5 tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida

· 10 de maio de 2018
Alguns dos exercícios que melhoram a qualidade de vida, como subir escadas ou caminhar, não são nada extenuantes e podem ser incluídos em sua rotina diária sem fazer grandes variações.

Existem alguns tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida sem que você perceba. Para realizá-los não precisamos entrar em uma academia, mas se quiser fazê-lo, será bem-vindo! No entanto, hoje iremos tratar de alguns exercícios que lhe trarão um maior bem-estar.

Estamos rodeados de preocupações e de estresse, de alimentos pouco saudáveis, e o exercício é algo que costuma nos levar a comer um pouco melhor. Quando fazemos exercício nos sentimos mais positivos, mais motivados e mais felizes. Mas, como integrá-lo em uma rotina diária? 

Tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida

Para integrar a atividade física como parte de nossa rotina, assim como lavamos o rosto todas as manhãs, é necessário escolher aqueles exercícios mais adequados. A seguir, mostramos alguns deles e esperamos que possam ajudá-lo.

1. Subir as escadas

Pessoas subindo escadas

Subir as escadas é um tipo de exercício que nos ajudará a fortalecer nossas pernas e nossos glúteos, além de aumentar nossa resistência. Mesmo que muitos vivam em edifícios e tenham acesso às escadas, nossa opção sempre é ir pelo elevador.

Conscientizar-nos todos os dias de ir pelas escadas, seja descendo ou subindo, nos permitirá introduzir o exercício como um hábito muito saudável que nos proporcionará mudanças a longo prazo. Notaremos uma maior resistência, nos sentiremos mais ágeis e, principalmente, mais otimistas.

2. Caminhar ou correr pela natureza

Se não gostamos de correr ou ainda não temos a resistência adequada, caminhar é uma excelente opção e um dos tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida. Mesmo que estejamos matriculados em uma academia, seria ideal poder tirar um tempo para tornar a natureza participante deste tipo de exercício.

O motivo está no fato de que quando estamos na natureza, nos afastamos da cidade, esse lugar onde tudo transcorre de maneira muito rápida, onde as pessoas experimentam a vida em modo automático e onde o estresse está no ar.

Caminhar ou correr uns 30 minutos ou uma hora por dia é suficiente. Isso nos permitirá esvaziar a mente, nos sentir ativos, liberar o estresse e, definitivamente, nos ajudará a sentir um grande bem-estar.

3. Fazer abdominais

Mulher fazendo abdominal

Os abdominais são exercícios que podem melhorar nossa vida por um simples motivo.

Quantas vezes estávamos deitados na cama ou no chão e tivemos dificuldade para levantar porque nosso abdômen não está forte? Quantas vezes nos queixamos da flacidez de nosso abdômen?

Queixar-se ou lamentar-se, e até mesmo tentar fazer dieta, não é a solução. Este exercício ajudará a fortalecer os músculos do abdômen, a tonificá-los e a nos fazer sentir muito melhor. Existem muitos tipos de diferentes de abdominais:

  • Crunch
  • Prancha
  • Abdominal básico
  • Giro russo

Existem muitas outras modalidades de abdominais. O ideal é escolher aquela que melhor combine com você e que lhe permita ir avançando pouco a pouco na obtenção de seus benefícios.

4. Exercícios para os braços

Outro dos tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida são aqueles que podemos realizar com os braços. Não só porque é um exercício em si, e sim porque nos ajudará a nos sentirmos melhor. Braços fortes e sem flacidez aumentarão nosso bem-estar.

Para isso, podemos fazer flexões ou até mesmo comprar pesos e realizar uma série de exercícios que não só tonificarão a parte superior de nossos braços, como também a lateral e região do tríceps.

5. Praticar ioga

Mulher meditando com seu gato

A ioga é um dos tipos de exercícios que lhe trarão uma mudança radical. Não apenas proporcionará uma maior flexibilidade, mas ajudará a melhorar a respiração e a relaxar a mente.

Muitas sessões de ioga incluem, também, a meditação, algo que nos permitirá estar mais conscientes do momento presente, lidar com nossos pensamentos obsessivos e saber administrar as emoções de uma maneira mais saudável. Sem dúvida, a ioga é uma grande escolha.

Qual destas atividades você realiza? Elas mudaram a sua vida? Estes tipos de exercícios são apenas alguns de outros tantos que você pode praticar.

Não se esqueça de que a atividade física sempre é positiva para o bem-estar. Comece a incluí-la em sua rotina.