Por que a ressaca é o terror das dietas

30 de julho de 2019
Além da grande ingestão de álcool - e da grande quantidade de calorias - a falta de energia e a desidratação impedirão a realização de exercício, a ressaca causa um desempenho bem abaixo de nossas capacidades.  

Existem razões pelas quais vale a pena evitar uma ressaca quando você está tentando perder quilos extras. A primeira coisa que você deve saber é que a ressaca é um desconforto que deriva da ingestão excessiva de álcool.

Entre os efeitos mais comuns estão a falta de energia, dores de cabeça severas, dores de estômago, náusea, sede, falta de concentração, comprometimento cognitivo e alterações de humor.

Você terá ingerido grandes quantidades de calorias vazias

Para perder peso você deve cuidar da sua ingestão de calorias, tanto quanto possível. É aconselhável reduzir a quantidade de calorias que consome para que seu corpo elimine as reservas de gordura. No entanto, ao beber álcool, você estará dando ao seu corpo 7 calorias por grama de álcool.

O pior de tudo é que são calorias vazias. Isso significa que não conterão nenhum tipo de nutriente, portanto, sua única função será acumular gordura e interferir na perda de gordura.

Leia também: O que acontece com seu corpo quando você deixa de ingerir açúcar e álcool durante um mês

Você não conseguirá fazer exercício

Para maximizar e manter os resultados da dieta é necessário realizar algum tipo de atividade física no dia a dia. O exercício, além de nos fazer queimar calorias, fará seu metabolismo funcionar corretamente.

Outro grande benefício do exercício é que permite que você seja mais ativo durante o dia. No entanto, a ressaca diminuirá seu desempenho e força. Você notará que seus movimentos estarão alterados, e sentirá uma desidratação severa.

Se você insistir em se exercitar com ressaca, seu corpo não terá a mesma capacidade de resposta e aumentará a desidratação. Ambos os fatores podem causar o colapso do corpo, pelo que você poderia desmaiar.

A melhor coisa é esperar que os efeitos passem, um ou dois dias, para continuar com sua rotina esportiva.

Seus níveis de energia serão muito baixos

Um bom descanso ajuda a combater a ressaca

Como dissemos, um dos sintomas de uma ressaca é a diminuição da energia. Isso pode afetar sua dieta de maneiras diferentes. Primeiro, você não terá energia para sair da cama e cozinhar algo saudável; você vai comer o que encontrar, mesmo que não seja saudável. Não vai querer se exercitar, e estará sabotando os resultados de sua dieta.

É um fato que uma dieta é complicada porque podemos cair em tentação com muita facilidade. Terminar uma dieta com sucesso requer muita disciplina e dedicação. Portanto, você deve ter energia suficiente para seguir cada passo da carta e fazer as atividades que ajudem nesse propósito, como o exercício.

A ressaca causa desidratação

Faça exercícios para perder peso

A ressaca causa desidratação grave. Isso ocorre porque o excesso de álcool interfere nas funções normais do rim. Em condições normais, o rim funciona através do hormônio arginina vasopressina. Isso mantém o equilíbrio dos fluidos corporais, reabsorvendo a água da urina.

No entanto, quando você ingere grandes quantidades de álcool, o hormônio vasopressina não pode agir adequadamente. Por causa disso, os rins removem mais líquidos do que o necessário. Em média, com um copo de álcool, você elimina até três vezes mais líquidos.

Juntamente com o exposto acima, a ressaca provoca outros tipos de desconforto, como náuseas e vômitos que aumentam a desidratação. O resultado é que seu corpo procurará desesperadamente substituir os fluidos perdidos, retirando até mesmo a água dos órgãos ou tecidos.

Portanto, seu corpo entrará em um estado de estresse que arruinará os resultados de sua dieta. Para reabastecer-se você deve tomar eletrólitos e algumas sopas ou caldos. Certifique-se de que cada refeição tenha pelo menos uma sopa ou caldo com vegetais, que forneçam nutrientes.

Não deixe de ler o artigo: 6 dicas para reduzir os níveis de triglicerídeos no café da manhã

Evite a ressaca e aprenda a se divertir sem álcool

Em resumo, as bebidas alcoólicas e a consequente ressaca afetam seu corpo e desempenho de várias maneiras. Se você decidiu seguir uma dieta, comece a criar hábitos saudáveis.

Não é necessário evitar sair, mas mantenha o controle das quantidades de álcool que você consome. Um bom truque é beber alguns copos de água antes de beber álcool.

 

  • Calleja, S., & Mateos, V. (2003). La resaca: algo más que un dolor de cabeza. (viejo). Revisión KRANION.
  • Carpenter, C. (2014). Alcohol. In Encyclopedia of Health Economics. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375678-7.00312-6
  • Torres Torres, L. F., Jurado Gámez, M. J., & Garrido Arroyo, A. (2004). Anatomía y fisiología renal. Puesta Al Día En Nefrología.
  • Marín, R. (2004). Riñón y enfermedad cardiovascular. Nefrologia. https://doi.org/10.1016/S0016-7037(97)81133-7