Prepare sal cítrico em casa como um profissional
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
Preparar sal cítrico é fácil, se você seguir os passos que mostraremos abaixo. É um condimento com o qual poderá saborear muitos pratos diferentes, alcançando características excecionais a nível organoléptico. Além disso, é um produto de qualidade. Fornece minerais essenciais cuja ingestão diária é necessária para manter uma boa saúde.
Antes de começar, devemos enfatizar que o sal refinado é um produto cuja presença na dieta deve ser reduzida. Em vez disso, é necessário introduzir diferentes tipos de sais com baixo nível de refinamento e alta pureza. Estes irão concentrar elementos como sódio ou iodo em seu interior, ambos necessários para garantir a eficiência da fisiologia humana.
Receita de sal cítrico
Ingredientes
Se você deseja preparar um excelente sal cítrico, precisará dos seguintes ingredientes:
- 2 cascas de laranja, limão, tangerina ou lima
- 120 gramas de sal grosso com baixo nível de refinamento
Passo a passo
- Primeiro, colete a casca cítrica. Você pode usar apenas um tipo dessas frutas ou misturar várias para obter um resultado com nuances mais diferentes do ponto de vista organoléptico. É importante que essa casca esteja seca, crocante e não solte nenhuma gota de suco ou líquido.
- Quando a casca estiver seca, use a quantidade recomendada. Claro, este ingrediente terá que ser lavado antes de secar. Da mesma forma, não deve conter a parte branca, pois, caso contrário, um sabor amargo pode ser experimentado. Para o processo de secagem, basta pendurar as peles em local fresco e ventilado com exposição à luz solar. Existe até a opção de usar uma máquina de desidratação.
- Quando esses ingredientes estiverem prontos, coloque-os em um processador de alimentos ou no copo de um liquidificador ou almofariz para triturá-los bem. O resultado deve ser semelhante a um pó. Alguns pedacinhos podem ser deixados, embora isso dependa dos gostos individuais.
- Para finalizar, resta apenas misturar bem com o sal, na proporção desejada.
- Você tem que mexer bem os dois ingredientes para que eles se integrem corretamente.
- A partir daqui, você pode usar o sal cítrico para temperar as preparações. Ao armazená-lo, é recomendável mantê-lo em um recipiente bem fechado e longe da luz ou umidade.
Benefícios do sal cítrico
A inclusão do sal cítrico no contexto de uma alimentação variada e equilibrada pode gerar diversos benefícios à saúde. Claro, será fundamental que não haja deficiências de nutrientes essenciais. Caso contrário, o corpo poderia experimentar certas ineficiências ao longo dos anos em nível fisiológico, o que levaria ao desenvolvimento de patologias crônicas e complexas.
É necessário destacar o teor antioxidante do sal cítrico. Esses compostos são encontrados na casca das frutas e conseguem neutralizar a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. Este mecanismo, foi demostrado, que ajuda a reduzir a incidência de muitas doenças.
Da mesma forma, a casca das frutas cítricas é fonte de vitamina C, nutriente que desempenha funções muito diversas dentro do corpo humano. Por exemplo, pode ajudar a aumentar a função imunológica. Manter os níveis de vitamina C dentro dos limites ideais reduzirá a frequência de processos infecciosos, conforme confirmado por um estudo publicado na Nutrients.
Prepare sal cítrico em casa
Se seguir os passos que lhe demos, poderá preparar em casa um delicioso sal cítrico para temperar muitos pratos diferentes. É um tempero que se conserva bem ao longo do tempo e que confere características organolépticas, além de um bom punhado de substâncias com potencial antioxidante. Assim, um certo benefício para a saúde poderia ser gerado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Jenkins, D., Kitts, D., Giovannucci, E. L., Sahye-Pudaruth, S., Paquette, M., Blanco Mejia, S., Patel, D., Kavanagh, M., Tsirakis, T., Kendall, C., Pichika, S. C., & Sievenpiper, J. L. (2020). Selenium, antioxidants, cardiovascular disease, and all-cause mortality: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. The American journal of clinical nutrition, 112(6), 1642–1652. https://doi.org/10.1093/ajcn/nqaa245
- Carr, A. C., & Maggini, S. (2017). Vitamin C and Immune Function. Nutrients, 9(11), 1211. https://doi.org/10.3390/nu9111211
- Grillo, A., Salvi, L., Coruzzi, P., Salvi, P., & Parati, G. (2019). Sodium Intake and Hypertension. Nutrients, 11(9), 1970. https://doi.org/10.3390/nu11091970
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.