untado com azeite de oliva.
  9. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  10. Finalmente, espalhe um pouco de sal, pimenta e coentro por cima e asse por 10 minutos.