Prepare um requintado peixe assado em seus sucos

26 de maio de 2018
Peixe assado em seus sucos é uma das melhores maneiras de preparar esses alimentos. Esta receita é simples de elaborar e deliciosa. Anote nossos truques!

O peixe assado em seus sucos é uma excelente opção para quando você tem convidados em casa ou simplesmente quando você quer desfrutar de um jantar leve e saudável em família. Principalmente porque é preparado em um curto espaço de tempo e de uma maneira muito fácil.

Por ser uma preparação simples, é essencial que os ingredientes sejam de excelente qualidade e que os tempos de cozimento sejam adequados. A seguir, veremos algumas recomendações para preparar em casa um delicioso peixe assado em seus sucos.

Como escolher um bom peixe

Para que esta preparação seja bem-sucedida, o mais importante é que o peixe esteja muito fresco e de boa qualidade. Se você comprar um peixe inteiro, uma maneira de verificar sua frescura é olhando os olhos. Se a cor for clara e brilhante e você conseguir ver a íris, é um sinal de que o peixe está fresco.

Quando os olhos estão escuros ou têm veias negras, isso significa que ele está há muito tempo no mercado de peixe ou no supermercado. O mesmo acontece quando vemos a pequena pele brilhante ou as escamas que saem da pele, assim como as brânquias de uma cor acinzentada.

Ao escolher os peixes, o importante é verificar se a carne está firme ao toque e se o cheiro se assemelha ao cheiro do mar. Se o peixe tiver pele, você pode verificar se ela está bem presa à carne; quando o peixe está fora da água há muito tempo, a pele começa a descamar.

Tipos de peixe e técnicas de culinária

Peixe congelado

Existem muitos tipos de peixe no mercado. Para preparar um peixe assado com sucesso, é necessário conhecer as características das espécies que foram escolhidas; é importante conservar todos os nutrientes.

Os chamados peixes brancos são aqueles cuja carne é precisamente dessa cor; eles são magros porque seu teor de gordura é muito baixo. E é justamente por isso que, ao prepará-los, é preciso ter muito cuidado para não deixá-los ressecados. Entre os mais conhecidos estão a pescada, linguado, garoupa e bacalhau fresco.

Uma boa maneira de preparar o peixe é usando papillote. Este método de cozimento consiste em embrulhar as peças em papel alumínio e cozinhá-las no forno em temperatura média. Eles também ficam ótimos com qualquer tipo de molho; um exemplo disto é a merluza em molho verde, amplamente utilizada na cozinha tradicional espanhola.

Há também peixes azuis como salmão ou atum. Eles têm um alto teor de gordura; com um simples toque de sal e ervas e o tempo de cozimento certo, você pode obter um peixe assado suculento.

Finalmente, existem peixes semi-gordurosos que são muito versáteis e podem ser preparados quase de qualquer maneira. Entre eles está a corvina, a truta, as anchovas e o robalo.

Receita fácil de peixe assado em seus sucos

Peixe assado em seus sucos

Esta receita pode ser preparada com qualquer tipo de peixe branco ou semi-gordo. Neste caso, a merluza foi escolhida, mas também pode ficar muito gostoso com corvina, garoupa ou qualquer outro peixe.

Ingredientes

  • Limão
  • Tomate (40 g)
  • Cebola picada (40 g).
  • Filés de merluza (200 g).
  • Sal, pimenta e azeite (a gosto).
  • Coentro, mas também pode ser salsa ou uma erva seca, como tomilho ou alecrim (10 g).

Preparação

  1. Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Reserve.
  2. Pique a cebola e o coentro.
  3. Corte os tomates em cubos muito pequenos.
  4. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  5. Corte pedaços de papel alumínio, calculando que os filetes possam ser envolvidos neles.
  6. Com a ajuda de um pincel de cozinha, coloque azeite em cada folha. Coloque uma camada de cebola picada, tomate e coentro. Polvilhe a pimenta.
  7. Coloque um filé de merluza por cima e cubra novamente com outra camada de cebola, coentro e tomate. Tempere com sal e pimenta e adicione um pouco de azeite.
  8. Feche os papéis em embalagens individuais, dobrando bem as bordas para que os sucos não escapem (como se fossem pacotes de presentes).
  9. Coloque os pacotes em uma assadeira e deixe por aproximadamente 10 a 15 minutos no forno.
  10. No final desse período, abra cuidadosamente um pacote e verifique o cozimento.

Este delicioso peixe assado pode ser servido com arroz branco ou batata cozida. É uma receita muito leve e saudável, ideal para o jantar.

Recomendados para você