Qual é o melhor momento para pedir a mão da namorada? 

4 de outubro de 2019
Embora possa parecer que está fora de moda, pedir a mão da namorada para os pais é considerado como uma maneira de mostrar respeito e comprometimento.  

Pedir a mão da namorada é uma tradição que perdeu força em sua forma e sentido original. No entanto, ainda existem aqueles que assumem o compromisso como uma formalidade e o fazem.

O momento em que é realizado esse ato de amor depende das necessidades e planos de cada casal. Ainda assim, existem muitos homens que decidem surpreender suas namoradas e não dão aviso prévio. Naturalmente, devem estar muito seguros da resposta em seu íntimo, ou são mais ousados ​​do que o esperado.

Quando pedir a mão da namorada e passar para outro nível? 

Homem pedindo a mão da namorada

O momento de pedir a mão da noiva é aquele em que os noivos estão totalmente seguros do projeto de vida que têm juntos. É muito subjetivo, e depende da maturidade de cada casal, ou seja, não há regras gerais.

Da mesma forma, existem alguns sinais que indicam quando é a hora de fazer o pedido oficial. Os fatores que mais influenciam são os valores comuns e o compromisso que ambos decidem enfrentar. Ter uma visão conjunta desse futuro que começarão a transitar unidos pelo amor.

O mais provável é que os noivos já tenham tido diálogos a respeito antes de dar esse grande passo. Então, é o namorado que reúne as famílias diretas e expressa seu desejo formalmente a todos. Pedir a mão da namorada, para seus pais, é uma promessa implícita de responsabilidade eterna.

Descubra: 8 perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de iniciar um novo relacionamento

De onde vem o ato de pedir a mão da namorada? 

Este ato, que atualmente perdeu um pouco de vigência, data da época dos romanos. O noivo ia até os pais de sua namorada para solicitar a permissão para se casar. Se tratava de uma transferência de poder judicial sobre os direitos da mulher.

Com o tempo tornou-se uma questão de respeito familiar, na qual se pede a bênção dos pais para o casal. Certamente, é um dos atos mais românticos e emocionais que as noivas passam em suas vidas. Está diretamente relacionado ao amor daquele cavalheiro que promete, antes de tudo, cuidá-la e respeitá-la.

É uma maneira formal de expressar que deseja passar sua vida junto com ela. Em geral, é realizada uma celebração íntima para comemorar essa decisão. E o mais importante é a aprovação dos pais para esse projeto que ambos idealizaram.

Protocolo para pedir a mão da namorada 

O protocolo indica que deve ser preparado um banquete na casa da amada, na qual a família do namorado é recebida. Antigamente, era um momento para as famílias se encontrarem. Hoje em dia, o mais comum é que eles já tenham algum tipo de relacionamento anterior.

Durante a reunião, é o namorado quem pede a mão da garota e apresenta seus argumentos. Com promessas de fidelidade, respeito e cuidado mútuo na nova família que formarão.

Nesse ato, geralmente são dados anéis que selam o compromisso que é adquirido, e são recebidos os parabéns de todos os presentes. Um momento cheio de emoção e alegria para todos que querem bem o casal.

Fatores para detectar quando é hora de pedir a mão 

1. Desejo de ter filhos 

Saber se ambos estão dispostos a ter filhos no futuro é muito importante. Por isso, se algum dos dois não tiver um plano de procriação, este pode ser um motivo muito forte de rompimento. Às vezes, além do amor, é necessário tomar decisões e mudar de rumo.

Leia também este artigo: Por que não conseguimos terminar um relacionamento mesmo quando ele não dá mais certo?

2. Crenças religiosas 

Viajem romântica

Conhecer qual é a religião à qual a menina e sua família são adeptos é um fator que influencia mais do que muitos imaginam. Essas crenças podem determinar certos rituais e o tipo de cerimônia que realizarão. Da mesma forma, é necessário concordar sobre como será o casamento em relação à questão espiritual.

3. Detalhes pessoais 

Sem dúvida alguma, é necessário conhecer a noiva o mais profundamente possível, antes de pedir a sua mão. Por mais romântico e apaixonado que esteja o cavalheiro, isso envolve a todos.

Ou seja, você deve ter certeza de aceitar o estilo de vida da mulher, suas amizades, suas virtudes e defeitos. Pois, uma vez que chega a convivência, o ideal é não voltar atrás.

Conclusão 

Em conclusão, pedir a mão da namorada é uma decisão que deve ser meditada com bastante tempo. Uma vez decidido, o namorado pode começar a procurar a ocasião mais agradável para abordá-la. Além disso, a pessoa já deve ter pensado se deseja fazer a proposta à sua namorada em particular ou em uma reunião de família.