Por que a ressaca é o terror das dietas

Além da grande ingestão de álcool - e da grande quantidade de calorias - a falta de energia e a desidratação impedirão a realização de exercício, a ressaca causa um desempenho bem abaixo de nossas capacidades.  
Por que a ressaca é o terror das dietas

Última atualização: 30 Julho, 2019

Existem razões pelas quais vale a pena evitar uma ressaca quando você está tentando perder quilos extras. A primeira coisa que você deve saber é que a ressaca é um desconforto que deriva da ingestão excessiva de álcool.

Entre os efeitos mais comuns estão a falta de energia, dores de cabeça severas, dores de estômago, náusea, sede, falta de concentração, comprometimento cognitivo e alterações de humor.

Você terá ingerido grandes quantidades de calorias vazias

Para perder peso você deve cuidar da sua ingestão de calorias, tanto quanto possível. É aconselhável reduzir a quantidade de calorias que consome para que seu corpo elimine as reservas de gordura. No entanto, ao beber álcool, você estará dando ao seu corpo 7 calorias por grama de álcool.

O pior de tudo é que são calorias vazias. Isso significa que não conterão nenhum tipo de nutriente, portanto, sua única função será acumular gordura e interferir na perda de gordura.

Você não conseguirá fazer exercício

Para maximizar e manter os resultados da dieta é necessário realizar algum tipo de atividade física no dia a dia. O exercício, além de nos fazer queimar calorias, fará seu metabolismo funcionar corretamente.

Outro grande benefício do exercício é que permite que você seja mais ativo durante o dia. No entanto, a ressaca diminuirá seu desempenho e força. Você notará que seus movimentos estarão alterados, e sentirá uma desidratação severa.

Se você insistir em se exercitar com ressaca, seu corpo não terá a mesma capacidade de resposta e aumentará a desidratação. Ambos os fatores podem causar o colapso do corpo, pelo que você poderia desmaiar.

A melhor coisa é esperar que os efeitos passem, um ou dois dias, para continuar com sua rotina esportiva.

Seus níveis de energia serão muito baixos

Um bom descanso ajuda a combater a ressaca

Como dissemos, um dos sintomas de uma ressaca é a diminuição da energia. Isso pode afetar sua dieta de maneiras diferentes. Primeiro, você não terá energia para sair da cama e cozinhar algo saudável; você vai comer o que encontrar, mesmo que não seja saudável. Não vai querer se exercitar, e estará sabotando os resultados de sua dieta.

É um fato que uma dieta é complicada porque podemos cair em tentação com muita facilidade. Terminar uma dieta com sucesso requer muita disciplina e dedicação. Portanto, você deve ter energia suficiente para seguir cada passo da carta e fazer as atividades que ajudem nesse propósito, como o exercício.

A ressaca causa desidratação

Faça exercícios para perder peso

A ressaca causa desidratação grave. Isso ocorre porque o excesso de álcool interfere nas funções normais do rim. Em condições normais, o rim funciona através do hormônio arginina vasopressina. Isso mantém o equilíbrio dos fluidos corporais, reabsorvendo a água da urina.

No entanto, quando você ingere grandes quantidades de álcool, o hormônio vasopressina não pode agir adequadamente. Por causa disso, os rins removem mais líquidos do que o necessário. Em média, com um copo de álcool, você elimina até três vezes mais líquidos.

Juntamente com o exposto acima, a ressaca provoca outros tipos de desconforto, como náuseas e vômitos que aumentam a desidratação. O resultado é que seu corpo procurará desesperadamente substituir os fluidos perdidos, retirando até mesmo a água dos órgãos ou tecidos.

Portanto, seu corpo entrará em um estado de estresse que arruinará os resultados de sua dieta. Para reabastecer-se você deve tomar eletrólitos e algumas sopas ou caldos. Certifique-se de que cada refeição tenha pelo menos uma sopa ou caldo com vegetais, que forneçam nutrientes.

Evite a ressaca e aprenda a se divertir sem álcool

Em resumo, as bebidas alcoólicas e a consequente ressaca afetam seu corpo e desempenho de várias maneiras. Se você decidiu seguir uma dieta, comece a criar hábitos saudáveis.

Não é necessário evitar sair, mas mantenha o controle das quantidades de álcool que você consome. Um bom truque é beber alguns copos de água antes de beber álcool.

Pode interessar a você...
10 efeitos imediatos do álcool em seu organismo
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 efeitos imediatos do álcool em seu organismo

As bebidas alcoólicas fazem parte, inevitavelmente, de uma ampla variedade de momentos sociais. Conheça os efeitos imediatos do álcool no organismo.

 



  • Chao AM, Wadden TA, Tronieri JS, Berkowitz RI. Alcohol Intake and Weight Loss During Intensive Lifestyle Intervention for Adults with Overweight or Obesity and Diabetes. Obesity (Silver Spring). 2019 Jan;27(1):30-40. doi: 10.1002/oby.22316. Epub 2018 Nov 13. Erratum in: Obesity (Silver Spring). 2019 Apr;27(4):678. PMID: 30421851; PMCID: PMC6309276.
  • Wewege M, van den Berg R, Ward RE, Keech A. The effects of high-intensity interval training vs. moderate-intensity continuous training on body composition in overweight and obese adults: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2017 Jun;18(6):635-646. doi: 10.1111/obr.12532. Epub 2017 Apr 11. PMID: 28401638.
  • Eriksson CJP, Metsälä M, Möykkynen T, Mäkisalo H, Kärkkäinen O, Palmén M, Salminen JE, Kauhanen J. L-Cysteine Containing Vitamin Supplement Which Prevents or Alleviates Alcohol-related Hangover Symptoms: Nausea, Headache, Stress and Anxiety. Alcohol Alcohol. 2020 Oct 20;55(6):660-666. doi: 10.1093/alcalc/agaa082. Erratum in: Alcohol Alcohol. 2020 Oct 20;55(6):705. PMID: 32808029.