Propriedades e benefícios do tomilho
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
O tomilho é uma das plantas mais comuns na cozinha, fácil de adquirir em lojas especializadas ou supermercados em muitas partes do mundo, ou de cultivar em uma horta. Hoje falaremos sobre os benefícios do tomilho.
Não é nenhum segredo que o tomilho pode ser usado como efetivo condimento para dar aquele sabor na comida, principalmente a sopas e carnes.
Curiosamente, seu uso como planta medicinal é menos conhecido.
Nessa ocasião, queremos mostrar alguns dos principais benefícios do tomilho, que vão desde a um importante agente fungicida até um bom agente contra a acne.
O nome científico da planta é Thymus vulgaris, e seu cultivo é melhor em climas quentes e com boa quantidade de sol durante o ano, um clima que torne a planta perene, ou seja, que a mesma apresente folhas durante todo o ano.
Suas flores são pequenas e roxas, as folhas se caracterizam por igualmente serem pequenas e por crescerem ao largo de ramos separados e finos.
Descubra: Como preparar um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para aliviar a tosse
Benefícios do tomilho como remédio alternativo
A eficiência do tomilho ficou provada em caso de combate à acne, uma vez que demonstrou ser extremamente eficiente no ataque às bactérias que causam esse problema do que compostos utilizados amplamente em produtos vendidos para o mesmo fim.
Atualmente, pesquisadores ainda trabalham em um possível tratamento à base de tomilho e os resultados obtidos até hoje deixam claros o potencial que essa planta possui.
O que não nos deixa dúvidas é a qualidade antisséptica do tomilho, um poderoso agente no combate e destruição de micróbios causadores de infecções.
Por exemplo, você pode usar uma infusão de tomilho para fazer gargarejo em caso de dor de garganta quando apresentar uma infecção nas glândulas.
O óleo de tomilho também é utilizado para combater infecções por fungos nas unhas dos pés.
É recomendado pôr os pés em um recipiente com água o suficiente para cobrir os dedos e adicionar 2 gotas de óleo de tomilho, mantendo os pés mergulhados na solução por 20 minutos.
Leia também: Remédios para os fungos: como curá-los com ingredientes naturais
Os benefícios do tomilho como um condimento
Como recomendação geral, é aconselhado adicionar o tomilho a receitas desde o princípio do preparo das mesmas, para que dessa maneira ele solte os óleos naturais que possui e condimente melhor o prato.
Suas folhas funcionam muito bem com diferentes tipos de comidas, com destaque para as batatas assadas com tomilho, ingrediente especial.
Da mesma forma, você pode usá-lo em outros diversos pratos onde seja necessário cozinhar os alimentos por muito tempo, como sopas e guisados, já que os mesmos pegam bem o sabor da planta.
De todas essas maneiras, você pode aproveitar as propriedades dessa planta maravilhosa e dar um sabor incomparável à comida.
Adicione essa planta em seu repertório e tenha sempre o tomilho como opção para os seus pratos em vez de esperar uma situação onde suas propriedades medicinais sejam necessárias. Assim você estará sempre prevenido.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Stahl-Biskup, E., & Venskutonis, R. P. (2012). Thyme. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.499
- Šegvić Klarić, M., Kosalec, I., Mastelić, J., Piecková, E., & Pepeljnak, S. (2007). Antifungal activity of thyme (Thymus vulgaris L.) essential oil and thymol against moulds from damp dwellings. Letters in Applied Microbiology. https://doi.org/10.1111/j.1472-765X.2006.02032.x
- Roby, M. H. H., Sarhan, M. A., Selim, K. A. H., & Khalel, K. I. (2013). Evaluation of antioxidant activity, total phenols and phenolic compounds in thyme (Thymus vulgaris L.), sage (Salvia officinalis L.), and marjoram (Origanum majorana L.) extracts. Industrial Crops and Products. https://doi.org/10.1016/j.indcrop.2012.08.029
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.