Alecrim: descubra seus incríveis benefícios e usos

14 de abril de 2019
O alecrim é uma planta que tem inúmeros benefícios para a saúde. Tome nota à medida que lhe mostramos no artigo a seguir.

Símbolo de franqueza e boa-fé, o alecrim tem desempenhado um papel importante nas culturas mediterrânicas. Desde os tempos antigos era recomendado como estimulante e purificador do sangue. Neste artigo vamos descobrir as incríveis propriedades desta planta.

Vamos falar sobre o alecrim

O alecrim é um arbusto aromático lenhoso pertencente ao gênero Rosmarinus. Cresce em diferentes tipos de solo, particularmente na área do Mediterrâneo. Ele contém ácidos fenólicos, flavonoides, ácidos triterpênicos e álcoois. Por isso, não é apenas útil como elemento culinário, mas também na prática da medicina natural.

Veja também: 5 óleos medicinais que você pode usar contra a congestão nasal

Os incríveis benefícios do alecrim

Os incríveis benefícios do alecrim

O alecrim proporciona importantes benefícios para a nossa saúde.

Tanto as folhas como as flores de alecrim são usadas para a preparação de remédios caseiros. Das folhas você obtém um óleo essencial rico em ingredientes ativos, bem como um álcool muito aromático.

1.-Alivia a dor nas articulações

As propriedades anti-inflamatórias do álcool de alecrim têm se mostrado eficazes na redução da inflamação e dor, em pessoas com artrite reumatoide e osteoartrite. Você só precisa massagear suas articulações com esta preparação, e verá os resultados.

Talvez você esteja interessado: Pomadas anti-inflamatórios de pimenta caiena para aliviar a dor nas articulações

2.-Prevenção e cuidados de problemas respiratórios

Alecrim para a prevenção e cuidados de problemas respiratórios

Suas propriedades respiratórias o tornam muito benéfico contra a tosse.

As folhas de alecrim são muito úteis para tratar problemas respiratórios. Os álcoois e ácidos contidos na planta têm ação broncodilatadora, o que favorece o controle da tosse associada a resfriados comuns e doenças ainda mais graves, como a pneumonia. Diz-se que a fumaça proveniente da queima de folhas de alecrim alivia a asma.

Além disso, o ácido rosmarínico, um dos componentes do alecrim, ajuda a reduzir os sintomas de alergias. O chá desta planta é um expectorante eficaz, que, por sua vez, alivia problemas de digestão.

“Curar é uma questão de tempo, mas às vezes é também uma questão de oportunidade”

-Hipócrates-

3.-Combate as doenças degenerativas

Os ácidos cafeico, carnósico e rosmarínico são poderosos antioxidantes. O consumo de alecrim pode nos proteger dos danos celulares associados a doenças degenerativas, como o câncer e a doença de Alzheimer. De fato, um relatório publicado no Journal of Food Science indicou que a adição de extrato de alecrim à carne moída reduz a formação de substâncias cancerígenas durante o cozimento.

Sendo assim, inclua alecrim fresco na carne moída ou em saladas, e aproveite suas propriedades antioxidantes todos os dias!

4.-Melhora a saúde da pele e do cabelo

Planta de alecrim

Os processos oxidativos são uma das principais causas do envelhecimento prematuro da pele, causando o aparecimento de rugas, manchas e descoloração. Por esse motivo, os alimentos ricos em antioxidantes melhoram nossa pele, cabelos e unhas.

Você deve saber que o óleo essencial de alecrim tem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Entre suas muitas aplicações estão: cicatrização de feridas, embelezamento do cabelo, e redução da acne.

Uma infusão de folhas de alecrim e urtiga é uma excelente enxágue de ervas para o cabelo, pois elimina a caspa e acelera o crescimento. Você só precisa aplicá-lo depois de cada lavagem!

Talvez você esteja interessado em ler: A acne deixou marcas no seu rosto? Reduza-as com estas 5 máscaras naturais

Sendo assim, o que você espera para explorar os muitos usos do alecrim? Temos certeza de que a sua saúde lhe agradecerá.