Pode a prisão de ventre favorecer o aumento de peso?

Evitar a prisão de ventre é fundamental para cuidar da nossa saúde em geral. Perceba com aqueles quilos a mais poderão desaparecer no momento em que regularmos o intestino.
Pode a prisão de ventre favorecer o aumento de peso?

Última atualização: 31 Agosto, 2020

Com certeza você já se olhou no espelho e percebeu que sua barriga estava mais inchada do que o normal. São aqueles dias nos quais a prisão de ventre “ataca" e o inchaço aparece. Você então se pesa e percebe que ganhou alguns quilos. Mas, como isso pode acontecer?

Pode a prisão de ventre favorecer o ganho de peso? Hoje falaremos sobre esse assunto. Certamente você irá tirará muitas de suas dúvidas. Fique ligado!

Pode a prisão de ventre favorecer o ganho de peso?

prisão de ventre favorece o ganho de peso?

A resposta é não. Porém, analisaremos com detalhes cada aspecto, para que você entenda melhor. Começamos com um exemplo:

 

Por que isso acontece?

Esse ganho de peso não se deve à gordura acumulada, mas sim a elementos acumulados nos intestinos que deveriam ter sido expulsos na forma de fezes. São dejetos de alimentos que podem inflamar. São toxinas que, por outro lado, também favorecem a retenção de líquidos.

O ganho de peso proveniente da prisão de ventre é uma sensação, não é real. Pois, uma vez que o trânsito intestinal é regularizado, esses quilos a mais desaparecem.

De fato, você poderá ver sua barriga mais saliente, no entanto, não é gordura nem músculo, mas sim um inchaço provocado pela retenção de fezes. A prisão de ventre não favorece o ganho de peso, como se imaginava. Por isso, não é necessário comprar roupas novas.

Contudo, é preciso entender que tampouco é saudável e que o excesso de fezes acumuladas pode trazer sérios problemas.

O fato de ir ao banheiro com regularidade e manter o intestino limpo são fatores importantes no cuidado do corpo. De fato, permite depurar melhor o organismo, liberando toxinas e elementos nocivos que podem favorecer, como exemplo, a retenção de líquidos.

Dessa forma, quando você seguir uma dieta para emagrecer, é importante incluir fibras, frutas e verduras que, além de facilitar a perda de peso, também podem evitar a prisão de ventre. Fazer o intestino funcionar regularmente é tão importante quanto cuidar do peso.

Outras curiosidades

Caso você sofra com prisão de ventre aguda, pode sofrer um ganho de 2 a 3 quilos de peso. Mas lembre-se: esse ganho não é real. Quando você regular o problema, esse excesso desaparecerá.

Os especialistas indicam que a prova direta do fato de não estar engordando é o índice de massa corporal. Atente-se ao volume da cintura, dos braços, etc.

Em alguns casos, a constipação pode ser causada por uma má alimentação, com excesso de açúcar, pouca água e fibras. Como consequência, o organismo reage produzindo líquidos para eliminar os extras. Por essa razão, o estufamento acontece.

Lembre-se! Não é gordura real! Mas sim processos que duram apenas alguns dias, caso se tenha uma boa alimentação e se beba bastante líquidos.

Como evitar a prisão de ventre

Suco para ajudar a reduzir a prisão de ventre

É importante lembrar que, em primeiro lugar, são as mulheres que mais sofrem com a prisão de ventre e a retenção de líquidos. Porém, seguindo alguns conselhos adequados, é provável que você consiga se livrar do problema.

É necessário mudar de hábitos, conscientizar-se de que é necessário estar mais atenta. Pense que, em algumas ocasiões, o estresse ou as obrigações diárias fazem com que você vá ao banheiro com pressa e que “quando você tem vontade", prefere esperar para ir em outro momento. Se fizer isso com frequência, seu corpo vai acabar ganhando resistência. Tome nota do que você deve fazer:

1. A importância do café da manhã

O café da manhã é a chave para combater a prisão de ventre. É mais uma fórmula importante que você deveria levar em consideração.

Inclua um pedaço de fruta, algo com aveia e uma bebida quente. Que tal preparar uma taça com aveia e uns pedaços de kiwi e uvas?

Além disso, uma infusão de urtiga morna adoçada com mel, por exemplo, pode ser uma boa ideia.

2. Suco de babosa com laranja

Aloe vera pode ajudar com a prisão de ventre

Combinar  babosa com uma laranja é um magnífico remédio para combater a prisão de ventre. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 30 gramas de babosa (o gel translúcido do interior da planta).
  • 150 ml de água morna.
  • Uma laranja.

Modo de Preparo

  • Aqueça a água em uma chaleira e, quando estiver fervendo, acrescente a babosa.
  • Deixe que dissolva.
  • Enquanto isso, obtenha o suco de uma laranja.
  • Por último, basta misturar a infusão de babosa com o suco da laranja e beber sempre em jejum. Delicioso!

3. Exercício físico moderado

É muito saudável andar meia hora por dia ou nadar. É importante se mexer para conseguir que o intestino também se movimente e que favoreça, adequadamente, a expulsão das fezes.

E lembre-se, você não estará apenas combatendo a prisão de ventre, mas também contribuindo com sua saúde.

4. Jante cedo e algo leve

É importante não sobrecarregar o estômago com excesso de comida à noite. A digestão pesada durante as últimas horas do dia faz com que o intestino fique lento e que armazene resíduos muito difíceis de serem eliminados pela manhã. O ideal são jantares leves duas horas antes de dormir.

5. Fibras, verduras e líquidos

É a fórmula de sempre. Uma dieta rica em verduras frescas (se forem cruas, melhor), em fibras e com abundantes líquidos ajudará você a regular o trânsito intestinal. Prove também os ricos sucos e vitaminas com beterraba e cenoura. São deliciosos e efetivos!

Pode interessar a você...
Fatores que causam prisão de ventre
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Fatores que causam prisão de ventre

Analisando alguns dos fatores que causam prisão de ventre apresentados neste artigo, você poderá detectar a causa da sua constipação.