Propriedades da cenoura relacionadas à saúde
A cenoura é um vegetal que sempre foi associado a uma boa visão. No entanto, isso é mínimo quando descobrimos todas as propriedades que têm um impacto muito positivo em nossa saúde. Certamente quando os conheça, você irá aumentar o consumo desta hortaliça!
Que efeitos a cenoura tem na saúde?
Estimula o apetite
Pode ser uma boa opção consumi-las na forma de suco ou como entrada, para abrir o apetite antes do almoço ou jantar. Que tal um creme de abóbora e cenouras? Outras receitas estão disponíveis aqui na nossa página. É só conferir!
Fortalece dentes e gengivas
Você não sabe o que comer na hora do lanche ou para beliscar? A cenoura crua pode ser uma excelente maneira de não consumir doces naqueles momentos do dia em que a “fome” aperta. Mas você não apenas favorecerá a saúde da vista e da pele, como também fortalecerá seus dentes e gengivas. Você sabia que as cenouras contêm flúor? Isso permite que o esmalte fique mais resistente e que os dentes estejam protegidos contra as cáries.
A cenoura dá brilho aos cabelos
Outra das grandes propriedades da cenoura é que ela é rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A quando o corpo o absorve. Sendo assim, revitaliza os cabelos fazendo com que pareçam muito mais brilhantes. Além disso, se tivermos cabelos secos ou um problema com o couro cabeludo, devemos saber que o betacaroteno ajuda a regular a produção de sebo, o que é muito benéfico para ter cabelos saudáveis.
Protege o cérebro
É positivo consumir frutas e verduras e incluí-las o máximo possível em nossa dieta. A razão pela qual, entre todas elas, a cenoura deve ter uma presença especial é porque ajuda a proteger nosso cérebro, especialmente nossa memória.
Se estivermos em épocas de exames, se esquecemos muitas coisas ou se estamos envelhecendo e o comprometimento cognitivo começa a aparecer, precisamos consumir mais cenouras. Seja crua, em saladas ou como suco, isso melhorará nossa memória.
A cenoura fornece energia
Uma das grandes propriedades da cenoura é que ela fornece energia instantânea. É certamente uma opção muito mais saudável do que uma vitamina de proteína artificial ou uma xícara de café. Lembre-se que comida de verdade é essencial!
Protege a pele
A última das grandes propriedades da cenoura que vamos mencionar tem a ver com a pele. Assim como mencionamos no início, que geralmente é identificada para uma melhor saúde ocular, também está relacionada à obtenção de um bronzeado melhor. Por quê? Aqui, a vitamina A age novamente já que o corpo pode processá-la graças ao betacaroteno.
Leia também: Avitaminose: a carência de vitaminas
Quando essa vitamina está em nosso organismo, duas coisas acontecem: nossa pele repara e cura feridas mais rapidamente, e estamos mais protegidos dos raios ultravioletas. Além disso, comer cenouras nos ajudará a obter um bronzeado muito mais bonito e saudável. Obviamente, isso nunca deve substituir um filtro solar.
Você conhecia todas essas excelentes propriedades da cenoura? Costuma incluí-la em suas refeições diárias? Como você a consome? Suas sugestões e comentários estão nas redes sociais, então não deixe de postar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Food and Agriculture Organization of the United Nations. (2001). Health and nutritional properties of probiotics in food including powder milk with live lactic acid bacteria. Fao & Who. https://doi.org/10.1201/9781420009613.ch16
- Sharma, K. D., Karki, S., Thakur, N. S., & Attri, S. (2012). Chemical composition, functional properties and processing of carrot-A review. Journal of Food Science and Technology. https://doi.org/10.1007/s13197-011-0310-7
- Punja, Z. K., Jayaraj, J., & Wally, O. (2007). Carrot. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-36752-9_15
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.