3 razões pelas quais você está ganhando peso em sua dieta dieta baseada em plantas

Vamos mostrar as razões pelas quais você pode estar ganhando peso, apesar de seguir uma dieta baseada em plantas. Todos esses erros podem ser corrigidos.
3 razões pelas quais você está ganhando peso em sua dieta dieta baseada em plantas

Última atualização: 19 maio, 2022

Você pode estar ganhando peso apesar de seguir uma dieta baseada em plantas. Algumas pessoas iniciam uma dieta desse estilo com o objetivo de perder peso. No entanto, elas sofrem o efeito oposto.

Este fenômeno tem uma explicação que vamos comentar, para que depois você possa ajustar a dieta e assim atingir o objetivo.

Por que você esta ganhando peso?

Aqui estão as principais razões pelas quais você está ganhando peso com uma dieta baseada em plantas. O problema aparece por pequenos erros que se acumulam. A razão não está apenas na alimentação, mas também no estilo de vida.

1. Você come muitas calorias

A partir de uma dieta à base de plantas, também pode ser gerado um quadro hipercalórico que promove o ganho de peso. E é que se forem consumidas mais calorias do que gastas diariamente, o tecido adiposo subcutâneo acabará se acumulando. Por esta razão, é aconselhável ajustar o balanço energético.

Lembre-se de que esse tipo de dieta geralmente contém uma infinidade de molhos em seu espectro para melhorar as características organolépticas dos pratos. Esses condimentos são feitos de lipídios, por isso têm um alto teor de energia.

Não só os molhos devem ser consumidos com moderação, mas os do tipo industrial devem ser evitados. Eles podem concentrar ácidos graxos do tipo trans em seu interior, elementos que demonstraram favorecer a inflamação e o desenvolvimento de patologias metabólicas.

Prato vegano de alto teor calórico.
Os pratos veganos podem ser hipercalóricos, apesar de não incorporarem alimentos de origem animal.

2. Você inclui muitos alimentos processados

Alimentos processados que atuam como substitutos da carne são frequentemente incluídos na dieta baseada em vegetais. Mas eles nem sempre são de boa qualidade. Eles podem fornecer açúcares e uma série de aditivos artificiais que impactam negativamente a microbiota.

Além disso, o consumo regular de açúcar leva à resistência à insulina, sendo esta uma das etapas anteriores ao diabetes. Isso é indicado pela pesquisa publicada na revista Critical Reviews in Clinical Laboratory Sciences . Quando esta condição se desenvolve, torna-se muito mais difícil perder peso.

Quando se trata de garantir uma boa ingestão de proteínas, é melhor combinar diferentes tipos de alimentos vegetais naturais e frescos do que recorrer a substitutos de carne. Você pode encontrar alguns de boa qualidade, mas terá que ler os rótulos com atenção.

Descubra: 2 maneiras de fazer biscoitos de chocolate com farinha de grão de bico

3. Você não treina a força

Modificar e otimizar a dieta é bom quando o objetivo é uma boa saúde e melhorias na composição corporal. No entanto, isso não é suficiente.

Você tem que manter uma série de hábitos ao longo do tempo para alcançar resultados visíveis. A prática de exercícios físicos é essencial.

Na verdade, devemos nos concentrar no trabalho de força muscular, pois isso aumenta o gasto energético em repouso. Um estudo publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise o certifica.

Por muitos anos houve especulação sobre a possibilidade de aumentar o treinamento cardio para queimar gordura de forma eficiente. No entanto, hoje sabemos que é melhor priorizar a força, também em combinação com algum tipo de esforço aeróbico.

Treinamento de força para perder peso.
Se você não treinar sua força, será difícil atingir a meta de perder peso apenas com dieta.

Não negligencie as razões pelas quais você está ganhando peso em uma dieta baseada em plantas

Existem várias razões pelas quais você está ganhando peso, apesar de seguir uma dieta baseada em plantas. Tenha em mente que manter um bom estado de composição corporal é decisivo.

Muitas vezes não é suficiente com dieta e exercício. O problema pode ser mais complexo do que parece. Por exemplo, alterações na microbiota intestinal que afetam a digestão. Consulte um profissional de nutrição se tiver dúvidas.

Pode interessar a você...
Como fazer lentilhas ao curry com verduras
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como fazer lentilhas ao curry com verduras

Ainda que possam ser combinadas com outros ingredientes, esta receita de lentilhas ao curry com verduras tem um sabor especial.



  • de Souza, R. J., Mente, A., Maroleanu, A., Cozma, A. I., Ha, V., Kishibe, T., Uleryk, E., Budylowski, P., Schünemann, H., Beyene, J., & Anand, S. S. (2015). Intake of saturated and trans unsaturated fatty acids and risk of all cause mortality, cardiovascular disease, and type 2 diabetes: systematic review and meta-analysis of observational studies. BMJ (Clinical research ed.)351, h3978. https://doi.org/10.1136/bmj.h3978
  • Softic, S., Stanhope, K. L., Boucher, J., Divanovic, S., Lanaspa, M. A., Johnson, R. J., & Kahn, C. R. (2020). Fructose and hepatic insulin resistance. Critical reviews in clinical laboratory sciences57(5), 308–322. https://doi.org/10.1080/10408363.2019.1711360
  • Hunter, G. R., Fisher, G., Neumeier, W. H., Carter, S. J., & Plaisance, E. P. (2015). Exercise Training and Energy Expenditure following Weight Loss. Medicine and science in sports and exercise47(9), 1950–1957. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000000622