Quais são os benefícios da ioga para a saúde?

· 15 de fevereiro de 2019
Os benefícios da ioga incluem tanto o plano físico quanto o psicológico, já que a realização das posturas também favorece nossos órgãos internos.

Viver em um estado de estresse constante ameaça nossa felicidade, tornando-nos mais vulneráveis a doenças. Você pode obter benefícios da ioga para a sua saúde se decidir colocar esta atividade em prática. A ioga gera efeitos positivos em nossa mente, corpo e alma.

A ioga oferece várias ferramentas para um estilo de vida mais saudável. Algumas pessoas recorrem a essa prática para melhorar seu estado de saúde através do fortalecimento de seu organismo. Outros, talvez recorreram a atividade para acalmar os pensamentos que perturbam a mente.

Essa disciplina tradicional, tem como objetivo alcançar a harmonia consigo mesmo. No aspecto físico, a ioga ajuda a corrigir desequilíbrios em seu corpo, tais como dores lombares, fadiga, depressão e estresse. As posturas e exercícios de concentração fazem parte das práticas da ioga.

Mudanças saudáveis no nosso estilo de vida contribuem para um perfeito estado de saúde física e mental, gerando pensamentos positivos e otimistas. A principal motivação é a busca por paz interior com uma melhor percepção de nosso entorno.

Desde tempos imemoriais, foi enfatizado os múltiplos benefícios da ioga. A prática da ioga permite a união da alma individual com a divindade, complementando a percepção do “eu” espiritual e imaterial.

Por tudo isso, a adesão à prática da ioga é essencial para cuidar do corpo e da mente. Você já se perguntou quais são os benefícios da ioga para a sua saúde? Relaxe e tome anote.

Benefícios da ioga: melhora a aptidão física

Na ioga, nem tudo se trata de se torcer em posições estranhas ou complicadas: também diz respeito a melhorar a condição física. Graças a isso é possível tonificar diferentes partes do corpo através da realização de posturas chamadas asanas.

  • A prática regular aumenta a capacidade do trabalho, aliviando a tensão e o estresse acumulado do dia.

Recomendamos ler: Respiração para ioga: sitali pranayam ou respiração refrescante

Benefícios da ioga: equilíbrio

Perda de peso corporal

As posturas do Surya Namascar (saudação do sol), bem como a respiração abdominal, são práticas comuns na ioga que contribuem para a perda de peso.

Uma dieta saudável pobre em gorduras, rica em frutas e verduras, é um hábito auto implantado no praticante. Com o tempo fortalece uma conduta muito mais saudável.

Ajuda para o descanso e o relaxamento

A respiração como técnica de relaxamento contribui para um descanso maior durante as noites. Assim, melhora a nossa capacidade de atenção e solução de problemas diários no dia seguinte.

O relaxamento profundo te mantém calmo e sereno. Isso leva a um estado de paz interior, apaziguando qualquer problema que você tenha acumulado em sua mente.

Fortalece a saúde

As posturas da ioga massageiam os diferentes órgãos do corpo, o que fortalece seus músculos e sistema imunológico. Ao melhorar a respiração e concentração, proporciona um melhor estado de saúde.

As pessoas que praticam ioga são mais saudáveis, com um sistema cardiovascular melhor. Alivia todas as dores musculares, ósseas e de suas articulações, junte-se a prática de ioga!

Relação com o entorno social

Ao se encontrar em um estado melhor consigo mesmo, estará mais envolvido com seu entorno. Você terá mais energia e positivismo em suas relações amorosas e de amizade.

Você será capaz de enfrentar o ambiente externo de uma maneira mais sensível, contagiando as pessoas ao seu redor com seu bom humor, confiança e felicidade. Então respire, concentre-se e sorria.

Não deixe de ler: O que levar em conta ao praticar ioga?

Benefícios da ioga: flexibilidade

Desenvolva a intuição

A tomada de decisões e o manejo adequado de situações cotidianas é transcendental. A meditação constante leva a melhorar sua capacidade mantendo você em um estado de observação e paz com o seu entorno.

Organizar seus pensamentos requer a prática usual de relaxamento e introspecção. Tomar consciência do seu passado e futuro manterá sua mente focada no presente.

Integração entre corpo e espírito

Uma auto exploração contínua das camadas mentais, espirituais e físicas faz com que consigamos atingir um estado completo de plena harmonia do ser. Quando nos sentimos bem com nosso corpo e espírito temos uma melhor qualidade de vida.

O equilíbrio pleno de todas as áreas que fazem parte de nós como seres humanos leva a um estado de absoluta sabedoria cósmica. Esta, por sua vez, nos dá a sensação de liberdade diariamente.

Você pode levar em conta esses benefícios da ioga para uma mudança completa e satisfatória de sua vida. Com a prática do autoconhecimento, você será capaz de manter um comportamento mais saudável e feliz.

  • Ross, A., Friedmann, E., Bevans, M., & Thomas, S. (2013). National survey of yoga practitioners: Mental and physical health benefits. Complementary Therapies in Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2013.04.001
  • Ross, A., & Thomas, S. (2010). The Health Benefits of Yoga and Exercise: A Review of Comparison Studies. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2009.0044
  • Smith, C., Hancock, H., Blake-Mortimer, J., & Eckert, K. (2007). A randomised comparative trial of yoga and relaxation to reduce stress and anxiety. Complementary Therapies in Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2006.05.001
  • Büssing, A., Michalsen, A., Khalsa, S. B. S., Telles, S., & Sherman, K. J. (2012). Effects of yoga on mental and physical health: A short summary of reviews. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2012/165410
  • Jayasinghe, S. R. (2004). Yoga in cardiac health (A Review). European Journal of Cardiovascular Prevention & Rehabilitation. https://doi.org/10.1097/00149831-200410000-00002