Razões por trás da falta de desejo sexual e como solucioná-las

Muitas vezes o estresse, o excesso de trabalho e as preocupações nos fazem deixar o sexo em segundo plano e nunca encontrar um momento adequado para ele.
Razões por trás da falta de desejo sexual e como solucioná-las

Última atualização: 17 Setembro, 2021

Faz alguns dias ou meses que você não quer fazer sexo? Esta é uma situação bastante comum e há várias razões por trás da falta de desejo sexual. Antes que você se sinta mal ou que isso cause problemas com seu parceiro, analise o que pode estar acontecendo.

Muitas vezes pensamos que, quando alguém não quer sexo, é simplesmente porque seu parceiro não o atrai mais. Isso não é inteiramente verdade. Há muitos outros motivos que podem fazer com que isso aconteça. Continue lendo para refletir sobre o assunto.

Razões por trás da falta de desejo sexual

Você presta muita atenção em outras coisas

Antes de ir ao médico, verifique se você está dando atenção suficiente ao seu parceiro. A verdade é que não haverá tempo nem roupas sensuais que o empolguem se a sua atenção estiver voltada para outras coisas. Pare de pensar no trabalho e esqueça os jogos do celular.

Você pode ter certeza de que não vai acontecer nada se deixar as notificações em silêncio e não verificar suas atualizações até a manhã seguinte. Se você quer fazer sexo com seu parceiro, prepare-se e dê a ele toda a atenção física e mental de que vocês dois precisam naquele momento.

Embora a espontaneidade possa ser mais excitante, não custa se preparar para esse momento. Pense nisso e esqueça o resto.

A vida diária te consome

Casal distante

Lavar a louça, pegar as crianças na escola, organizar o orçamento e mil outras coisas têm toda a sua atenção sequestrada? Quando se trata de priorizar a vida, o sexo geralmente fica em segundo ou terceiro lugar.

Se for este o seu caso, é importante aceitar que lavar roupa ou ter uma casa impecável é importante, mas não o mais importante. Um verdadeiro lar é baseado na comunicação e na conexão que você tem com seu parceiro e filhos. Para que haja uma conexão, é preciso passar um tempo de qualidade juntos.

Você tem níveis elevados de estresse

Outra razão pela qual você não quer mais fazer sexo pode ser o excesso de estresse. Na verdade, de acordo com a sabedoria popular, as mulheres são as mais afetadas pela falta de apetite sexual devido ao estresse.

É por isso que é importante que você aprenda a lidar com situações que lhe causam estresse e preocupação. Em vez de se concentrar em situações que lhe causam conflito, procure relaxar com exercícios, uma dieta mais equilibrada… e sexo.

Acredite ou não, o sexo pode ajudar a aliviar o estresse e melhorar o seu humor. Portanto, pare de evitá-lo e concentre-se em seu parceiro por algumas horas. Você verá que, mais tarde, voltará às coisas que o preocupam com ideias mais calmas e melhores.

Você não se exercita o suficiente

Você não se exercita o suficiente

Além de liberar o estresse e melhorar o humor, o exercício melhora a circulação sanguínea. Isso permite estimular os hormônios responsáveis pela libido. Tudo isso se traduz em uma experiência sexual mais satisfatória e menos complicada.

Tudo que você precisa fazer é movimentar o corpo 30 minutos por dia, e melhor ainda se for antes do momento em que você deseja fazer sexo. Qualquer atividade é válida, e se for algo que o casal fizer junto, será melhor porque criará uma ligação ainda maior.

Você se preocupa muito com a sua aparência física

A mente desempenha um papel muito importante quando você deseja fazer sexo. Se sua mente lhe diz que está tudo bem e você está concentrado apenas no momento, é provável que não tenha nenhum problema.

Mas se você estiver mais focado nas suas ‘falhas’, como celulite, rugas, varizes e outras coisas, você não vai conseguir nada. É importante que você se lembre de que, na hora da intimidade, seu parceiro não pensa nessas coisas.

Não se esqueça de que, se ele está com você, é porque a deseja, e não se preocupará se você se depilou ou se tem uma nova ruga na pele. Certamente, em algum momento, ele também pensará em seus próprios “defeitos”, mas não agora. Portanto, esqueça todas essas preocupações e aproveite o momento.

Se você ficar travada listando mentalmente todas as falhas que pensa ter, o outro se sentirá inseguro. Ele vai pensar que está fazendo algo errado ou que você não quer fazer sexo, e o desconforto se instalará. Então, apenas esqueça e aproveite.

Você não quer mais sexo… com aquela pessoa

Razões por trás da falta de desejo sexual

Esta é uma razão muito complexa e difícil de explicar e aceitar. Mas sim, pode acontecer que o sexo com seu parceiro não o excite mais porque o relacionamento está indo mal. Reserve algum tempo para analisar o que está acontecendo.

Você não sente mais uma conexão com seu parceiro? Você não está mais interessado? Existe outra pessoa? A rotina sexual te deixa no limite e realmente não te inspira mais? O propósito disso não é culpar ninguém, mas ver o que está acontecendo e tentar encontrar uma solução.

Às vezes, os relacionamentos precisam de uma sacudida. Talvez o sexo tenha se tornado muito previsível, enfadonho, e por isso não os inspira mais. Nesse caso, você pode testar outras posições ou outros lugares.

Apaixonem-se novamente, desfrutem um do outro e lembrem-se de por que vocês estão juntos. Se no final você descobrir que não dá mais para continuar com a relação, pelo menos terá tentado.

E se você detectar que o relacionamento está passando por uma crise, pode procurar um sexólogo para ajudá-lo a resolver o problema.

O sexo é apenas uma parte da vida de um casal

Se todas essas possíveis razões não estão por trás da sua falta de desejo sexual, não hesite em consultar um especialista. Às vezes, há problemas físicos que só podem ser superados com tratamento.

Em todo caso, lembre-se sempre de que o sexo é apenas uma faceta da vida do casal. Ele complementa as demais, mas não é o centro de tudo.

Pode interessar a você...
9 fatores que podem reduzir o desejo sexual
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
9 fatores que podem reduzir o desejo sexual

A paixão é o motor da libido, mas existem outros fatores crônicos que podem ser a causa da ausência de desejo sexual. Saiba mais aqui!



  • Bodenmann, G., Ledermann, T., & Bradbury, T. N. (2007). Stress, sex, and satisfaction in marriage. Personal Relationships14(4), 551–569.
  • Davis, D., Shaver, P. R., & Vernon, M. L. (2004, August). Attachment style and subjective motivations for sex. Personality and Social Psychology Bulletin.
  • Smith, D. J. (2015). Sexuality: Cultural Aspects. In International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences: Second Edition (pp. 819–824).