Principais problemas de cada casal

9 de setembro de 2019
Ainda que cada casal seja um mundo, muitas crises de convivência são comuns porque os padrões se repetem. Colocar-se no lugar do outro ajudará a resolver os principais problemas.

Quando ficamos apaixonados, um dos primeiros desejos é se unir com a pessoa que desperta este sentimento e que a emoção e a relação, que parecem perfeitas, permaneçam inalteráveis para toda a vida. No entanto, ao conviver não demoramos a perceber que as coisas nem sempre funcionam assim. Onde se encontram os principais problemas de cada casal?

O amor, às vezes, se converte em uma fonte de constante sofrimento e está associado, inevitavelmente, com episódios de frustração e solidão que nem sempre sabemos resolver. Em muitos casos não são passageiros e podem levar a uma separação definitiva.

Do momento em que um casal se forma até que cheguem na velhice, a relação passa por uma série de dificuldades ou complicações muito comuns. Se não são identificadas a tempo, seremos incapazes de assumi-las, e poderão terminar acabando com o objetivo marcado no início da relação: ser felizes. 

Casal tendo probemas de comunicação

Principais problemas de cada casal

Existem situações que causam graves estragos na convivência de duas pessoas e que são as causas mais frequentes da ruína do amor. Nesse sentido, a seguir apresentamos onde se encontram os principais problemas de cada casal:

1. Idealização

As expectativas que são depositadas na relação costumam ser irrealizáveis. Existem pessoas que idealizam tanto no ato de se casar e ter filhos que, ante o menor contratempo, se veem presas e decepcionadas, e não sabem como resolver a situação.

Por outro lado, muitas vezes idealizamos nosso parceiro. Às vezes, acreditamos que é uma coisa totalmente diferente do que realmente é.

2. Falta de colaboração

Quem se encarrega de fazer as coisas e quem decide o que deverá ser feito é um dos cônjuges. Além disso, a falta de colaboração do outro parceiro costuma abranger aspectos tão fundamentais como as finanças, o cuidado dos filhos e as relações sociais.

Por isso, quando isso ocorre, a outra pessoa se sente sobrecarregada e decepcionada. Uma relação é uma coisa de dois.

Leia este artigo: 7 remédios simples para aumentar a libido de forma natural

3. Desinteresse sexual

O amor vai substituindo a paixão e a rotina começa a aparecer na relação; por conseguinte, esta vai desgastando e afetando a intimidade. Dessa maneira, pode-se perder a atração e o interesse no aspecto sexual.

4. Infidelidade

A rotina no relacionamento pode fazer com que um dos integrantes fique interessado por outra pessoa. A relação com um terceiro é um grave fator de rompimento em um compromisso, pois nem sempre se trata de um contato sexual de curto prazo, como também pode existir um vínculo emocional.

5. Um dos principais problemas de cada casal são as falhas na comunicação

O silêncio constante é mortal para qualquer relação. Ademais, os padrões de comunicação errados tendem a agravar problemas simples que podem conduzir finalmente a separação.

6. Insegurança

Casal discutindo

É um sintoma que costuma aparecer nas pessoas por diversas razões. Em resumo, a desconfiança dificulta as relações e pode ser fruto de uma infidelidade não perdoada ou por problemas de autoestima em um dos membros do casal.

Consequências

Os principais problemas dos casais afetam aspectos importantes da vida dos implicados. Além disso, uma interação harmoniosa tem um valor protetor e, do contrário, quando ocorre uma dinâmica conflitiva, traz consequências como as que mencionaremos a seguir:

  • Estresse
  • Depressão
  • Transtornos de ansiedade
  • Baixa autoestima
  • Insegurança emocional
  • Problemas respiratórios
  • Doenças cardiovasculares
  • Infidelidades
  • Término da relação

Descubra: Superar um término: quanto tempo realmente precisamos?

Como resolver os problemas de cada casal?

Resolver os problemas de relacionamento de maneira eficaz dependerá da atitude, da disposição e da colaboração de ambos. Dessa forma, apresentamos algumas dicas para melhorar a relação:

  • Definir o problema e reconhecer a parte da responsabilidade de cada um.
  • Focar na solução e não na exposição das falhas.
  • Evitar discutir com tons de voz altos e palavras duras.
  • Incrementar detalhes e gestos afetivos que revivam a chama do amor.
  • Realizar atividades diferentes em casal, que permitam sair da rotina e da monotonia.
  • Procurar juntos especialistas em terapia de casal.

Além disso, é determinante perceber que nem todos os problemas têm solução. Por isso, em casos extremos, o mais recomendado é uma separação amistosa.

O amor nunca foi um sentimento isento de desgostos. Por fim, neste artigo você aprendeu onde se encontram os principais problemas de cada casal e as possíveis soluções. Por isso, caso esteja passando por algum deles, siga estas dicas. Na maioria das vezes é melhor tentar resolvê-los. Boa sorte!