Benefícios do óleo de peixe para a saúde

Por ser rico em ácidos graxos ômega 3, o óleo de peixe é um ingrediente ideal para cuidar de nossa saúde cardiovascular e combater a inflamação.
Benefícios do óleo de peixe para a saúde

Última atualização: 11 Maio, 2021

O óleo de peixe é um dos mais populares do mundo. Além de ser rico em ácidos graxos ômega 3, oferece uma variedade de benefícios à saúde. Em poucas palavras, o óleo de peixe e o ômega 3 são sinônimos de vitalidade e saúde.

Há cientistas que estudam os ômega 3 para entender como eles afetam a saúde. Aparentemente, as pessoas que comem peixes e outros crustáceos têm menor risco de contrair certas doenças crônicas.

Principais componentes do óleo de peixe

 

Alguns tipos de peixes, principalmente se combinados com azeite, fornecem quantidades consideráveis ​​de ômega 3.

Entre os outros nutrientes mais reconhecidos, destacam-se as vitaminas A, B, C e D. Para obtê-las, basta ingerir o peixe. No entanto, entre os peixes mais nutritivos com relação ao óleo se destacam:

  • Sardinhas enlatadas.
  • Atum.
  • Arenque.
  • Cavalinha.
  • Salmão.
  • Truta.

Quanto aos ômega 3, eles são encontrados naturalmente em alguns alimentos e são adicionados a outros alimentos fortificados. Isso significa que, além de encontrá-los em peixes e crustáceos, você pode obter quantidades adequadas de ômega 3 consumindo uma variedade dos seguintes alimentos:

  • Nozes e sementes, como sementes de linhaça, sementes de chia e nozes pretas.
  • Óleos vegetais, como óleo de linhaça, óleo de soja e óleo de canola.
  • Alimentos fortificados, como certas marcas de ovos, iogurte, sucos, leite, bebidas à base de soja e fórmulas infantis.

Benefícios dos ácidos graxos ômega 3 para a saúde

O ômega 3 é considerado um dos componentes mais saudáveis ​​encontrados em uma variedade de alimentos. Esse é o caso do óleo de peixe, no qual se destaca como o principal componente.

Entre os principais benefícios dos ácidos ômega 3, é possível citar sua contribuição nas seguintes funções:

  • Visão normal
  • Funcionamento normal do cérebro.
  • Funcionamento normal do coração.
  • Manter a pressão arterial normal.
  • Manter os níveis normais de triglicerídeos no sangue.
  • A ingestão materna contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e dos olhos de fetos e bebês lactentes.

Benefícios do óleo de peixe

A seguir, destacamos alguns dos benefícios mais reconhecidos do óleo de peixe, que, como mencionado anteriormente, se devem em grande medida à presença dos ácidos graxos ômega 3.

1. Saúde e desenvolvimento infantil

Durante a gravidez e a amamentação, consumir peixes e outros mariscos semanalmente pode melhorar a saúde do bebê, pois ajudaria a fortalecer o sistema nervoso central.

No entanto, é importante escolher peixes com alto teor de ômega 3 e baixo teor de mercúrio. Entre eles, salmão, arenque, sardinha e truta.

2. Protege o cérebro

O óleo de peixe protege o cérebro, e previne derrames cerebrais ou obstruções arteriais na área.

Também pode diminuir o risco de desenvolver mal de Alzheimer, demência e outras condições relacionadas à função cognitiva. Isso é afirmado por um estudo publicado em Revue Neurologique.

3. Favorece a saúde da pele

Incluir alimentos ricos em óleo de peixe contribui para a saúde da pele, especialmente se for seca. No entanto, o benefício vai muito além, já que seus nutrientes também ajudam a tratar problemas como a coceira, a psoríase e a acne. 

Por outro lado, o óleo de peixe também oferece benefícios de maneira tópica. Foi comprovado que aplicar duas gotas fazendo leves massagens circulares reduz a inflamação.

Os suplementos de ômega 3 são ideais para a obtenção desse nutriente em condições especiais como doenças ou a prática de alguns esportes.

4. Tratamento para as dores da artrite

Um dos principais benefícios do óleo de peixe é o tratamento da artrite reumatoide. Isso se deve ao seu notável componente, o ácido graxo ômega 3.

Este favorece os processos de desinflamação no organismo. Desse modo, e progressivamente, o óleo de peixe ajuda a reduzir a rigidez nas articulações, principalmente durante as primeiras horas da manhã, e a aliviar a dor. Isso é evidenciado por um estudo publicado em Autoimmunity Reviews.

5. Fortalece o sistema cardiovascular

Muitos estudos mostram que consumir peixes gordurosos e mariscos como parte de uma dieta saudável ajuda a manter o coração em bom estado e protege contra muitos problemas cardíacos.

Um desses benefícios é resultado da redução da pressão arterial e da eliminação de placas nas artérias que obstruem a irrigação sanguínea.

Suplementos dietéticos que fornecem ômega 3

Se você não gosta de comer peixe, existem suplementos dietéticos que fornecem ômega 3. Por exemplo, você pode comprar óleo de peixe, óleo de krill, óleo de fígado de bacalhau e óleo de algas marinhas. Dessa forma, obterá a dose e a forma de ômega 3 que o corpo necessita.

No entanto, é sempre aconselhável ingerir peixe através da dieta. Esses alimentos contêm outros nutrientes além dos ácidos graxos. Um exemplo são os minerais, entre os quais se destaca o iodo. Incluir variedade na dieta reduz significativamente o risco de deficiências e, portanto, de desenvolver doenças.



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