Como preparar um creme de limpeza de pepino

· 2 de janeiro de 2016
Graças aos seus ingredientes o tônico de pepino é benéfico para todo tipo de peles já que, além de ser hidratante, regula a produção de oleosidade.

Os produtos naturais estão ganhando um lugar muito importante na rotina da beleza de mulheres em todo mundo. Aqui, queremos compartilhar uma receita para elaborar um creme de limpeza aproveitando todas as propriedades proporcionadas por um ingrediente tão comum como o pepino.

Embora atualmente o mercado ofereça centenas de aliados estéticos para nos exibirmos radiantes, há quem prefira as alternativas caseiras porque são mais ecológicas e menos agressivas com a pele.

Os cremes de limpeza fazem parte desse amplo catálogo de artigos que quase todas utilizam em suas rotinas diárias para remover as impurezas do rosto e nutri-lo em profundidade.

Quais são os benefícios desse creme de limpeza de pepino?

O pepino é uma das hortaliças mais famosas no mundo por seus múltiplos usos na gastronomia. É composto por mais de 95% de água e, além disso, concentra importantes compostos antioxidantes que contribuem para melhorar a saúde.

Mas, além de ser bom para incluir em todo tipo de dieta, o pepino é uma verdura que pode produzir muitos benefícios à pele devido ao seu elevado conteúdo de vitamina E e óleos naturais, que contribuem a regenerá-la e hidratá-la.

Na beleza, ele é usado desde a antiguidade para revitalizar a pele apagada e para prevenir os sinais do envelhecimento precoce, principalmente no contorno dos olhos.

O pepino possui ótimas propriedades para a pele, sendo um ingrediente perfeito para um creme caseiro.

Pepino

Devido à essas qualidades, é escolhido como limpador natural para cuidar do rosto e manter sua aparência fresca diariamente.

O melhor é que o pepino também conta com vitaminas A e C, cujos efeitos antioxidantes diminuem o impacto dos radicais livres para favorecer a produção de colágeno e elastina.

Este mesmo benefício o torna um grande remédio para combater as queimaduras do sol. Refresca a pele e, além disso, estimula sua restauração para um alívio rápido.

Por outro lado, o pepino é um excelente aliado para dissimular as olheiras e as bolsas. Isso pois conta com uma suave ação anti-inflamatória que pode estimular a circulação dessa zona para melhorar sua aparência.

Leia também: Pepino: benefícios para a saúde

Receita de creme de limpeza de pepino

Como preparar um creme de limpeza de pepino

Este creme simples de pepino é perfeito para substituir os cremes de limpeza comerciais. Oferece efeitos similares por um preço mais econômico.

Com essa escolha, estaremos seguras de que os ingredientes a serem aplicados sobre o rosto são saudáveis e podem contribuir com muitos nutrientes para a pele.

Devido aos seus componentes, o creme de pepino pode ser aplicado em todos os tipos de peles. Embora seja bem hidratante, ele também ajuda a regular a produção de oleosidade.

Ingredientes

  • 1 pepino maduro
  • ½ xícara de leite desnatado (125 ml)
  • ½ xícara  de água de rosas (125 ml)
  • 1 pedaço de algodão

Preparação

  • Primeiramente, corte o pepino em várias partes e então misture-o com o leite desnatado e a água de rosas.
  • Ponha a mistura na geladeira durante duas horas antes de começar a utilizá-la.

Modo de aplicação

Creme de limpeza de pepino

  • Molhe um pedaço de algodão na mistura e passe-o por todas as áreas do rosto que se deseja limpar.
  • Suas propriedades podem ajudar a controlar o excesso de oleosidade. Assim, é apropriado focar a aplicação na zona T, pois costuma ser a parte onde mais se nota esse problema.
  • Quando o creme se secar sobre o rosto, retire-o com água morna.
  • Repita a aplicação todos os dias ou quando necessário.

Visite este artigo: As 12 melhores máscaras faciais caseiras

Recomendações

O produto restante depois da primeira aplicação, pode ser guardado em um recipiente de vidro. Assim, é possível mantê-lo sem problemas por até 5 dias dentro da geladeira.

Não é bom fazer mais quantidade da indicada. Isso pois, passado esse tempo, começa a se decompor e não tem tantos benefícios como em seu estado fresco.

Embora sua função principal seja remover as impurezas da pele, o creme de pepino também pode ser aplicado todos os dias como tratamento para a prevenção das rugas, olheiras e bolsas.

Como você pode notar, trata-se de um produto muito fácil de elaborar com muitos benefícios para a rotina estética diária.

Embora muitos de seus efeitos não sejam visíveis desde a primeira aplicação, vale a pena começar a utilizá-lo para usufruir todos os seus benefícios a médio e longo prazo.

  • Ganadería., D. G. de I. y E. A. M. de A. y. (1991). Pepino. Libro Aspectos Técnicos Sobre Cuarenta y Cinco Cultivos Agrícolas.