Plantas aromáticas para um jardim pequeno

31 de maio de 2019
Um jardim deve ser ser agradável, tanto para os olhos, quanto para o nosso nariz. Há algumas plantas aromáticas ideais para fazer de seu jardim um lugar aconchegante. Confira!

Nada melhor do que sair para o seu jardim e apreciar o perfume das plantas ao seu redor. Com efeito, um jardim não é apenas agradável aos olhos, também deve ser para outro dos sentidos: o olfato. Por essa razão, neste artigo, apresentamos 5 plantas aromáticas para um jardim encantador.

Tome nota!

5 plantas aromáticas para o seu jardim

Ao projetar seu jardim não importa quão pequeno seja, é importante que você tenha alguns aspectos em mente. Não se trata somente de que as cores sejam bonitas e agradáveis. Pelo contrário, projetar um jardim será uma tarefa mais complicada se você quiser obter um resultado impressionante.

De fato, você deve levar em conta o tipo de clima e o tipo de terra. Estes aspectos serão decisivos na escolha de plantas para o seu jardim. Uma decoração consistente também é indispensável para o resultado perfeito.

No entanto, não devemos esquecer a fragrância de suas flores. Um jardim não é apenas uma delícia visual, é também do ponto de vista olfativo. Portanto, tome nota das cinco plantas aromáticas que propomos e desfrute de um impacto em todos os sentidos, quando você sai para o seu jardim.

Lilás ou lilo

Hortênsia

A Syringa vulgaris, comumente conhecida como lilás ou lilo, não apenas dará ao seu jardim uma cor espetacular, mas também oferecerá seu perfume, inundando o lugar com muitas sensações.

Além disso, é uma planta de cheiro muito fácil de encontrar. Você pode adquiri-la em qualquer viveiro ou centro de jardinagem. Suas sementes são vendidas em alguns supermercados. Além disso, floresce na primavera, quando suas flores características emergem, e exalam seu aroma fresco e limpo.

Por outro lado, o lilás é muito fácil de tratar. Na verdade, ele se desenvolve em praticamente qualquer tipo de clima e solo. No entanto, é melhor optar por solos profundos e úmidos, porque suas raízes preferem a umidade.

Finalmente, aconselhamos você a plantá-lo na primavera. No entanto, leva muito tempo para enraizar, então tenha paciência.

A rosa

A rainha de todos os jardins, a rosa, também é uma planta cheirosa, com uma fragrância característica. A família das rosáceas abrange cerca de cem espécies de rosa, mas todas elas são plantas aromáticas que irão deleitar os sentidos. Além disso, floresce durante todo o ano.

Se você for plantar uma roseira, lembre-se sempre de deixar espaço suficiente entre as plantas. Desta forma, você evitará que quando crescerem algumas folhas permaneçam sem receber a luz do sol, e sejam arejadas. Além disso, é importante podá-la bem e, acima de tudo, certificar-se de que não lhes falte a irrigação.

Recomendamos que você leia também:  Um japonês plantou milhares de flores para que sua esposa cega sentisse seu aroma

Lavanda

Plantas aromáticas para um jardim pequeno: lavanda

A lavanda vai oferecer ao seu jardim outra fragrância característica, que é fresca e suave. Além disso, suas flores azuladas oferecem um mosaico vívido e colorido para o seu pequeno jardim. Por outro lado, floresce de abril a julho, e também produz um óleo aromático, que você pode aproveitar para preparar seus próprios perfumes e cosméticos.

Para que seu perfume se espalhe pelo seu jardim, recomendamos plantá-las onde lhes dê sol, protegidas do frio. Além disso, elas não exigem muito cuidado. Na verdade, é suficiente regá-las bem em tempos de calor, e protegê-las do frio intenso.

O jacinto

O jacinto, Hyacinthus orientalis, é outra planta de perfume popular. Além disso, há jacintos de várias cores para que você possa brincar com as diferentes variedades, e dar ao seu jardim uma cor intensa. É uma planta perene e bulbosa que produz um típico cheio de flores de cores vivas.

Em relação aos seus cuidados, é importante garantir que nunca lhes deixe sem irrigação. Na verdade, é melhor colocar um prato debaixo do vaso, para garantir a umidade do solo.

Recomendamos que você leia: 10 plantas que você pode facilmente cultivar em seu jardim

Madressilva

Finalmente, apresentamos-lhe um arbusto trepador, a madressilva. No entanto, não se preocupe com problemas de espaço, ela não tende a crescer muito. É caracterizada pelo aroma doce de suas flores, que florescem no outono. Além disso, elas apresentam um formato de sino realmente original.

Por outro lado, é uma planta olfativa muito fácil de cuidar. Na verdade, você só precisa protegê-la do sol direto, embora precise sempre de muita luz. Em relação à irrigação, deve ser feita à cada 3 ou 4 dias. Finalmente, você deve saber que ela suporta muito bem o frio.